Os reflexos da evasão escolar de uma escola de EJA - nível médio de Uruguaiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rosa de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151537
Resumo: Este trabalho é o resultado das ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção desenvolvido no programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED, como requisito ao título de Especialista em Gestão Educacional do Programa Nacional de Gestores da Educação Básica/MEC, o qual foi aplicado em uma Escola de Nível Médio, no município de Uruguaiana RS com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Modalidade Ensino Médio. O tema escolhido do projeto é de grande relevância, visto que a ‘evasão escolar’ é uma prática alarmante em nosso contexto escolar. A pesquisa desenvolvida busca conhecer quem é o público a quem se destina esta modalidade, quais os motivos que levaram muitos alunos a abandonar a escola regular e quais razões fizeram-nos retornar à escola nesta modalidade. Por meio da pesquisa-ação, buscaram-se soluções para sanar o problema, o que promoveria condições para ações e transformações de situações dentro dela própria, por meio da autorreflexão coletiva. Com essa pesquisa, pode-se observar e comprovar a heterogeneidade de idade desses indivíduos e comprovar que a maioria dos alunos que frequenta a modalidade é composta de pessoas de baixa renda, que buscam, por meio do ensino, melhorar suas condições de vida. Pode-se perceber também que esses alunos buscam conhecimentos que ultrapassem a educação básica. Esses indivíduos pretendem dar continuidade aos seus estudos, adquirir melhores empregos e, consequentemente, conseguir a ascensão social. Foi possível, a partir da pesquisa, levantar dados importantes da opinião dos alunos, da equipe diretiva e dos professores quanto ao trabalho realizado na EJA. Também foi possível detectar problemas no processo de ensino. Vale ressaltar a intenção da equipe de desenvolver um trabalho de qualidade, buscando romper com a passividade do ensino tradicional que ainda vigora. Todo o trabalho é um desafio e, como não poderia ser diferente, alcançamos pontos positivos e negativos, pois identificamos que ainda existem pontos a serem corrigidos no ambiente escolar e nos métodos adotados por alguns professores, pela busca constante de interagir e saber a verdadeira necessidade do aluno da EJA. Buscamos, com pesquisas e reuniões, sanar algumas dificuldades encontradas, como adequar os conteúdos à realidade do aluno.
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