Análise do nível de pressão sonora para avaliação do conforto dos passageiros no aeromóvel de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187953 |
Resumo: | Fontes de ruído estão permanentemente presentes em diversos meios de transporte que utilizamos diariamente, um desses é o Aeromóvel de Porto Alegre, foco deste trabalho. O Aeromóvel de Porto Alegre, que é um modelo de APM (Automated People Mover), faz a conexão da linha de trens da Trensurb com o Aeroporto Salgado Filho e se tornou uma nova alternativa de meio de transporte para suprir a necessidade de mobilidade em pequenas distâncias. Neste trabalho foi medido o nível de pressão sonora (NPS) que os passageiros estão expostos no modelo de veículo da Aeromóvel A100. Os valores de NPS encontrados foram comparados com os valores da norma americana ANSI/ASCE/T&DI 21.2-08 e os resultados mostraram que quando o veículo está em movimento ou parado com portas abertas, mais de 70% das ocorrências do NPS ficaram abaixo dos 76 dB(A) permitidos pela norma, e para a situação em que o veículo está parado com portas fechadas, 100% das ocorrências do NPS ficaram abaixo dos 74 dB(A) permitidos pela norma. Para essa avaliação, foram considerados NPS mais conservadores de LAS e LAF e por isso conclui-se que o Aeromóvel de Porto Alegre cumpre as especificações da norma ANSI/ASCE/T&DI 21.2-08 e não apresenta desconforto aos seus passageiros. O estudo descaracterizou relação da influencia do ar-condicionado na elevação do NPS quando o veículo está em movimento ou parado como portas abertas, e indica a via como provável fonte principal no aumento de NPS no Aeromóvel de Porto Alegre. Grande parte dos níveis de ruídos também se deve ao sinal sonoro da porta, ao freio e a abertura e fechamento das portas automáticas. |
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Fiabani, AlexandreRaggio Quintas, Juan Pablo2019-01-22T02:36:33Z2018http://hdl.handle.net/10183/187953001084300Fontes de ruído estão permanentemente presentes em diversos meios de transporte que utilizamos diariamente, um desses é o Aeromóvel de Porto Alegre, foco deste trabalho. O Aeromóvel de Porto Alegre, que é um modelo de APM (Automated People Mover), faz a conexão da linha de trens da Trensurb com o Aeroporto Salgado Filho e se tornou uma nova alternativa de meio de transporte para suprir a necessidade de mobilidade em pequenas distâncias. Neste trabalho foi medido o nível de pressão sonora (NPS) que os passageiros estão expostos no modelo de veículo da Aeromóvel A100. Os valores de NPS encontrados foram comparados com os valores da norma americana ANSI/ASCE/T&DI 21.2-08 e os resultados mostraram que quando o veículo está em movimento ou parado com portas abertas, mais de 70% das ocorrências do NPS ficaram abaixo dos 76 dB(A) permitidos pela norma, e para a situação em que o veículo está parado com portas fechadas, 100% das ocorrências do NPS ficaram abaixo dos 74 dB(A) permitidos pela norma. Para essa avaliação, foram considerados NPS mais conservadores de LAS e LAF e por isso conclui-se que o Aeromóvel de Porto Alegre cumpre as especificações da norma ANSI/ASCE/T&DI 21.2-08 e não apresenta desconforto aos seus passageiros. O estudo descaracterizou relação da influencia do ar-condicionado na elevação do NPS quando o veículo está em movimento ou parado como portas abertas, e indica a via como provável fonte principal no aumento de NPS no Aeromóvel de Porto Alegre. Grande parte dos níveis de ruídos também se deve ao sinal sonoro da porta, ao freio e a abertura e fechamento das portas automáticas.Noise source are permanently present in several types of transportation that we use every day, one of them is Aeromóvel, this coursework focus. The Aeromóvel is an APM model (Automated People Mover), connects the Trensurb train line to Salgado Filho Airport and has become a new alternative of transportation to complement the need for mobility at short distances. This report was measured the sound pressure level (SPL) that passengers are exposed in the model of the Aeromóvel A100. The SPL values found were compared with American Standard ANSI / ASCE / T & DI 21.2-08 values, and the results showed that when the vehicle is moving or stopped with open doors, more than 70% of SPL occurrences were below of 76 dB(A) allowed by the standard, and for the situation where the vehicle is stopped with doors closed, 100% of the SPL occurrences were below of 74 dB(A) allowed by the standard. For this evaluation, it was considered more conservative SPL of LAS and LAF (Slow, Aweighted Sound Level and Fast, A-weighted Sound Level), and therefore it is concluded that the Aeromóvel of Porto Alegre meets the specifications ANSI / ASCE / T & DI 21.2-08 and does not present discomfort for the passengers. This report mischaracterized the relation of the influence of the air conditioning with the values of SPL when the vehicle is in movement or stopped like open doors, and indicates the way like probable main source in the increase of NPS in Aeromóvel of Porto Alegre. Most of the noise levels are also due to the door sound, the brake and the opening and closing of the automatic doors.application/pdfporEngenharia mecânicaAutomated People Mover (APM)ANSI/ASCE/T&DI 21.2-08Sound pressure levelAnálise do nível de pressão sonora para avaliação do conforto dos passageiros no aeromóvel de Porto AlegreSound pressure level analysis for confort evaluation of Passenger in the porto alegre aeromóvel info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084300.pdf.txt001084300.pdf.txtExtracted Texttext/plain50159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187953/2/001084300.pdf.txt2f601f16ee5aa04a3c1a90fc8f0d4d26MD52ORIGINAL001084300.pdfTexto completoapplication/pdf445975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187953/1/001084300.pdf088578b983572064fcd040df7ab523acMD5110183/1879532019-01-23 02:37:14.767182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187953Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-23T04:37:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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