Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Camila Furlan da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Goulart, Sueli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217820
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o exercício de compreensão da economia política do ensino superior a partir da contextualização e descrever os principais programas governamentais desenvolvidos nos governos Lula e Dilma. Exploramos a categoria capitalismo acadêmico para um exercício inicial de análise das reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Essa categoria busca identificar as múltiplas formas e significados, por meio das quais comportamentos de mercado e pró-mercado têm sido adotados pelas universidades estadunidenses para criar processos de integração à chamada nova economia em busca de fontes alternativas de financiamento. Ao aproximar os programas governamentais brasileiros à ótica do capitalismo acadêmico, identificamos que as mudanças impostas pelas alterações na legislação contribuem para a reestruturação das práticas acadêmicas e criam condições para a implementação do regime acadêmico capitalista. Entretanto, o viés funcionalista-sistêmico-estrutural da categoria e a necessidade de mediação com o concreto impõem limites para o entendimento das reformas no ensino superior do país. Vislumbramos que, para refletir sobre as implicações da lógica neoliberal nas reformas em países dependentes como o Brasil, é necessário retomar o pensamento do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes e submeter a categoria padrão dependente de educação superior, formulada por ele na década de 1970, a mediações histórico-concretas coetâneas para compreender como as reformas em curso se relacionam com aquele padrão.
id UFRGS-2_d045cec58dcc9bcfe0826c9bf2c0fd83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217820
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Camila Furlan daGoulart, Sueli2021-02-09T04:07:35Z20181679-3951http://hdl.handle.net/10183/217820001088070Este artigo tem por objetivo apresentar o exercício de compreensão da economia política do ensino superior a partir da contextualização e descrever os principais programas governamentais desenvolvidos nos governos Lula e Dilma. Exploramos a categoria capitalismo acadêmico para um exercício inicial de análise das reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Essa categoria busca identificar as múltiplas formas e significados, por meio das quais comportamentos de mercado e pró-mercado têm sido adotados pelas universidades estadunidenses para criar processos de integração à chamada nova economia em busca de fontes alternativas de financiamento. Ao aproximar os programas governamentais brasileiros à ótica do capitalismo acadêmico, identificamos que as mudanças impostas pelas alterações na legislação contribuem para a reestruturação das práticas acadêmicas e criam condições para a implementação do regime acadêmico capitalista. Entretanto, o viés funcionalista-sistêmico-estrutural da categoria e a necessidade de mediação com o concreto impõem limites para o entendimento das reformas no ensino superior do país. Vislumbramos que, para refletir sobre as implicações da lógica neoliberal nas reformas em países dependentes como o Brasil, é necessário retomar o pensamento do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes e submeter a categoria padrão dependente de educação superior, formulada por ele na década de 1970, a mediações histórico-concretas coetâneas para compreender como as reformas em curso se relacionam com aquele padrão.This article aims to understand the political economy of higher education based on the contextualization and the description of the main government programs developed throughout the Lula and Dilma governments. The academic capitalism category will be explored for an initial analysis of neoliberal reforms in Brazilian higher education. The category seeks to identify the multiple forms and meanings through which market and pro-market behaviors have been adopted by the US universities to create processes of integration to the new economy in search of alternative funding sources. When Brazilian government programs are approached to the perspective of academic capitalism, we identify that the changes imposed by the amendments in legislation contribute to the restructuring of academic practices and create conditions for implementation of the academic capitalist regime. However, the functional-systemic-structural bias of the category and the need to mediate with the “concrete” imposes limits for the understanding of higher education reforms in the country. Thus, in order to reflect on the implications of neoliberal logic for reforms in dependent countries such as Brazil, it is necessary to resume the thinking of the Brazilian sociologist Florestan Fernandes and submit the dependent pattern category on higher education formulated by him in the 1970s to contemporary historical-concrete mediations to understand how ongoing reforms are related to that pattern.El objetivo de este artículo es presentar el ejercicio de entender la economía política de la educación superior a partir de la contextualización y de la descripción de los principales programas gubernamentales desarrollados durante las gestiones de Luiz Inácio Lula da Silva y Dilma Rousseff. Se explora la categoría capitalismo académico para un ejercicio inicial de análisis de las reformas neoliberales en la educación superior brasileña. Dicha categoría se propone identificar los múltiples significados y formas mediante los cuales las universidades estadunidenses han adoptado comportamientos de mercado y promercado para crear procesos de integración a la denominada nueva economía en búsqueda de fuentes alternativas