Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Paula Leticia Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197624
Resumo: O aperfeiçoamento do ensino de competências e habilidades desenvolvidas na universidade deve ser uma temática com maior abrangência, proporcionando assim, que o discente perceba de maneira clara e objetiva a abordagem proposta. O estudo tem por objetivo identificar as competências e habilidades desenvolvidas em disciplinas de Contabilidade Gerencial, a partir da percepção de discentes. Classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o levantamento de dados como procedimento técnico. A pesquisa envolveu 173 discentes que cursaram quatro disciplinas com enfoque gerencial do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se análise de conteúdo dos registros das percepções através de procedimentos estatísticos básicos. As percepções dos estudantes quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades, evidenciaram que quase todas foram contempladas e absorvidas de uma maneira satisfatória dentro das disciplinas abordadas. Corroborando, para que o discente obtenha a formação necessária, para atuação no mercado. Entretanto, os estudantes têm a percepção de que a competência sobre o domínio de legislações é carente de desenvolvimento dentro das disciplinas pesquisadas. O estudo contribuiu para o desenvolvimento da área de ensino e aprendizagem das competências e habilidades. Além disso, foi proposta uma metodologia que visa alinhar o desenvolvimento das competências e habilidades, com o que é abordado em sala de aula. Tornando assim o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis cada vez mais alinhados com o que é esperado pelo mercado.
id UFRGS-2_cebfb66193a0316946e77e77e78e38c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197624
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, Paula Leticia VieiraCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2019-08-03T02:31:46Z2018http://hdl.handle.net/10183/197624001098657O aperfeiçoamento do ensino de competências e habilidades desenvolvidas na universidade deve ser uma temática com maior abrangência, proporcionando assim, que o discente perceba de maneira clara e objetiva a abordagem proposta. O estudo tem por objetivo identificar as competências e habilidades desenvolvidas em disciplinas de Contabilidade Gerencial, a partir da percepção de discentes. Classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o levantamento de dados como procedimento técnico. A pesquisa envolveu 173 discentes que cursaram quatro disciplinas com enfoque gerencial do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se análise de conteúdo dos registros das percepções através de procedimentos estatísticos básicos. As percepções dos estudantes quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades, evidenciaram que quase todas foram contempladas e absorvidas de uma maneira satisfatória dentro das disciplinas abordadas. Corroborando, para que o discente obtenha a formação necessária, para atuação no mercado. Entretanto, os estudantes têm a percepção de que a competência sobre o domínio de legislações é carente de desenvolvimento dentro das disciplinas pesquisadas. O estudo contribuiu para o desenvolvimento da área de ensino e aprendizagem das competências e habilidades. Além disso, foi proposta uma metodologia que visa alinhar o desenvolvimento das competências e habilidades, com o que é abordado em sala de aula. Tornando assim o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis cada vez mais alinhados com o que é esperado pelo mercado.The improvement of teaching skills and abilities, developed at the University should be a subject with greater scope, providing that the students understand clearly and objectively the approach proposed. The purpose of the study is to identify the skills and abilities developed in disciplines of management accounting, from the perception of students. Classified as descriptive, qualitative approach, using the survey data as a technical procedure. The research involved 173 students who attended four disciplines focusing managerial Accounting course of a Federal University of Rio Grande do Sul. Content analysis was conducted of records of perceptions through basic statistical procedures. Students perceptions regarding the development of skills and abilities, showed that almost all were contemplated and absorbed a satisfactorily within the subjects covered. Corroborating, so that the students get the necessary training, for performance in the market. However students have the perception that the competence in the field of legislation is lacking in development within the disciplines surveyed. The study has contributed to the development of the area of teaching and learning of skills and abilities. In addition, it was proposed a methodology that aims to align the development of skills and abilities, with what is discussed in the classroom. Thus making the profile of students of Accounting increasingly aligned with what is expected by the market.application/pdfporContabilidade gerencialPerceptionSkills and abilitiesManagerial AccountingMethodologyPercepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencialPerceptions of students with regard to the development of skills and abilities in disciplines of management accounting info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098657.pdf.txt001098657.pdf.txtExtracted Texttext/plain56878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197624/2/001098657.pdf.txt5523ecacd3f83bd8c8733471ab33b501MD52ORIGINAL001098657.pdfTexto completoapplication/pdf339696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197624/1/001098657.pdf7dc798bea77529791dbf6fd0fd876b42MD5110183/1976242019-08-04 02:30:01.578644oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceptions of students with regard to the development of skills and abilities in disciplines of management accounting
title Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
spellingShingle Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
Coelho, Paula Leticia Vieira
Contabilidade gerencial
Perception
Skills and abilities
Managerial Accounting
Methodology
title_short Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
title_full Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
title_fullStr Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
title_full_unstemmed Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
title_sort Percepções dos discentes quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades em disciplinas de contabilidade gerencial
author Coelho, Paula Leticia Vieira
author_facet Coelho, Paula Leticia Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Paula Leticia Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
contributor_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade gerencial
topic Contabilidade gerencial
Perception
Skills and abilities
Managerial Accounting
Methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Perception
Skills and abilities
Managerial Accounting
Methodology
description O aperfeiçoamento do ensino de competências e habilidades desenvolvidas na universidade deve ser uma temática com maior abrangência, proporcionando assim, que o discente perceba de maneira clara e objetiva a abordagem proposta. O estudo tem por objetivo identificar as competências e habilidades desenvolvidas em disciplinas de Contabilidade Gerencial, a partir da percepção de discentes. Classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o levantamento de dados como procedimento técnico. A pesquisa envolveu 173 discentes que cursaram quatro disciplinas com enfoque gerencial do curso de Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se análise de conteúdo dos registros das percepções através de procedimentos estatísticos básicos. As percepções dos estudantes quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades, evidenciaram que quase todas foram contempladas e absorvidas de uma maneira satisfatória dentro das disciplinas abordadas. Corroborando, para que o discente obtenha a formação necessária, para atuação no mercado. Entretanto, os estudantes têm a percepção de que a competência sobre o domínio de legislações é carente de desenvolvimento dentro das disciplinas pesquisadas. O estudo contribuiu para o desenvolvimento da área de ensino e aprendizagem das competências e habilidades. Além disso, foi proposta uma metodologia que visa alinhar o desenvolvimento das competências e habilidades, com o que é abordado em sala de aula. Tornando assim o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis cada vez mais alinhados com o que é esperado pelo mercado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197624
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098657
url http://hdl.handle.net/10183/197624
identifier_str_mv 001098657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197624/2/001098657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197624/1/001098657.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5523ecacd3f83bd8c8733471ab33b501
7dc798bea77529791dbf6fd0fd876b42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577560346624