A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giussani, Daniel Mutzemberg
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234844
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo, considerando o conceito de ethos discursivo, compreender qual a imagem que o portal de notícias GZH constrói de si a partir do discurso de jornalismo de engajamento, recurso que o veículo começou a aplicar em 2020. Para conseguir alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos produzidos por GZH e pelo Grupo RBS, empresa à qual pertence o portal, sobre o jornalismo de engajamento praticado pelo veículo. Eles compuseram o corpus empírico do trabalho. A partir da metodologia de Análise de Discurso (AD) foi definida uma Formação Discursiva (FD) sobre o próprio jornalismo de engajamento de GZH, da qual fazem parte os cinco textos analisados. Nessa FD, foi possível identificar sete sentidos sobre a imagem de si que GZH tenta construir. Os sentidos encontrados nas 23 sequências discursivas que compuseram o corpus discursivo foram: colaboração, confiança, proximidade, regionalidade, credibilidade, relevância e pluralidade. Além disso, esses sentidos foram relacionados com as finalidades do jornalismo (REGINATO, 2016). Como suporte à pesquisa, também foram realizadas duas entrevistas em profundidade com profissionais do Grupo RBS que trabalham diretamente com jornalismo de engajamento, a fim de entender como é o processo produtivo e os desejos almejados internamente com o recurso. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que GZH tenta construir uma imagem de si como um veículo colaborativo, confiável e próximo do leitor, mas também fica perceptível que o jornalismo de engajamento é utilizado como estratégia mercadológica de reaproximação com o público e reconstrução de credibilidade e sustentabilidade do negócio em meio à crise do setor.
id UFRGS-2_ce7fa8682c8d3acbbadd2e511e2f0cf6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234844
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giussani, Daniel MutzembergFurtado, Thaís Helena2022-02-08T04:37:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/234844001136560Esta pesquisa tem como objetivo, considerando o conceito de ethos discursivo, compreender qual a imagem que o portal de notícias GZH constrói de si a partir do discurso de jornalismo de engajamento, recurso que o veículo começou a aplicar em 2020. Para conseguir alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos produzidos por GZH e pelo Grupo RBS, empresa à qual pertence o portal, sobre o jornalismo de engajamento praticado pelo veículo. Eles compuseram o corpus empírico do trabalho. A partir da metodologia de Análise de Discurso (AD) foi definida uma Formação Discursiva (FD) sobre o próprio jornalismo de engajamento de GZH, da qual fazem parte os cinco textos analisados. Nessa FD, foi possível identificar sete sentidos sobre a imagem de si que GZH tenta construir. Os sentidos encontrados nas 23 sequências discursivas que compuseram o corpus discursivo foram: colaboração, confiança, proximidade, regionalidade, credibilidade, relevância e pluralidade. Além disso, esses sentidos foram relacionados com as finalidades do jornalismo (REGINATO, 2016). Como suporte à pesquisa, também foram realizadas duas entrevistas em profundidade com profissionais do Grupo RBS que trabalham diretamente com jornalismo de engajamento, a fim de entender como é o processo produtivo e os desejos almejados internamente com o recurso. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que GZH tenta construir uma imagem de si como um veículo colaborativo, confiável e próximo do leitor, mas também fica perceptível que o jornalismo de engajamento é utilizado como estratégia mercadológica de reaproximação com o público e reconstrução de credibilidade e sustentabilidade do negócio em meio à crise do setor.This research aims to understand the image that the news website GZH builds of itself with the discourse of engagement journalism - a gadget that GZH started to apply in 2020 -, considering the concept of discursive ethos. For this purpose, five texts about the engagement journalism practiced by GZH produced by GZH itself and by Grupo RBS - the media company to which the website belongs - were selected. They composed the empirical corpus of this project. Based on the Discourse Analysis (DA) methodology, a Discursive Formation (DF) on GZH engagement journalism was defined, which includes the five analyzed texts. In this DF, it was possible to identify seven meanings about the self-image that GZH tries to build. The meanings found in the 23 discursive sequences (DS) that made up the discursive corpus were: collaborative, proximity, trust, regionality, plurality, credibility, and relevance. Furthermore, these meanings were related to the purposes