O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camaratta, Melina Lusani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19159
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar o processo de aprendizagem dos gestores na implementação de um programa de gestão por competências. A empresa onde o estudo foi realizado é a SOUL – Sociedade de Ônibus União Ltda. Empresa de transporte coletivo da região metropolitana de Porto Alegre, com sede em Alvorada – RS, pois foi implementado há 3 anos um plano de gestão por competências batizado de SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auto-desenvolvimento. Foi utilizado um estudo de caso, onde a coleta de dados foi feita através de entrevistas em profundidade a partir de roteiro semi-estruturado constituído de questões abertas. Foram entrevistados 2 gerentes e 5 supervisores. Como resultado verificou-se que o processo de aprendizagem dos gestores acontece de maneira formal e informal sendo que os processos informais complementam os formais, não podendo nem um, nem outro ser descartado. Tal processo conta com facilitadores onde os principais destacados foram as capacitações, desenvolvimento de lideranças e as experiências vividas e trocadas entre os gestores.
id UFRGS-2_cf13c19de8a0cb869264499181596093
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19159
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camaratta, Melina LusaniAntonello, Cláudia Simone2010-04-16T04:15:38Z2009http://hdl.handle.net/10183/19159000734710O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar o processo de aprendizagem dos gestores na implementação de um programa de gestão por competências. A empresa onde o estudo foi realizado é a SOUL – Sociedade de Ônibus União Ltda. Empresa de transporte coletivo da região metropolitana de Porto Alegre, com sede em Alvorada – RS, pois foi implementado há 3 anos um plano de gestão por competências batizado de SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auto-desenvolvimento. Foi utilizado um estudo de caso, onde a coleta de dados foi feita através de entrevistas em profundidade a partir de roteiro semi-estruturado constituído de questões abertas. Foram entrevistados 2 gerentes e 5 supervisores. Como resultado verificou-se que o processo de aprendizagem dos gestores acontece de maneira formal e informal sendo que os processos informais complementam os formais, não podendo nem um, nem outro ser descartado. Tal processo conta com facilitadores onde os principais destacados foram as capacitações, desenvolvimento de lideranças e as experiências vividas e trocadas entre os gestores.application/pdfporProcesso de aprendizagemGestão por competênciasO processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000734710.pdf000734710.pdfTexto completoapplication/pdf437957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/1/000734710.pdf391d0bf8e0ab1c7820a969198ec70021MD51TEXT000734710.pdf.txt000734710.pdf.txtExtracted Texttext/plain151707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/2/000734710.pdf.txt67931f3722b8904c4d09bde0148f0187MD52THUMBNAIL000734710.pdf.jpg000734710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/3/000734710.pdf.jpg1c0e7b4fe9ebd8e1da68f1381a7f82a4MD5310183/191592018-10-18 07:20:37.983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19159Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:20:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
title O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
spellingShingle O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
Camaratta, Melina Lusani
Processo de aprendizagem
Gestão por competências
title_short O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
title_full O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
title_fullStr O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
title_sort O processo de aprendizagem de gestores na implementação de um plano de gestão por competências
author Camaratta, Melina Lusani
author_facet Camaratta, Melina Lusani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camaratta, Melina Lusani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de aprendizagem
Gestão por competências
topic Processo de aprendizagem
Gestão por competências
description O objetivo principal deste estudo foi identificar e analisar o processo de aprendizagem dos gestores na implementação de um programa de gestão por competências. A empresa onde o estudo foi realizado é a SOUL – Sociedade de Ônibus União Ltda. Empresa de transporte coletivo da região metropolitana de Porto Alegre, com sede em Alvorada – RS, pois foi implementado há 3 anos um plano de gestão por competências batizado de SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Auto-desenvolvimento. Foi utilizado um estudo de caso, onde a coleta de dados foi feita através de entrevistas em profundidade a partir de roteiro semi-estruturado constituído de questões abertas. Foram entrevistados 2 gerentes e 5 supervisores. Como resultado verificou-se que o processo de aprendizagem dos gestores acontece de maneira formal e informal sendo que os processos informais complementam os formais, não podendo nem um, nem outro ser descartado. Tal processo conta com facilitadores onde os principais destacados foram as capacitações, desenvolvimento de lideranças e as experiências vividas e trocadas entre os gestores.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T04:15:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19159
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000734710
url http://hdl.handle.net/10183/19159
identifier_str_mv 000734710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/1/000734710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/2/000734710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19159/3/000734710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 391d0bf8e0ab1c7820a969198ec70021
67931f3722b8904c4d09bde0148f0187
1c0e7b4fe9ebd8e1da68f1381a7f82a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447036717170688