Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133988 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo. |
id |
UFRGS-2_cea3b4024545d4a37ff239c00952069e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133988 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cátia Isabel Ferreira daRodrigues, Graciela Fagundes2016-03-19T02:04:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/133988000978012Este estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo.Este estudio tiene como objetivo conocer cómo utilizar la tableta puede ayudar en el proceso de aprendizaje de los niños con agenesia del cuerpo calloso. Entendiendo que este estudio prioriza moción para investigar este agenesia y sus efectos sobre el desarrollo del niño, permite conocer los retos que surgen en virtud del mismo, particularmente con respecto a su aprendizaje escolar regular y cómo las acciones pedagógicas involucrando Tecnología de Información y Comunicación son capaces de aportar. Para desarrollar este trabajo se inició con una literatura describe acerca de agenesia, lo que es y sus efectos sobre el individuo. Es importante mencionar que existen pocos estudios en la educación relativa a estos casos de agenesia, el aprendizaje de estos niños en las escuelas regulares, así como el uso de materiales educativos de tabletas como una ayuda para el aprendizaje, y la mayoría de los artículos están en área de la medicina. Un estudio de caso con las intervenciones educativas que utilizan las aplicaciones a través de una tableta se llevó a cabo. Los resultados de la encuesta indican que el uso de la tableta en las intervenciones pedagógicas con agenesia del cuerpo calloso niño ayuda mucho a desarrollar su atención, la memoria y el aprendizaje. Los resultados en este caso eran bastante reveladora y pueden servir de guía para futuros estudios en este campo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemCriançaAgenesia del cuerpo callosoAprenderTecnología de la informaciónComunicaciónTabletaAuxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo calosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978012.pdf000978012.pdfTexto completoapplication/pdf730008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/1/000978012.pdf7a19e25cf1f9489579bc1f86d7fefd60MD51TEXT000978012.pdf.txt000978012.pdf.txtExtracted Texttext/plain63058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/2/000978012.pdf.txtce43541864ec0a0278e8f366666e8f65MD52THUMBNAIL000978012.pdf.jpg000978012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/3/000978012.pdf.jpgb3571e9d63523c52b6b4a3a3a5a2fd36MD5310183/1339882018-10-29 07:44:41.832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133988Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
title |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
spellingShingle |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso Silva, Cátia Isabel Ferreira da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Criança Agenesia del cuerpo calloso Aprender Tecnología de la información Comunicación Tableta |
title_short |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
title_full |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
title_fullStr |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
title_full_unstemmed |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
title_sort |
Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso |
author |
Silva, Cátia Isabel Ferreira da |
author_facet |
Silva, Cátia Isabel Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cátia Isabel Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Graciela Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Criança |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Criança Agenesia del cuerpo calloso Aprender Tecnología de la información Comunicación Tableta |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Agenesia del cuerpo calloso Aprender Tecnología de la información Comunicación Tableta |
description |
Este estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133988 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000978012 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133988 |
identifier_str_mv |
000978012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/1/000978012.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/2/000978012.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133988/3/000978012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a19e25cf1f9489579bc1f86d7fefd60 ce43541864ec0a0278e8f366666e8f65 b3571e9d63523c52b6b4a3a3a5a2fd36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500779417600 |