Amor e Revolução : o ato político de educação através do teatro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133625 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a entender as relações de cidadania estabelecidas nas aulas de teatro do Curso Pré Vestibular Popular (CPVP) Resgate – localizado no município de Porto Alegre – RS, a partir de discussões e reflexões dos indivíduos integrantes dessa instituição de Educação Popular. Durante este estudo percebeuse que, assim como quando Boal (2010, p. 11) escreve que “[...] os que pretendem separar o teatro da política, pretendem conduzir-nos ao erro – e esta é uma atitude política.”, as trocas críticas sobre educação, política e o contexto social a qual pertencem esses/as alunos/as, colaborou para entender tais discussões. Realizouse uma pesquisa (com registro em diário de campo) onde se observou cinco momentos distintos da prática do teatro: sarau artístico, resolução de questões referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vivências artísticas, criação de roteiros e esquetes e, ainda, assistência à peça “Frida Kahlo – a revolução”, a fim de enxergar de que forma o vínculo entre teatro e educação, enquanto ato político, mobilizou estes sujeitos. Concluiu-se que os espaços de Educação Popular são, também, espaços de criticidade dos sujeitos. Desta forma o teatro pode vir a ser um recurso pedagógico a fim de fomentar e promover espaços de pensamento crítico, salientando a importância de aliarmos a arte e a educação obtendo como resultado uma ferramenta potencializadora dos sujeitos. |
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