A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29831 |
Resumo: | A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas. |
id |
UFRGS-2_ce24c1a044caa24f7aa34cd27b0a6cf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29831 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Luiz André PereiraBandeira, Denise LindstromTello Gamarra, Jorge Estuardo2011-06-28T06:00:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/29831000772944A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas.application/pdfporSistema de informaçãoGestão empresarialAutomação bancáriaA qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772944.pdf.txt000772944.pdf.txtExtracted Texttext/plain111829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/2/000772944.pdf.txt975e938bf9ebf255f2117d43d509479aMD52ORIGINAL000772944.pdf000772944.pdfTexto completoapplication/pdf615073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/1/000772944.pdfdb467090ef01e00043c146dd4000e975MD51THUMBNAIL000772944.pdf.jpg000772944.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/3/000772944.pdf.jpga0d9ffed44b88f1ee5a04b32080dcbb4MD5310183/298312018-10-09 09:23:51.432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29831Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:23:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
title |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
spellingShingle |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária Soares, Luiz André Pereira Sistema de informação Gestão empresarial Automação bancária |
title_short |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
title_full |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
title_fullStr |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
title_full_unstemmed |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
title_sort |
A qualidade da informação no sistema de gestão em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária |
author |
Soares, Luiz André Pereira |
author_facet |
Soares, Luiz André Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Luiz André Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bandeira, Denise Lindstrom |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Tello Gamarra, Jorge Estuardo |
contributor_str_mv |
Bandeira, Denise Lindstrom Tello Gamarra, Jorge Estuardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de informação Gestão empresarial Automação bancária |
topic |
Sistema de informação Gestão empresarial Automação bancária |
description |
A incessante busca da vantagem competitiva por parte das organizações as tem levado a realizar grandes investimentos na área de Sistemas de Informações, objetivando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da informação sobre a percepção do usuário do sistema SAP em uma empresa de prestação de serviços de automação bancária. Para tanto foi utilizado o instrumento de pesquisa sugerido por Delone-McLean (1992), sendo capaz de mensurar a qualidade da informação, bem como do próprio Sistema de Informações do ponto de vista do usuário. A pesquisa está classificada como quantitativa descritiva, uma vez que o instrumento de coleta de dados é um questionário e limita-se a descrever a satisfação dos usuários do sistema. Como resultado à presente pesquisa constatou-se um impacto positivo nas áreas estudadas, porém sentiu-se claramente a necessidade do desenvolvimento de um sistema complementar de apoio gerencial para aumentar o poder de tomada de decisão dos níveis operacionais da empresa nas suas respectivas alçadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29831 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772944 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29831 |
identifier_str_mv |
000772944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/2/000772944.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/1/000772944.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29831/3/000772944.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
975e938bf9ebf255f2117d43d509479a db467090ef01e00043c146dd4000e975 a0d9ffed44b88f1ee5a04b32080dcbb4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224411027603456 |