A Relação de professores de Geografia da educação básica com a pesquisa no município de Porto Alegre- RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aita, João Antonio Blois
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232902
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso visa contribuir para as discussões sobre a figura do professor-pesquisador. Mais especificamente, busca compreender a relação entre professores de Geografia da educação básica e a pesquisa no município de Porto Alegre de maneira a compreender a articulação entre o saber acadêmico e a prática de ensino, assim como analisar e verificar a formação de uma identidade de pesquisa na prática pedagógica do professor(a) da escola básica. Para tanto, além da discussão teórica, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com professores/as de geografia de escolas públicas localizadas no município de Porto Alegre. Os principais resultados evidenciam que a pesquisa é utilizada pelos professores que veem nela a possibilidade de proporcionar uma aprendizagem autônoma e crítica ao aluno. Ao mesmo tempo, consideram que a pesquisa tem a capacidade de conferir autonomia e reconstruir a visão do professor sobre o currículo. Foi observada também tensões na relação do docente com a universidade com relação a legitimação do conhecimento docente. Sendo assim, é possível considerar que é exequível e igualmente benéfico a inserção de uma prática pedagógica que articule o ensino e a pesquisa. A união dos dois tem a capacidade de provocar os alunos a entender a sua realidade e relacionar os conhecimentos geográficos à sua vida. Também possibilita a emancipação do professor, uma vez que é capaz de questionar e propor soluções para suas demandas. Faz-se igualmente necessário uma reaproximação da academia do professor da escola básica com o intuito de que o conhecimento docente seja plenamente reconhecido nas discussões acadêmicas e que o conhecimento acadêmico seja considerado mais próximo das demandas da realidade escolar.
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