Monstruosidades nas mídias : a recepção de futuros/ as professores/as sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265203 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar e discutir, com base nas noções de anormalidade e/ou monstruosidade, os posicionamentos de universitários dos cursos de licenciatura de uma universidade do Vale do Sinos/RS sobre as representações midiáticas relacionadas às diversidades de gênero e de sexualidade. É uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo que utilizou as técnicas de grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas para a coleta de dados e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para a análise desses dados. Durante o processo de coleta de dados, independente do posicionamento favorável ou contrário à presença de representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento, percebemos que os/as entrevistados/as atribuem, seja de modo consciente ou não, uma classificação que determina o lugar de certos sujeitos (que seguem padrões heteronormativos) como normais e de outros/ as (minorias fora destes padrões) como anormais. |
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Testolin, Márcio JoséFeltes, Alessandra FernandesSilva, André Luiz dos SantosSanfelice, Gustavo Roese2023-09-26T03:35:18Z20222358-8322http://hdl.handle.net/10183/265203001169475Este artigo tem o objetivo de analisar e discutir, com base nas noções de anormalidade e/ou monstruosidade, os posicionamentos de universitários dos cursos de licenciatura de uma universidade do Vale do Sinos/RS sobre as representações midiáticas relacionadas às diversidades de gênero e de sexualidade. É uma pesquisa qualitativa de tipo descritivo que utilizou as técnicas de grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas para a coleta de dados e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) para a análise desses dados. Durante o processo de coleta de dados, independente do posicionamento favorável ou contrário à presença de representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento, percebemos que os/as entrevistados/as atribuem, seja de modo consciente ou não, uma classificação que determina o lugar de certos sujeitos (que seguem padrões heteronormativos) como normais e de outros/ as (minorias fora destes padrões) como anormais.This article aims to analyze and discuss, based on notions of abnormality and/or monstrosity, the positions of university students in undergraduate courses at a university in Vale do Sinos/RS on media representations related to gender and sexuality. It is a qualitative descriptive research that used focus group techniques and semi-structured individual interviews for data collection and Content Analysis (BARDIN, 2016) for the analysis of these data. During the data collection process, regardless of the position favorable or contrary to the presence of representations of gender and sexuality diversities in the entertainment media, we noticed that the interviewees attribute, whether consciously or not, a classification that determines the place of certain subjects (who follow heteronormative patterns) as normal and others (minorities outside these patterns) as abnormal.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas, To. Vol. 9, n.14 (Jul. 2022), p. 340-353Diversidade de gêneroEstudantes universitáriosMídiaAbnormalityMonstrosityGenderDiversityMedia RepresentationsMonstruosidades nas mídias : a recepção de futuros/ as professores/as sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimentoMonstruosities in the media : the reception of future teachers on the representations of gender and sexuality diversities in the entertainment mediainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169475.pdf.txt001169475.pdf.txtExtracted Texttext/plain54955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265203/2/001169475.pdf.txt2a01271f1a4fa512e03372e18717ca72MD52ORIGINAL001169475.pdfTexto completoapplication/pdf1015053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265203/1/001169475.pdfeb8c25d28d35bedc3c8a215b08f5db88MD5110183/2652032023-12-28 04:19:17.454119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-28T06:19:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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