Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71996
Resumo: Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam favorecem o desenvolvimento da criança que gradativamente, vai se descentrando, passando a ter alguns gestos em que faz trocas com outros, com atitudes que podem ser de mais solidariedade e empatia, levando ao compartilhamento de jogos e brinquedos. Nesta perspectiva, evidencia-se o importante papel da escola ao proporcionar momentos prazerosos e lúdicos. É dentro da instituição escolar que a criança participa do maior momento socializador com crianças de sua idade. É convivendo com situações que são angustiantes para elas como, por exemplo, o dividir, que a criança vai assimilando, ainda no sentido piagetiano, que esta na verdade é uma situação do quotidiano das nossas vidas. Este trabalho desenvolveu uma reflexão sobre a importância do brincar para o processo de transição do egocentrismo e o amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos. Para isso, foi preciso fazer uma retrospectiva nas interdisciplinas oferecidas pelo curso de Pedagogia à distância da UFRGS e experiências vividas durante o estágio. A pergunta central para este trabalho de conclusão sobre como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos, fez com que eu voltasse a refletir sobre o período do estágio e pesquisasse teorias que me ajudassem na busca de respostas. Com estas buscas, teóricas e com a observação e reflexão sobre a prática, com base nos registros diários, cheguei a conclusão sobre a importância do brincar para a transição do egocentrismo e do desenvolvimento infantil, pois o brincar reproduz sentimentos, faz com que a criança desenvolva habilidades. A compreensão dessa perspectiva se deu pelas reflexões acerca do estágio supervisionado realizado com uma turma de maternal, com doze alunos, entre três e quatro anos, em uma escola de Educação Infantil do município de Três Cachoeiras. Foi possível dialogar entre teoria e prática com o auxilio de autores como Lev Vygotski, Jean Piaget, Tania Beatriz Iwaszko Marques, Maria Zita Figueiredo Gera, José Manuel Silva. Esses teóricos me possibilitaram uma melhor compreensão sobre a questão proposta para este trabalho de conclusão de curso.
id UFRGS-2_cfa711e516258bb293bf7c0a608b44f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71996
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sparremberger, Fabiana Carlos CardosoAvila, Ivany Souza2013-05-28T01:45:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/71996000880849Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam favorecem o desenvolvimento da criança que gradativamente, vai se descentrando, passando a ter alguns gestos em que faz trocas com outros, com atitudes que podem ser de mais solidariedade e empatia, levando ao compartilhamento de jogos e brinquedos. Nesta perspectiva, evidencia-se o importante papel da escola ao proporcionar momentos prazerosos e lúdicos. É dentro da instituição escolar que a criança participa do maior momento socializador com crianças de sua idade. É convivendo com situações que são angustiantes para elas como, por exemplo, o dividir, que a criança vai assimilando, ainda no sentido piagetiano, que esta na verdade é uma situação do quotidiano das nossas vidas. Este trabalho desenvolveu uma reflexão sobre a importância do brincar para o processo de transição do egocentrismo e o amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos. Para isso, foi preciso fazer uma retrospectiva nas interdisciplinas oferecidas pelo curso de Pedagogia à distância da UFRGS e experiências vividas durante o estágio. A pergunta central para este trabalho de conclusão sobre como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos, fez com que eu voltasse a refletir sobre o período do estágio e pesquisasse teorias que me ajudassem na busca de respostas. Com estas buscas, teóricas e com a observação e reflexão sobre a prática, com base nos registros diários, cheguei a conclusão sobre a importância do brincar para a transição do egocentrismo e do desenvolvimento infantil, pois o brincar reproduz sentimentos, faz com que a criança desenvolva habilidades. A compreensão dessa perspectiva se deu pelas reflexões acerca do estágio supervisionado realizado com uma turma de maternal, com doze alunos, entre três e quatro anos, em uma escola de Educação Infantil do município de Três Cachoeiras. Foi possível dialogar entre teoria e prática com o auxilio de autores como Lev Vygotski, Jean Piaget, Tania Beatriz Iwaszko Marques, Maria Zita Figueiredo Gera, José Manuel Silva. Esses teóricos me possibilitaram uma melhor compreensão sobre a questão proposta para este trabalho de conclusão de curso.Watching the children at times when they are playing and playing freely, we can perceive egocentric attitudes, towards the theory of Jean Piaget. The interactions that play, play games and nurture the foster child development, which gradually will be decentralizing, going to have some gestures that makes exchanges with others, attitudes that may be more solidarity and empathy, leading to sharing Games and toys. In this perspective, highlights the important role of the school to provide enjoyable and playful moments. It is within school which the child participates in the greatest time socializing with children his age. It's living situations that are distressing for them, for example, the split, the child continues to learn, yet towards Piaget, that this is actually a situation of everyday of our lives . This study developed a reflection on the importance of playing for the transition and maturation of human egocentrism, cognitive and affective in children between three and four years. For this, we need to do a retrospective on the interdisciplinary course offered by Distance Education at UFRGS and experiences during the internship. The