Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236202 |
Resumo: | Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação. |
id |
UFRGS-2_cff86295b5865c03e119d857572afb09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, MaurícioDantas, Douglas Martins2022-03-24T04:36:28Z20200104-4877http://hdl.handle.net/10183/236202001136332Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação.This article aims to investigate the creative process of mathematics teachers while they construct activities with current and/or unknown Digital Technologies (DT) (new ones for each one), in order to highlight creative possibilities in the mathematical, pedagogical and technological dimensions of “Cybereducation with mathematics teachers”. This “form/a(c)tion” suggests working with DT is not mechanical, technical, as if the applied DT were merely auxiliary to teaching and learning, but that participate in the constitution of mathematical knowledge. So, we try hereby to understand how DT can be inserted in mathematics classes, by observing the creativity in this process. Therefore, we conducted a blended course with mathematics teachers, in which we perceive specific acts of technological creativity, that are revealed through updates on the creator potential and/or creative potential of the person, expanding the subjective domain of those involved in this process of “form/a(c)tion”.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 29 (2020), p. 1-21– e020030MatemáticaFormação de professoresMathematics educationEducation of teachersDigital technologiesCreativityCriatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformaçãoTechnological creativity : a study about the construction of mathematics-activities-with-digital-technologies by teachers in cybereducationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136332.pdf.txt001136332.pdf.txtExtracted Texttext/plain65955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/3/001136332.pdf.txt1a88065d2284d3d785ab921103ea7040MD53001136332-02.pdf.txt001136332-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain64467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/4/001136332-02.pdf.txt5ac0f56eaa8106140ab1101e100ab84eMD54ORIGINAL001136332.pdfTexto completoapplication/pdf709308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/1/001136332.pdf7f697cd6ff1388c5e2002931355d6ad7MD51001136332-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf831397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/2/001136332-02.pdfb16b95b7d54c9628f14b3bf3f3c7a81eMD5210183/2362022022-03-26 05:01:37.41792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Technological creativity : a study about the construction of mathematics-activities-with-digital-technologies by teachers in cybereducation |
title |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
spellingShingle |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação Rosa, Maurício Matemática Formação de professores Mathematics education Education of teachers Digital technologies Creativity |
title_short |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
title_full |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
title_fullStr |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
title_full_unstemmed |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
title_sort |
Criatividade tecnológica : um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação |
author |
Rosa, Maurício |
author_facet |
Rosa, Maurício Dantas, Douglas Martins |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Douglas Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maurício Dantas, Douglas Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Formação de professores |
topic |
Matemática Formação de professores Mathematics education Education of teachers Digital technologies Creativity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Education of teachers Digital technologies Creativity |
description |
Este artigo objetiva investigar o processo criativo deprofessorese professorasde matemática enquantoesses constróem atividades comTecnologias Digitais(TD)atuais e/ouque nãosão conhecidas (novas para cada um),de forma a evidenciaros horizontes da criatividade que podem sedesvelarnas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformaçãocom professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho comTD não sendomecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituiçãodo conhecimento matemático.Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa,comoasTDpodem serinseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos umcurso semipresencial com professores/asde matemática e conseguimos perceberatos próprios de criatividade tecnológica, os quaisse desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/asenvolvidos/asnesse processo de forma/ação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-24T04:36:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236202 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136332 |
identifier_str_mv |
0104-4877 001136332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 29 (2020), p. 1-21– e020030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/3/001136332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/4/001136332-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/1/001136332.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236202/2/001136332-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a88065d2284d3d785ab921103ea7040 5ac0f56eaa8106140ab1101e100ab84e 7f697cd6ff1388c5e2002931355d6ad7 b16b95b7d54c9628f14b3bf3f3c7a81e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225051796668416 |