Auxílio do tablet na aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Isabel Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133988
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal conhecer de que forma o uso do tablet pode auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com agenesia do corpo caloso. Entendendo que este estudo, prioriza o movimento de investigar esta agenesia e seus efeitos sobre a criança em fase de desenvolvimento, permite conhecer os desafios que se coloca sobre ela, sobretudo no que diz respeito a sua aprendizagem na escola regular e o quanto ações pedagógicas que envolvam a Tecnologia da Informação e Comunicação são capazes de contribuir. Para o desenvolvimento deste trabalho, iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca da agenesia, o que é, e seus efeitos sobre o indivíduo. É importante mencionar que há poucos estudos na área da Educação associando este quadro, à aprendizagem destas crianças em escolas regulares, bem como ao uso do tablet como material pedagógico no auxílio à aprendizagem. A maioria dos artigos encontrados, estão na área da Medicina. Foi realizado um estudo de caso com intervenções pedagógicas utilizando aplicativos através de um tablet. Os resultados da pesquisa indicam que o uso do tablet em intervenções pedagógicas com a criança de agenesia do corpo caloso auxilia muito no desenvolvimento de sua atenção, memória e na sua aprendizagem. Os resultados obtidos, nesse caso, foram muito reveladores, podendo orientar para novos estudos nesse campo.
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