Gamificação no cotidiano escolar : um mapeamento sistemático de literatura com ênfase em tecnologia e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréa Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199491
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados de um mapeamento sistemático sobre gamificação. Foram realizadas buscas em repositórios de revistas científicas e anais de eventos de relevância nacional na área de Informática na Educação, onde foram encontrados 100 trabalhos compatíveis com os termos de busca. Desses, 14 se encaixavam nos critérios de definidos para inclusão, exclusão e qualidade dos trabalhos. Em todos os trabalhos analisados, o interesse e o engajamento nas aulas, em diferentes componentes curriculares, aumentou significativamente, assim como, o rendimento escolar. As vantagens superam e muito as desvantagens da técnica. Não houve uma plataforma mais utilizada, cada um dos 14 trabalhos analisados usou uma plataforma diferente. Uma das dificuldades apresentadas, foi a de que alguns professores fazem uso indiscriminado e vazio da gamificação, sem um planejamento adequado, o que impede o elo de ligação entre o conteúdo e a prática. Outra dificuldade, bastante importante, é a desigualdade socioeconômica entre os estudantes e a falta de infraestrutura das escolas, o que dificulta bastante a aplicação de qualquer atividade gamificada. Percebe-se a necessidade da modificação do cotidiano escolar para um maior rendimento, sendo a gamificação uma maneira recente, mas bastante eficaz, visto que os estudantes de hoje são nativos digitais, os educadores são imigrantes digitais e o mundo está inserido num contexto totalmente digital. Assim, abre-se cada vez mais espaço para o planejamento de estratégias que possam através de processos gamificados ampliar o protagonismo dos alunos e proporcionar o desenvolvimento de experiências de aprendizagem mais ativas.
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