Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Douglas Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236202
Resumo: Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação.
id UFRGS-2_cff86295b5865c03e119d857572afb09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, MaurícioDantas, Douglas Martins2022-03-24T04:36:28Z20200104-4877http://hdl.handle.net/10183/236202001136332Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação.This article aims to investigate the creative process of mathematics teachers while they construct activities with current and/or unknown Digital Technologies (DT) (new ones for each one), in order to highlight creative possibilities in the mathematical, pedagogical and technological dimensions of “Cybereducation with mathematics teachers”. This “form/a(c)tion” suggests working with DT is not mechanical, technical, as if the applied DT were merely auxiliary to teaching and learning, but that participate in the constitution of mathematical knowledge. So, we try hereby to understand how DT can be inserted in mathematics classes, by observing the creativity in this process. Therefore, we conducted a blended course with mathematics teachers, in which we perceive specific acts of technological creativity, that are revealed through updates on the creator potential and/or creative potential of the person, expanding the subjective domain of those involved in this process of “form/a(c)tion”.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 29 (2020), p. 1-21– e020030MatemáticaFormação de professoresMathematics educationEducation of teachersDigital technologiesCreativityCriatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformaçãoTechnological creativity : a study about the construction of mathematics-activities-with-digital-technologies by teachers in cybereducationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136332.pdf.txt001136332.pdf.txtExtracted Texttext/plain65955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/3/001136332.pdf.txt1a88065d2284d3d785ab921103ea7040MD53001136332-02.pdf.txt001136332-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain64467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/4/001136332-02.pdf.txt5ac0f56eaa8106140ab1101e100ab84eMD54ORIGINAL001136332.pdfTexto completoapplication/pdf709308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/1/001136332.pdf7f697cd6ff1388c5e2002931355d6ad7MD51001136332-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf831397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/2/001136332-02.pdfb16b95b7d54c9628f14b3bf3f3c7a81eMD5210183/2362022022-03-26 05:01:37.41792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Technological creativity : a study about the construction of mathematics-activities-with-digital-technologies by teachers in cybereducation
title Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
spellingShingle Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
Rosa, Maurício
Matemática
Formação de professores
Mathematics education
Education of teachers
Digital technologies
Creativity
title_short Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
title_full Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
title_fullStr Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
title_full_unstemmed Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
title_sort Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
author Rosa, Maurício
author_facet Rosa, Maurício
Dantas, Douglas Martins
author_role author
author2 Dantas, Douglas Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício
Dantas, Douglas Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação de professores
topic Matemática
Formação de professores
Mathematics education
Education of teachers
Digital technologies
Creativity
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Education of teachers
Digital technologies
Creativity
description Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T04:36:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136332
identifier_str_mv 0104-4877
001136332
url http://hdl.handle.net/10183/236202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 29 (2020), p. 1-21– e020030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/3/001136332.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/4/001136332-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/1/001136332.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/2/001136332-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a88065d2284d3d785ab921103ea7040
5ac0f56eaa8106140ab1101e100ab84e
7f697cd6ff1388c5e2002931355d6ad7
b16b95b7d54c9628f14b3bf3f3c7a81e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225051796668416