of journalism (REGINATO, 2016). To support the research, two in-depth interviews were also carried out with Grupo RBS professionals who work directly with engagement journalism, to understand how the production process is and what GZH aims with it. As a result of the research, it is possible to affirm that GZH tries to build an image of itself as collaborative, trustworthy and close to the reader, but it is also noticeable that engagement journalism is used as a marketing strategy to bring the audience closer and rebuild credibility and the finacial sustainability of the business amidst the crisis in the sector.application/pdfporJornalismo onlineAnálise do discursoJornalismo participativoEngagement journalistDiscursive ethosDiscourse analysisPurposes of journalismA construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136560.pdf.txt001136560.pdf.txtExtracted Texttext/plain288804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234844/2/001136560.pdf.txtc50465ca1973693116c2a3d7be1fbb45MD52ORIGINAL001136560.pdfTexto completoapplication/pdf857750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234844/1/001136560.pdfa4e0178686dac9bd98b1bbeb1aedad48MD5110183/2348442022-02-22 04:57:01.157431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:57:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
title A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
spellingShingle A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
Giussani, Daniel Mutzemberg
Jornalismo online
Análise do discurso
Jornalismo participativo
Engagement journalist
Discursive ethos
Discourse analysis
Purposes of journalism
title_short A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
title_full A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
title_fullStr A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
title_full_unstemmed A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
title_sort A construção da imagem de si de GZH a partir do discurso de jornalismo de engajamento
author Giussani, Daniel Mutzemberg
author_facet Giussani, Daniel Mutzemberg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giussani, Daniel Mutzemberg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Furtado, Thaís Helena
contributor_str_mv Furtado, Thaís Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo online
Análise do discurso
Jornalismo participativo
topic Jornalismo online
Análise do discurso
Jornalismo participativo
Engagement journalist
Discursive ethos
Discourse analysis
Purposes of journalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Engagement journalist
Discursive ethos
Discourse analysis
Purposes of journalism
description Esta pesquisa tem como objetivo, considerando o conceito de ethos discursivo, compreender qual a imagem que o portal de notícias GZH constrói de si a partir do discurso de jornalismo de engajamento, recurso que o veículo começou a aplicar em 2020. Para conseguir alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos produzidos por GZH e pelo Grupo RBS, empresa à qual pertence o portal, sobre o jornalismo de engajamento praticado pelo veículo. Eles compuseram o corpus empírico do trabalho. A partir da metodologia de Análise de Discurso (AD) foi definida uma Formação Discursiva (FD) sobre o próprio jornalismo de engajamento de GZH, da qual fazem parte os cinco textos analisados. Nessa FD, foi possível identificar sete sentidos sobre a imagem de si que GZH tenta construir. Os sentidos encontrados nas 23 sequências discursivas que compuseram o corpus discursivo foram: colaboração, confiança, proximidade, regionalidade, credibilidade, relevância e pluralidade. Além disso, esses sentidos foram relacionados com as finalidades do jornalismo (REGINATO, 2016). Como suporte à pesquisa, também foram realizadas duas entrevistas em profundidade com profissionais do Grupo RBS que trabalham diretamente com jornalismo de engajamento, a fim de entender como é o processo produtivo e os desejos almejados internamente com o recurso. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que GZH tenta construir uma imagem de si como um veículo colaborativo, confiável e próximo do leitor, mas também fica perceptível que o jornalismo de engajamento é utilizado como estratégia mercadológica de reaproximação com o público e reconstrução de credibilidade e sustentabilidade do negócio em meio à crise do setor.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136560
url http://hdl.handle.net/10183/234844
identifier_str_mv 001136560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234844/2/001136560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234844/1/001136560.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c50465ca1973693116c2a3d7be1fbb45
a4e0178686dac9bd98b1bbeb1aedad48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447297946812416