A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luiz André Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29831
Resumo: A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas.
id UFRGS-2_ce24c1a044caa24f7aa34cd27b0a6cf8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29831
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Luiz André PereiraBandeira, Denise LindstromTello Gamarra, Jorge Estuardo2011-06-28T06:00:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/29831000772944A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas.application/pdfporSistema de informaçãoGestão empresarialAutomação bancáriaA qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772944.pdf.txt000772944.pdf.txtExtracted Texttext/plain111829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/2/000772944.pdf.txt975e938bf9ebf255f2117d43d509479aMD52ORIGINAL000772944.pdf000772944.pdfTexto completoapplication/pdf615073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/1/000772944.pdfdb467090ef01e00043c146dd4000e975MD51THUMBNAIL000772944.pdf.jpg000772944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/3/000772944.pdf.jpga0d9ffed44b88f1ee5a04b32080dcbb4MD5310183/298312018-10-09 09:23:51.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29831Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:23:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
title A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
spellingShingle A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
Soares, Luiz André Pereira
Sistema de informação
Gestão empresarial
Automação bancária
title_short A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
title_full A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
title_fullStr A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
title_full_unstemmed A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
title_sort A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
author Soares, Luiz André Pereira
author_facet Soares, Luiz André Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luiz André Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Lindstrom
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tello Gamarra, Jorge Estuardo
contributor_str_mv Bandeira, Denise Lindstrom
Tello Gamarra, Jorge Estuardo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de informação
Gestão empresarial
Automação bancária
topic Sistema de informação
Gestão empresarial
Automação bancária
description A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29831
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772944
url http://hdl.handle.net/10183/29831
identifier_str_mv 000772944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/2/000772944.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/1/000772944.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/3/000772944.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 975e938bf9ebf255f2117d43d509479a
db467090ef01e00043c146dd4000e975
a0d9ffed44b88f1ee5a04b32080dcbb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224411027603456