Do lugar social ao lugar sociológico da infância : um percurso reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarin, Monique Roecker
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139282
Resumo: O presente trabalho aborda a temática da infância sob duas óticas: seu lugar social e seu lugar sociológico. Isso porque objetivou-se primeiro mostrar que a infância constitui um fenômeno social, não só biológico e psicológico, para então explanar as possibilidades teóricas e metodológicas de se refletir acerca da realidade social das crianças – os sujeitos empíricos da infância – a partir das contribuições da Sociologia da Infância. As dimensões escolhidas para se pensar sobre como a sociedade influencia a vida das crianças tangenciou a questão das vulnerabilidades: primeiro, analisou-se como as condições socioeconômicas, que possuem forte variação conforme as regiões geográficas e demográficas, criam situações de risco às crianças, para, em seguida, se pensar como as políticas públicas têm atuado em relação à garantia do direito desses sujeitos. A metodologia para tanto constituiu-se de análise de dados secundários e de considerações trazidas pelas bibliografias correlatas ao assunto. Quanto à pesquisa sociológica, percebeu-se uma certa lacuna nos estudos sobre a infância, por haver um número reduzido de trabalhos sobre o tema. Utilizando-se a noção de Spivak, percebeu-se que isso reflete uma situação de subalternidade da infância, já que subalterno seria aquele que tem sua voz ocultada, silenciada. A Sociologia da Infância surge como um caminho teórico possível para o confronto de tal situação. Por sua incipiência na Sociologia Brasileira, contudo, viu-se a necessidade de elucidar quais são as bases teóricas e metodológicas que orientam os estudos em Sociologia da Infância. Por isso, neste trabalho mapeou-se os principais conceitos e metodologias da área em questão.
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