central question for this conclusion work on how the games and the games can assist in human growth, emotional and cognitive development in children between three and four years, caused me to reflect back on the training period and researched theories that help me in search of answers. Through these searches, theoretical and observation and reflection on practice, based on daily records, came to the conclusion about the importance of play for the transition from self-centeredness and child development, because the play reproduces feelings, makes the child develop skills. Understanding this perspective is given by the reflections on the supervised training conducted with a group of nursery school, with twelve students, three to four years in a kindergarten school in the city of Three Waterfalls. It was possible to dialogue between theory and practice with the aid of writers such as Lev Vygotsky, Jean Piaget, Tania Beatriz Iwaszko Marques, Maria Zita Figueroa Gera, José Manuel Silva. These theorists allowed me a better understanding of the issue proposed for this work of completion.application/pdfporJogos pedagógicosBrincadeiraEducação infantilPlayPlayfulEgocentricUpbringingComo as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880849.pdf000880849.pdfTexto completoapplication/pdf236989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/1/000880849.pdfa70f00105c0d2b62052c0b6d9e88892dMD51TEXT000880849.pdf.txt000880849.pdf.txtExtracted Texttext/plain47306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/2/000880849.pdf.txtc48a2fadb08255bb21406db2ef233e69MD52THUMBNAIL000880849.pdf.jpg000880849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/3/000880849.pdf.jpg2a82a0240640d3a35c786bb6e8e5e882MD5310183/719962018-10-09 09:11:45.779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71996Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:11:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
title Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
spellingShingle Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso
Jogos pedagógicos
Brincadeira
Educação infantil
Play
Playful
Egocentric
Upbringing
title_short Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
title_full Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
title_fullStr Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
title_full_unstemmed Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
title_sort Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
author Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso
author_facet Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sparremberger, Fabiana Carlos Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avila, Ivany Souza
contributor_str_mv Avila, Ivany Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos pedagógicos
Brincadeira
Educação infantil
topic Jogos pedagógicos
Brincadeira
Educação infantil
Play
Playful
Egocentric
Upbringing
dc.subject.eng.fl_str_mv Play
Playful
Egocentric
Upbringing
description Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam favorecem o desenvolvimento da criança que gradativamente, vai se descentrando, passando a ter alguns gestos em que faz trocas com outros, com atitudes que podem ser de mais solidariedade e empatia, levando ao compartilhamento de jogos e brinquedos. Nesta perspectiva, evidencia-se o importante papel da escola ao proporcionar momentos prazerosos e lúdicos. É dentro da instituição escolar que a criança participa do maior momento socializador com crianças de sua idade. É convivendo com situações que são angustiantes para elas como, por exemplo, o dividir, que a criança vai assimilando, ainda no sentido piagetiano, que esta na verdade é uma situação do quotidiano das nossas vidas. Este trabalho desenvolveu uma reflexão sobre a importância do brincar para o processo de transição do egocentrismo e o amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos. Para isso, foi preciso fazer uma retrospectiva nas interdisciplinas oferecidas pelo curso de Pedagogia à distância da UFRGS e experiências vividas durante o estágio. A pergunta central para este trabalho de conclusão sobre como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre três e quatro anos, fez com que eu voltasse a refletir sobre o período do estágio e pesquisasse teorias que me ajudassem na busca de respostas. Com estas buscas, teóricas e com a observação e reflexão sobre a prática, com base nos registros diários, cheguei a conclusão sobre a importância do brincar para a transição do egocentrismo e do desenvolvimento infantil, pois o brincar reproduz sentimentos, faz com que a criança desenvolva habilidades. A compreensão dessa perspectiva se deu pelas reflexões acerca do estágio supervisionado realizado com uma turma de maternal, com doze alunos, entre três e quatro anos, em uma escola de Educação Infantil do município de Três Cachoeiras. Foi possível dialogar entre teoria e prática com o auxilio de autores como Lev Vygotski, Jean Piaget, Tania Beatriz Iwaszko Marques, Maria Zita Figueiredo Gera, José Manuel Silva. Esses teóricos me possibilitaram uma melhor compreensão sobre a questão proposta para este trabalho de conclusão de curso.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-28T01:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71996
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880849
url http://hdl.handle.net/10183/71996
identifier_str_mv 000880849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/1/000880849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/2/000880849.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71996/3/000880849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a70f00105c0d2b62052c0b6d9e88892d
c48a2fadb08255bb21406db2ef233e69
2a82a0240640d3a35c786bb6e8e5e882
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108107370496