Redesign de projeto editorial sobre propriedade intelectual para designers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279780 |
Resumo: | O projeto de redesign do livro “Curso de Propriedade Intelectual para Designers”, de João Ademar de Andrade Lima, busca, por meio de uma abordagem mais acessível e ilustrativa, informar profissionais do Design sobre as leis brasileiras de direitos autorais que regem a proteção de trabalhos artísticos e projetos de criação intangíveis, assim como elucidar sobre a importância do registro de projetos de propriedade industrial. O foco central deste trabalho é a reestruturação do projeto gráfico de um material didático que oferece orientação básica sobre como proteger a autoria e as especificidades de uma criação, promovendo uma compreensão clara dos procedimentos necessários e alertando sobre possíveis cenários resultantes do uso indevido de obras artísticas e projetos de aplicabilidade industrial. Como metodologia, foi utilizada uma adaptação da Metodologia Projetual de Gui Bonsiepe (1984) com o método desenvolvido por Guto Lins (2003) para projetos editoriais. A pesquisa teórica teve como foco aspectos relevantes para justificar a importância do projeto e entender as possíveis formas de adaptar o projeto original. Foram abordados os temas: legislação de Propriedade Intelectual, o papel do Design Editorial e ferramentas do Design Instrucional. Outros dados foram coletados dados via formulário com profissionais do design e a partir de uma entrevista com uma advogada especializada em Propriedade Intelectual. Além disso, foi realizada uma análise com obras similares e de edições anteriores da obra original de João Ademar de Andrade Lima. A partir dessas etapas, surgiram ideias aplicáveis no desenvolvimento do material final para que se tornasse acessível e atrativo para designers. O resultado final do projeto gráfico foi avaliado e validado por estudantes de design. Por fim, foi produzido um protótipo físico e foram feitos mockups com possíveis aplicações para a campanha de um hipotético lançamento da nova edição desenvolvida. O livro contém 248 páginas e possui uma composição visual que o torna mais atraente para seu público-alvo, apresentando um conteúdo complexo de forma acessível e menos intimidadora que estimula o interesse do leitor pelo assunto. |
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Lângaro, Carolina PatussiCattani, Airton2024-10-09T06:50:12Z2024http://hdl.handle.net/10183/279780001212455O projeto de redesign do livro “Curso de Propriedade Intelectual para Designers”, de João Ademar de Andrade Lima, busca, por meio de uma abordagem mais acessível e ilustrativa, informar profissionais do Design sobre as leis brasileiras de direitos autorais que regem a proteção de trabalhos artísticos e projetos de criação intangíveis, assim como elucidar sobre a importância do registro de projetos de propriedade industrial. O foco central deste trabalho é a reestruturação do projeto gráfico de um material didático que oferece orientação básica sobre como proteger a autoria e as especificidades de uma criação, promovendo uma compreensão clara dos procedimentos necessários e alertando sobre possíveis cenários resultantes do uso indevido de obras artísticas e projetos de aplicabilidade industrial. Como metodologia, foi utilizada uma adaptação da Metodologia Projetual de Gui Bonsiepe (1984) com o método desenvolvido por Guto Lins (2003) para projetos editoriais. A pesquisa teórica teve como foco aspectos relevantes para justificar a importância do projeto e entender as possíveis formas de adaptar o projeto original. Foram abordados os temas: legislação de Propriedade Intelectual, o papel do Design Editorial e ferramentas do Design Instrucional. Outros dados foram coletados dados via formulário com profissionais do design e a partir de uma entrevista com uma advogada especializada em Propriedade Intelectual. Além disso, foi realizada uma análise com obras similares e de edições anteriores da obra original de João Ademar de Andrade Lima. A partir dessas etapas, surgiram ideias aplicáveis no desenvolvimento do material final para que se tornasse acessível e atrativo para designers. O resultado final do projeto gráfico foi avaliado e validado por estudantes de design. Por fim, foi produzido um protótipo físico e foram feitos mockups com possíveis aplicações para a campanha de um hipotético lançamento da nova edição desenvolvida. O livro contém 248 páginas e possui uma composição visual que o torna mais atraente para seu público-alvo, apresentando um conteúdo complexo de forma acessível e menos intimidadora que estimula o interesse do leitor pelo assunto.The redesign project of the book "Intellectual Property Course for Designers," by João Ademar de Andrade Lima, aims to, through a more accessible and illustrative approach, inform Design professionals about Brazilian copyright laws governing the protection of artistic works and intangible creation projects, as well as elucidate the importance of registering industrial property projects. The central focus of this work is the restructuring of the graphic design of an educational material that offers basic guidance on how to protect authorship and the specifics of a creation, promoting a clear understanding of the necessary procedures and warning about possible scenarios resulting from the misuse of artistic works and industrially applicable projects. The methodology used was an adaptation of Gui Bonsiepe’s Project Methodology (1984) along with the method developed by Guto Lins (2003) for editorial projects. The theoretical research focused on relevant aspects to justify the importance of the project and understand possible ways to adapt the original design. The topics covered included Intellectual Property legislation, the role of Editorial Design, and tools from Instructional Design. Additional data were collected through a survey of design professionals and an interview with a lawyer specializing in Intellectual Property. Furthermore, an analysis was conducted on similar works and previous editions of João Ademar de Andrade Lima’s original book. From these stages, ideas emerged that were applicable to the development of the final material, making it more accessible and attractive to designers. The final result of the graphic project was evaluated and validated by design students. Lastly, a physical prototype was produced, and mockups were created with potential applications for the campaign of a hypothetical launch of the newly developed edition. The book contains 248 pages and features a visual composition that makes it more appealing to its target audience, presenting complex content in a more accessible and less intimidating manner, stimulating the reader's interest in the subject.application/pdfporDesignDesign editorialPropriedade intelectualRedesignEditorialIntellectual PropertyRedesign de projeto editorial sobre propriedade intelectual para designersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2024Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212455.pdf.txt001212455.pdf.txtExtracted Texttext/plain156250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279780/2/001212455.pdf.txt1abc8dc904dca14043ce97aa6677deffMD52ORIGINAL001212455.pdfTexto completoapplication/pdf72629095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279780/1/001212455.pdf3929de058c731786e75a01990e7379d6MD5110183/2797802024-10-10 06:48:56.622307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-10T09:48:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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