O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margoni, Maythê Melo Fraga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179466
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade de explorar a matemática de uma forma diferente da tradicional e acredito que a Estatística permite que essa exploração aconteça. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e possui como referencial teórico os trabalhos de Skovsmose, Lopes, Dante e Martins e Ponte, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2016, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de Porto Alegre, enquanto cursava a disciplina de Estágio em Educação Matemática III. Foram apresentados alguns conceitos estatísticos ao longo dos encontros, como variáveis, população, amostra, medidas de tendência central e de dispersão, os quais foram explorados e retomados em uma investigação Estatística. Através dessa investigação e de outras discussões no decorrer das aulas, obtive evidências de que os alunos não necessariamente se encontram em um mesmo ambiente de aprendizagem e que a Estatística permite que se abordem temas diversos e os investiguem a partir da matemática.
id UFRGS-2_cf8c6cc006bb3dd6744738cb13d88957
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179466
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Margoni, Maythê Melo FragaSant'Ana, Marilaine de Fraga2018-06-16T03:13:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/179466001068379Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade de explorar a matemática de uma forma diferente da tradicional e acredito que a Estatística permite que essa exploração aconteça. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e possui como referencial teórico os trabalhos de Skovsmose, Lopes, Dante e Martins e Ponte, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2016, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de Porto Alegre, enquanto cursava a disciplina de Estágio em Educação Matemática III. Foram apresentados alguns conceitos estatísticos ao longo dos encontros, como variáveis, população, amostra, medidas de tendência central e de dispersão, os quais foram explorados e retomados em uma investigação Estatística. Através dessa investigação e de outras discussões no decorrer das aulas, obtive evidências de que os alunos não necessariamente se encontram em um mesmo ambiente de aprendizagem e que a Estatística permite que se abordem temas diversos e os investiguem a partir da matemática.This Course Completion Work aims to analyze how the teaching of Statistics in different learning environments is routed. The proposal stemmed from the fact that throughout the course I realized the need to explore mathematics in a different way from the traditional one and I believe that Statistics allows this exploration to happen. The analysis of the research was carried out through the Case Study, and has as theoretical reference the works of Skovsmose, Lopes, Dante and Martins e Ponte, among other authors. Data collection was carried out in the second semester of 2016, with a third-grade high school class in a public school in Porto Alegre, while attending the Internship in Mathematics Education III course. Some statistical concepts were presented throughout the meetings, such as variables, population, sample, measures of central tendency and dispersion, which were explored and resumed in a Statistical investigation. Through this research and other discussions in the course of the lessons, I obtained evidence that students are not necessarily in the same learning environment and that Statistics allows diverse subjects to be approached and investigated from mathematics.application/pdfporEstatísticaAmbiente de aprendizagemPesquisaStatisticSearchLearning environmentsO ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068379.pdf001068379.pdfTexto completoapplication/pdf2619178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179466/1/001068379.pdf1088fdcb7a1c36c64c881bf85a0c1694MD51TEXT001068379.pdf.txt001068379.pdf.txtExtracted Texttext/plain162727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179466/2/001068379.pdf.txt2432f792ed0c8fe9bb81430edc10cce0MD5210183/1794662018-06-17 02:26:51.1794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-17T05:26:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
title O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
spellingShingle O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
Margoni, Maythê Melo Fraga
Estatística
Ambiente de aprendizagem
Pesquisa
Statistic
Search
Learning environments
title_short O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
title_full O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
title_fullStr O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
title_sort O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem
author Margoni, Maythê Melo Fraga
author_facet Margoni, Maythê Melo Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margoni, Maythê Melo Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Ambiente de aprendizagem
Pesquisa
topic Estatística
Ambiente de aprendizagem
Pesquisa
Statistic
Search
Learning environments
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistic
Search
Learning environments
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade de explorar a matemática de uma forma diferente da tradicional e acredito que a Estatística permite que essa exploração aconteça. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e possui como referencial teórico os trabalhos de Skovsmose, Lopes, Dante e Martins e Ponte, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2016, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de Porto Alegre, enquanto cursava a disciplina de Estágio em Educação Matemática III. Foram apresentados alguns conceitos estatísticos ao longo dos encontros, como variáveis, população, amostra, medidas de tendência central e de dispersão, os quais foram explorados e retomados em uma investigação Estatística. Através dessa investigação e de outras discussões no decorrer das aulas, obtive evidências de que os alunos não necessariamente se encontram em um mesmo ambiente de aprendizagem e que a Estatística permite que se abordem temas diversos e os investiguem a partir da matemática.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:13:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068379
url http://hdl.handle.net/10183/179466
identifier_str_mv 001068379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179466/1/001068379.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179466/2/001068379.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1088fdcb7a1c36c64c881bf85a0c1694
2432f792ed0c8fe9bb81430edc10cce0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552263450624