A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168824 |
Resumo: | A presente monografia versa sobre o comportamento dos investimentos publicitários de um dos principais veículos do meio jornal do sul do Brasil, o Jornal Zero Hora, enquanto busca de alternativas para fazer frente a uma tendência de queda de receita do meio jornal impresso, o que ocorre em um cenário de crescimento de mídias cada vez mais digital. Inicia-se com a apresentação do histórico da publicidade no mercado nacional, evidenciando que os papéis dos meios de comunicação e das mídias de publicidade têm relação importante com o sucesso do sistema capitalista mundial, regulado por um mercado propulsionado pelo incentivo às inovações. A partir disso, parte-se para uma descrição histórica do meio jornal, apresentando sua trajetória, conceitos e particularidades e inter-relacionando-os com o surgimento do veículo Zero Hora no cenário gaúcho. Parte-se então para a análise da evolução das principais linhas de receitas do jornal ZH no período de 2007-2016, a qual evidenciará que a mídia tradicional não é a principal responsável pela tendência de queda de receita verificada para o referido jornal. |
id |
UFRGS-2_d073c09ac70a5463008828cafb728097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168824 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Rafael ZdanowiczMartins, Marcilene Aparecida2017-09-26T02:26:06Z2017http://hdl.handle.net/10183/168824001046732A presente monografia versa sobre o comportamento dos investimentos publicitários de um dos principais veículos do meio jornal do sul do Brasil, o Jornal Zero Hora, enquanto busca de alternativas para fazer frente a uma tendência de queda de receita do meio jornal impresso, o que ocorre em um cenário de crescimento de mídias cada vez mais digital. Inicia-se com a apresentação do histórico da publicidade no mercado nacional, evidenciando que os papéis dos meios de comunicação e das mídias de publicidade têm relação importante com o sucesso do sistema capitalista mundial, regulado por um mercado propulsionado pelo incentivo às inovações. A partir disso, parte-se para uma descrição histórica do meio jornal, apresentando sua trajetória, conceitos e particularidades e inter-relacionando-os com o surgimento do veículo Zero Hora no cenário gaúcho. Parte-se então para a análise da evolução das principais linhas de receitas do jornal ZH no período de 2007-2016, a qual evidenciará que a mídia tradicional não é a principal responsável pela tendência de queda de receita verificada para o referido jornal.This monograph deals with the behavior of the advertising investments of one of the main newspapers in the south of Brazil, Zero Hora, while searching for alternatives to cope with a downward trend in the revenue of the printed newspaper, which occurs in a scenario of digital media growth. It begins with the presentation of the history of advertising in the national market, showing that the roles of the media and advertising media have important relation with the success of the capitalist system, regulated by a market driven by innovations. From this, we start with a historical description of the newspaper, presenting its trajectory, concepts and particularities and interrelating them with the emergence of the Zero Hora. Then, we analyze the evolution of the main revenue lines of the newspaper ZH in the period 2007-2016, which will show that traditional media is not primarily responsible for the downward trend in revenue for the newspaper.application/pdfporZero Hora (Jornal)Traditional mediaAdvertising marketJournalA queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046732.pdf001046732.pdfTexto completoapplication/pdf598294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/1/001046732.pdf8c8774dddfa5bfff49467736b7b1e1e4MD51TEXT001046732.pdf.txt001046732.pdf.txtExtracted Texttext/plain135441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/2/001046732.pdf.txtd40fb485ab51ba3554e57b944caa74ccMD52THUMBNAIL001046732.pdf.jpg001046732.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/3/001046732.pdf.jpg33ea739c0e82f1156409b68745e17135MD5310183/1688242019-05-10 02:37:06.393091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T05:37:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
title |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
spellingShingle |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos Monteiro, Rafael Zdanowicz Zero Hora (Jornal) Traditional media Advertising market Journal |
title_short |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
title_full |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
title_fullStr |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
title_full_unstemmed |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
title_sort |
A queda de receita do meio jornal atrelada ao mercado publicitário : o jornal Zero Hora nos últimos 10 anos |
author |
Monteiro, Rafael Zdanowicz |
author_facet |
Monteiro, Rafael Zdanowicz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Rafael Zdanowicz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Marcilene Aparecida |
contributor_str_mv |
Martins, Marcilene Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zero Hora (Jornal) |
topic |
Zero Hora (Jornal) Traditional media Advertising market Journal |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Traditional media Advertising market Journal |
description |
A presente monografia versa sobre o comportamento dos investimentos publicitários de um dos principais veículos do meio jornal do sul do Brasil, o Jornal Zero Hora, enquanto busca de alternativas para fazer frente a uma tendência de queda de receita do meio jornal impresso, o que ocorre em um cenário de crescimento de mídias cada vez mais digital. Inicia-se com a apresentação do histórico da publicidade no mercado nacional, evidenciando que os papéis dos meios de comunicação e das mídias de publicidade têm relação importante com o sucesso do sistema capitalista mundial, regulado por um mercado propulsionado pelo incentivo às inovações. A partir disso, parte-se para uma descrição histórica do meio jornal, apresentando sua trajetória, conceitos e particularidades e inter-relacionando-os com o surgimento do veículo Zero Hora no cenário gaúcho. Parte-se então para a análise da evolução das principais linhas de receitas do jornal ZH no período de 2007-2016, a qual evidenciará que a mídia tradicional não é a principal responsável pela tendência de queda de receita verificada para o referido jornal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T02:26:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168824 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168824 |
identifier_str_mv |
001046732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/1/001046732.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/2/001046732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168824/3/001046732.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c8774dddfa5bfff49467736b7b1e1e4 d40fb485ab51ba3554e57b944caa74cc 33ea739c0e82f1156409b68745e17135 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447203466969088 |