de financiación. Al aproximar los programas del gobierno brasileño a la perspectiva del capitalismo académico, se identifica que los cambios impuestos por las modificaciones en la legislación contribuyen a la reestructuración de las prácticas académicas y crean condiciones para la implementación del régimen académico capitalista. Sin embargo, el sesgo funcionalistasistémico-estructural de la categoría y la necesidad de mediación con lo concreto imponen límites a la comprensión de las reformas en la educación superior del país. Se observa que, para reflexionar sobre las implicaciones de la lógica neoliberal de las reformas en los países dependientes como Brasil, es necesario retomar el pensamiento del sociólogo brasileño Florestan Fernandes y someter la categoría estándar dependiente de la educación superior a mediaciones histórico-concretas contemporáneas para entender cómo las reformas en curso se relacionan con ese estándar.application/pdfporCadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 3 (jul./set. 2018), p. 396-409Capitalismo : Aspectos sociaisEnsino superiorGoverno LulaGoverno Dilma RousseffPolíticas públicas : EducaçãoNeoliberalismoAcademic capitalismBrazilian higher educationNeoliberalismCapitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiroThe academic capitalism and neo-liberal reforms in Brazilian higher education Capitalismo académico y reformas neoliberales en la educación superior brasileña info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088070.pdf.txt001088070.pdf.txtExtracted Texttext/plain68514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217820/2/001088070.pdf.txt662d29975a1e2dc311cbac6617f38695MD52ORIGINAL001088070.pdfTexto completoapplication/pdf687932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217820/1/001088070.pdf3c40f68eda573c476e723cc27f00430fMD5110183/2178202024-05-23 06:42:52.041416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:42:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The academic capitalism and neo-liberal reforms in Brazilian higher education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Capitalismo académico y reformas neoliberales en la educación superior brasileña
title Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
spellingShingle Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
Costa, Camila Furlan da
Capitalismo : Aspectos sociais
Ensino superior
Governo Lula
Governo Dilma Rousseff
Políticas públicas : Educação
Neoliberalismo
Academic capitalism
Brazilian higher education
Neoliberalism
title_short Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
title_full Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
title_fullStr Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
title_sort Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro
author Costa, Camila Furlan da
author_facet Costa, Camila Furlan da
Goulart, Sueli
author_role author
author2 Goulart, Sueli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Camila Furlan da
Goulart, Sueli
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo : Aspectos sociais
Ensino superior
Governo Lula
Governo Dilma Rousseff
Políticas públicas : Educação
Neoliberalismo
topic Capitalismo : Aspectos sociais
Ensino superior
Governo Lula
Governo Dilma Rousseff
Políticas públicas : Educação
Neoliberalismo
Academic capitalism
Brazilian higher education
Neoliberalism
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic capitalism
Brazilian higher education
Neoliberalism
description Este artigo tem por objetivo apresentar o exercício de compreensão da economia política do ensino superior a partir da contextualização e descrever os principais programas governamentais desenvolvidos nos governos Lula e Dilma. Exploramos a categoria capitalismo acadêmico para um exercício inicial de análise das reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Essa categoria busca identificar as múltiplas formas e significados, por meio das quais comportamentos de mercado e pró-mercado têm sido adotados pelas universidades estadunidenses para criar processos de integração à chamada nova economia em busca de fontes alternativas de financiamento. Ao aproximar os programas governamentais brasileiros à ótica do capitalismo acadêmico, identificamos que as mudanças impostas pelas alterações na legislação contribuem para a reestruturação das práticas acadêmicas e criam condições para a implementação do regime acadêmico capitalista. Entretanto, o viés funcionalista-sistêmico-estrutural da categoria e a necessidade de mediação com o concreto impõem limites para o entendimento das reformas no ensino superior do país. Vislumbramos que, para refletir sobre as implicações da lógica neoliberal nas reformas em países dependentes como o Brasil, é necessário retomar o pensamento do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes e submeter a categoria padrão dependente de educação superior, formulada por ele na década de 1970, a mediações histórico-concretas coetâneas para compreender como as reformas em curso se relacionam com aquele padrão.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-09T04:07:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217820
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-3951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088070
identifier_str_mv 1679-3951
001088070
url http://hdl.handle.net/10183/217820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 3 (jul./set. 2018), p. 396-409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217820/2/001088070.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217820/1/001088070.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 662d29975a1e2dc311cbac6617f38695
3c40f68eda573c476e723cc27f00430f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225007697756160