Treinamento musical e habilidades do processamento auditivo em crianças : revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engel, Ana Clara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sleifer, Pricila, Bueno, Claudine Devicari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197072
Resumo: Objetivo: Verificar a contribuição do treinamento musical nas habilidades do processamento auditivo em crianças. Estratégia de pesquisa: Realizou-se uma busca no mês de agosto de 2018, usando os descritores Music, Child, Childhood, Children, Evoked Potentials, Auditory, Auditory Perception, Auditory Processing, utilizando o operador AND. Critérios de seleção: Como questão norteadora, adotou-se a seguinte pergunta: “o que existe na literatura científica sobre a contribuição do treinamento musical nas habilidades de processamento auditivo em crianças?” Após, foram selecionados somente ensaios clínicos controlados na população infantil, estudos publicados em inglês, português e espanhol. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção de dez artigos. Os estudos evidenciaram diversas habilidades testadas e diferentes formas de avaliação. Conclusão: Com base nos achados, pode-se concluir que o treinamento musical melhora e aprimora as habilidades de processamento auditivo, de forma que quanto maior o tempo de treinamento, mais essas habilidades são reforçadas. Dessa forma, o treinamento musical mostra-se um método eficaz e com potencialidade para ser utilizado em crianças, tanto no período de desenvolvimento da comunicação oral e escrita, para auxiliar a aquisição das habilidades auditivas, como após a aquisição afim de aprimorá-las.
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