Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Ricardo Gomes Dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas.
id UFRGS-2_cfc693abaa78f3aa30e1b8e29a9b7cb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232014
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, José Ricardo Gomes DosCastrogiovanni, Antonio Carlos2021-11-19T04:38:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/232014001133597O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas.This article aims to investigate possible relationships between the teaching of Geography and teaching of Geography and Tourism. Theoretical in nature, it seekstoa nalyze some proposal sand already developed in this interdisciplinary field. It has an essay characterof a descrip tive analytical nature. Through out the text, relationships are establishe damong the concept sof Geographic Space, Tourism, Tourist Space and Heritage. It does notaimat a conclusion, per se, but in reflectionsthatcollaborate in the advancement of other probable investigations, discoveries, andpropositions. In dialogue with the Complex Thought of Morin (2011, 2015), we look for an approach in address ing the theme sunder the aegis of some of the principle sof Complexity. The provisional analysis meets the procedural character that values the idea in whichtruths are manyand provisional and that doubts are constant. At this moment, we believe that there are significant the oretical and practical possibilities in relation to the themesworkedon. The research contributes to bringing academic knowledge closer to the students and to reduce the distance between theory and practice.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113Ensino de geografiaComplexidadeEspaço geográficoEspaço turísticoComplexityTeaching of geographyGeographic spaceTourist spaceEnsino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentosTeaching geography and tourism : approaches and/or distancinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133597.pdf.txt001133597.pdf.txtExtracted Texttext/plain40950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/2/001133597.pdf.txt60476da02742de4d6dbfd6d53ff4de5bMD52ORIGINAL001133597.pdfCapítulo 5application/pdf1019591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/1/001133597.pdf1aab3d2aecd8cea6d8f1bed2ca17164cMD5110183/2320142021-11-20 05:49:36.871034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching geography and tourism : approaches and/or distancing
title Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
spellingShingle Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
Santos, José Ricardo Gomes Dos
Ensino de geografia
Complexidade
Espaço geográfico
Espaço turístico
Complexity
Teaching of geography
Geographic space
Tourist space
title_short Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
title_full Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
title_fullStr Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
title_full_unstemmed Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
title_sort Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
author Santos, José Ricardo Gomes Dos
author_facet Santos, José Ricardo Gomes Dos
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Ricardo Gomes Dos
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Complexidade
Espaço geográfico
Espaço turístico
topic Ensino de geografia
Complexidade
Espaço geográfico
Espaço turístico
Complexity
Teaching of geography
Geographic space
Tourist space
dc.subject.eng.fl_str_mv Complexity
Teaching of geography
Geographic space
Tourist space
description O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:38:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232014
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133597
url http://hdl.handle.net/10183/232014
identifier_str_mv 001133597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/2/001133597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/1/001133597.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60476da02742de4d6dbfd6d53ff4de5b
1aab3d2aecd8cea6d8f1bed2ca17164c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042831343616