Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232014 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas. |
id |
UFRGS-2_cfc693abaa78f3aa30e1b8e29a9b7cb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232014 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, José Ricardo Gomes DosCastrogiovanni, Antonio Carlos2021-11-19T04:38:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/232014001133597O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas.This article aims to investigate possible relationships between the teaching of Geography and teaching of Geography and Tourism. Theoretical in nature, it seekstoa nalyze some proposal sand already developed in this interdisciplinary field. It has an essay characterof a descrip tive analytical nature. Through out the text, relationships are establishe damong the concept sof Geographic Space, Tourism, Tourist Space and Heritage. It does notaimat a conclusion, per se, but in reflectionsthatcollaborate in the advancement of other probable investigations, discoveries, andpropositions. In dialogue with the Complex Thought of Morin (2011, 2015), we look for an approach in address ing the theme sunder the aegis of some of the principle sof Complexity. The provisional analysis meets the procedural character that values the idea in whichtruths are manyand provisional and that doubts are constant. At this moment, we believe that there are significant the oretical and practical possibilities in relation to the themesworkedon. The research contributes to bringing academic knowledge closer to the students and to reduce the distance between theory and practice.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113Ensino de geografiaComplexidadeEspaço geográficoEspaço turísticoComplexityTeaching of geographyGeographic spaceTourist spaceEnsino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentosTeaching geography and tourism : approaches and/or distancinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133597.pdf.txt001133597.pdf.txtExtracted Texttext/plain40950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/2/001133597.pdf.txt60476da02742de4d6dbfd6d53ff4de5bMD52ORIGINAL001133597.pdfCapítulo 5application/pdf1019591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/1/001133597.pdf1aab3d2aecd8cea6d8f1bed2ca17164cMD5110183/2320142021-11-20 05:49:36.871034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232014Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T07:49:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching geography and tourism : approaches and/or distancing |
title |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
spellingShingle |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos Santos, José Ricardo Gomes Dos Ensino de geografia Complexidade Espaço geográfico Espaço turístico Complexity Teaching of geography Geographic space Tourist space |
title_short |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
title_full |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
title_fullStr |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
title_full_unstemmed |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
title_sort |
Ensino de Geografia e Turismo: aproximações e/ou distanciamentos |
author |
Santos, José Ricardo Gomes Dos |
author_facet |
Santos, José Ricardo Gomes Dos Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Ricardo Gomes Dos Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Complexidade Espaço geográfico Espaço turístico |
topic |
Ensino de geografia Complexidade Espaço geográfico Espaço turístico Complexity Teaching of geography Geographic space Tourist space |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Complexity Teaching of geography Geographic space Tourist space |
description |
O presente artigo tem como objetivo central investigar possíveis relações entre o ensino de Geografia e o Turismo. De caráter teórico, procura analisar algumas propostas e pesquisas já desenvolvidas nesse âmbito interdisciplinar. Apresenta caráter ensaístico de cunho analítico-descritivo. Ao longo do texto são estabelecidas relações entre os conceitos de Espaço Geográfico, Turismo, Espaço Turístico e Patrimônio. Não visa uma conclusão propriamente dita, mas reflexões que colaborem no avanço das outras prováveis investigações, descobertas e proposições. Em diálogo com o Pensamento Complexo de Morin (2011, 2015), buscamos uma aproximação na abordagem das temáticas sob a égide de alguns dos princípios da Complexidade. A análise provisória atende ao caráter processual que valoriza a ideia de que as verdades são muitas e provisórias e as dúvidas constantes. Nesse momento, acreditamos que há significativas possibilidades teórico-práticas em relação aos temas trabalhados. A pesquisa contribui para aproximar o conhecimento acadêmico aos escolares e diminuir a distância entre teoria e práticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:38:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232014 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133597 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232014 |
identifier_str_mv |
001133597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [99]-113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/2/001133597.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232014/1/001133597.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60476da02742de4d6dbfd6d53ff4de5b 1aab3d2aecd8cea6d8f1bed2ca17164c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725121096318976 |