Brincando a dança popular na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gabriela Amaro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67906
Resumo: O brincar é uma atividade presente na vida das crianças desde muito cedo, é brincando que elas recriam situações, aprendem a tomar decisões e enfrentam seus medos. A dança popular está inserida culturalmente em festas, desfiles e diversas manifestações da cultura popular, das quais muitas vezes fazemos parte, quer seja observando, quer seja participando mais ativamente. Na infância o brincar e o dançar estão conectados. Crianças geralmente são cheias de ritmo e não tem vergonha do corpo. Já o ambiente escolar é propício à troca, por isso a importância da dança nesse contexto possibilita vivências, além da possibilidade da diferença no outro ser percebida não como algo ruim, mas algo a acrescentar na sua formação. O presente trabalho é resultado da experiência de estágio realizado no Colégio de Aplicação com os Alfas (ensino fundamental), do 1º ao 5º ano realizado no período de abril a junho de 2012. Esse teve como objetivo analisar a importância da prática da dança popular na escola, fornecendo elementos para o entendimento do contexto em que ela está inserida trazendo como alternativa a essa prática o brincar na vivência da dança popular. Foi possível constatar que a necessidade do contato com a própria cultura é muito grande, as crianças deste estágio mais sabiam sobre culturas estrangeiras do que sobre a cultura do próprio país. Apesar de um receio inicial dos alunos com as propostas de aula, existiu o interesse e a disponibilidade para a troca, bastou proporcioná-la.
id UFRGS-2_d1250d9f6553b5a06b9abd868a6b385e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, Gabriela AmaroOliveira, Maria Luisa2013-03-21T01:44:11Z2012http://hdl.handle.net/10183/67906000874187O brincar é uma atividade presente na vida das crianças desde muito cedo, é brincando que elas recriam situações, aprendem a tomar decisões e enfrentam seus medos. A dança popular está inserida culturalmente em festas, desfiles e diversas manifestações da cultura popular, das quais muitas vezes fazemos parte, quer seja observando, quer seja participando mais ativamente. Na infância o brincar e o dançar estão conectados. Crianças geralmente são cheias de ritmo e não tem vergonha do corpo. Já o ambiente escolar é propício à troca, por isso a importância da dança nesse contexto possibilita vivências, além da possibilidade da diferença no outro ser percebida não como algo ruim, mas algo a acrescentar na sua formação. O presente trabalho é resultado da experiência de estágio realizado no Colégio de Aplicação com os Alfas (ensino fundamental), do 1º ao 5º ano realizado no período de abril a junho de 2012. Esse teve como objetivo analisar a importância da prática da dança popular na escola, fornecendo elementos para o entendimento do contexto em que ela está inserida trazendo como alternativa a essa prática o brincar na vivência da dança popular. Foi possível constatar que a necessidade do contato com a própria cultura é muito grande, as crianças deste estágio mais sabiam sobre culturas estrangeiras do que sobre a cultura do próprio país. Apesar de um receio inicial dos alunos com as propostas de aula, existiu o interesse e a disponibilidade para a troca, bastou proporcioná-la.Play is an activity present in children's lives from an early age, it is through playing that they recreate situations, learn to make decisions and face their fears. Popular dancing is culturally embedded in festivals, parades and various manifestations of popular culture, of which we are often part, either watching or participating more actively. In childhood, play and dance are connected. Children are usually full of rhythm and not ashamed of their bodies. The school environment, in turn, is conducive to exchanges, so the importance of dance in this context, enabling experiences beyond the possibility of a difference not to be perceived as something bad by others, but as something to add to their education. The present paper is a result of the training experience at Colégio de Aplicação with Alphas (elementary school levels) from 1st to 5th year, conducted between April to June 2012. It aimed to identify the importance of popular dancing practice in the school, providing information for understanding the context in which it is embedded, bringing as an alternative to this practice the experience of popular dancing playing. It was found that the need for contact with the own culture is very high, children at this stage knew more about foreign cultures than about the culture of their own country. Despite initial fears of the students with the proposed class, there was interest and availability for the exchange, it was enough to provide the opportunity.application/pdfporDança popularPlayPopular dancingSchool dancingExperience reportBrincando a dança popular na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874187.pdf000874187.pdfTexto completoapplication/pdf2779739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/1/000874187.pdf3eaf47162e85f4c2a73b0073d0f564e8MD51TEXT000874187.pdf.txt000874187.pdf.txtExtracted Texttext/plain91017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/2/000874187.pdf.txtd3fbdee896815c6f383afa12b7b636c8MD52THUMBNAIL000874187.pdf.jpg000874187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/3/000874187.pdf.jpgf2364c782e949c94475bfd371bbf9a7dMD5310183/679062018-10-15 07:52:55.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincando a dança popular na escola
title Brincando a dança popular na escola
spellingShingle Brincando a dança popular na escola
Cruz, Gabriela Amaro
Dança popular
Play
Popular dancing
School dancing
Experience report
title_short Brincando a dança popular na escola
title_full Brincando a dança popular na escola
title_fullStr Brincando a dança popular na escola
title_full_unstemmed Brincando a dança popular na escola
title_sort Brincando a dança popular na escola
author Cruz, Gabriela Amaro
author_facet Cruz, Gabriela Amaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Gabriela Amaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Luisa
contributor_str_mv Oliveira, Maria Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança popular
topic Dança popular
Play
Popular dancing
School dancing
Experience report
dc.subject.eng.fl_str_mv Play
Popular dancing
School dancing
Experience report
description O brincar é uma atividade presente na vida das crianças desde muito cedo, é brincando que elas recriam situações, aprendem a tomar decisões e enfrentam seus medos. A dança popular está inserida culturalmente em festas, desfiles e diversas manifestações da cultura popular, das quais muitas vezes fazemos parte, quer seja observando, quer seja participando mais ativamente. Na infância o brincar e o dançar estão conectados. Crianças geralmente são cheias de ritmo e não tem vergonha do corpo. Já o ambiente escolar é propício à troca, por isso a importância da dança nesse contexto possibilita vivências, além da possibilidade da diferença no outro ser percebida não como algo ruim, mas algo a acrescentar na sua formação. O presente trabalho é resultado da experiência de estágio realizado no Colégio de Aplicação com os Alfas (ensino fundamental), do 1º ao 5º ano realizado no período de abril a junho de 2012. Esse teve como objetivo analisar a importância da prática da dança popular na escola, fornecendo elementos para o entendimento do contexto em que ela está inserida trazendo como alternativa a essa prática o brincar na vivência da dança popular. Foi possível constatar que a necessidade do contato com a própria cultura é muito grande, as crianças deste estágio mais sabiam sobre culturas estrangeiras do que sobre a cultura do próprio país. Apesar de um receio inicial dos alunos com as propostas de aula, existiu o interesse e a disponibilidade para a troca, bastou proporcioná-la.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67906
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874187
url http://hdl.handle.net/10183/67906
identifier_str_mv 000874187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/1/000874187.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/2/000874187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67906/3/000874187.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3eaf47162e85f4c2a73b0073d0f564e8
d3fbdee896815c6f383afa12b7b636c8
f2364c782e949c94475bfd371bbf9a7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447101948035072