Um ano de pandemia : experiência do Serviço de Nutrição e Dietética de um hospital de referência para atendimento de covid-19
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240419 |
Resumo: | Introdução: A pandemia de coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe mudanças nas organizações de trabalho em todas as esferas, exigindo a reestruturação das rotinas e das equipes para atender essa nova demanda. O objetivo foi relatar a experiência do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e as mudanças vivenciadas durante o primeiro ano de pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência referente à atuação do SND do HCPA de abril de 2020 a março de 2021. Resultados: Houve aumento do absenteísmo no SND, necessitando ajustes de processos e remanejos. Também houve aumento do consumo de dietas enterais pela gravidade da situação clínica dos pacientes internados, a redução da capacidade do refeitório de funcionários para seguir os protocolos de distanciamento, o uso de utensílios descartáveis, mensagens motivacionais aos pacientes, ajustes no processo do banco de leite humano, modificações nos protocolos de avaliação nutricional ao paciente internado e atendimento ambulatorial remoto. Conclusão: Esta experiência proporcionou ao SND um grande legado de aprendizagem e superação, exigindo importantes adaptações, mantendo a qualidade do atendimento e fortalecendo as relações de trabalho em equipe. |
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Hammes, Thais OrtizZoche, EsterGiesta, Juliana MarianteDornelles, Cristina Toscani LealVargas, Márcia da SilvaAnele, Carolina RibeiroSouza, Lúcia Pereira deSantos, Viviane Ribeiro dosSilva, Simone Machado daGonzales, Andréa Cristina SilvaEberhardt, Denisevon Zeidler, GiselaBosa, Vera Lúcia2022-06-15T04:49:19Z20222357-9730http://hdl.handle.net/10183/240419001141243Introdução: A pandemia de coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe mudanças nas organizações de trabalho em todas as esferas, exigindo a reestruturação das rotinas e das equipes para atender essa nova demanda. O objetivo foi relatar a experiência do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e as mudanças vivenciadas durante o primeiro ano de pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência referente à atuação do SND do HCPA de abril de 2020 a março de 2021. Resultados: Houve aumento do absenteísmo no SND, necessitando ajustes de processos e remanejos. Também houve aumento do consumo de dietas enterais pela gravidade da situação clínica dos pacientes internados, a redução da capacidade do refeitório de funcionários para seguir os protocolos de distanciamento, o uso de utensílios descartáveis, mensagens motivacionais aos pacientes, ajustes no processo do banco de leite humano, modificações nos protocolos de avaliação nutricional ao paciente internado e atendimento ambulatorial remoto. Conclusão: Esta experiência proporcionou ao SND um grande legado de aprendizagem e superação, exigindo importantes adaptações, mantendo a qualidade do atendimento e fortalecendo as relações de trabalho em equipe.Introduction: The 2019 coronavirus disease (COVID-19) pandemic brought changes in work organization in all spheres, requiring the restructuring of routines and teams to meet this new demand. The aim of study was to report the experience of the Nutrition and Dietetics Department (NDD) of Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) and the changes that occurred during the first year of the COVID-19 pandemic. Methods: This is an experience report of the performance of HCPA NDD from April 2020 to March 2021. Results: There was an increase in absenteeism in the NDD, requiring process adjustments and relocations. There was also an increase in enteral nutrition delivery due to the severity of the clinical condition of hospitalized patients, a reduction in the capacity of employees’ cafeteria to meet distancing protocols, and a need to use disposable utensils, deliver motivational messages to patients, make adjustments to the human milk bank process, and implement changes in nutritional assessment protocols for inpatients and remote outpatient care. Conclusion: This experience provided the NDD with a great legacy of learning and overcoming by requiring the NDD to adapt while maintaining quality service and strengthening teamwork relationships.application/pdfporClinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 42, no. 1 (2022), p. 51-56COVID-19Serviço hospitalar de nutriçãoPlanos de contingênciaNutrition and Dietetics DepartmentContingency planUm ano de pandemia : experiência do Serviço de Nutrição e Dietética de um hospital de referência para atendimento de covid-19One year of a pandemic : experience of the Nutrition and Dietetics Department of a referral hospital for COVID-19 careinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141243.pdf.txt001141243.pdf.txtExtracted Texttext/plain24961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240419/2/001141243.pdf.txtbb7aae7fd1eda4f9943f4ef8738620e8MD52ORIGINAL001141243.pdfTexto completoapplication/pdf2140289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240419/1/001141243.pdf9c78bb1faea32c7daebf852230863ce7MD5110183/2404192025-01-10 07:56:12.874653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240419Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2025-01-10T09:56:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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