Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dettenborn, Leandro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135431
Resumo: Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar.
id UFRGS-2_d16a9456d790931d50cbce4ac8f0bba3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135431
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dettenborn, LeandroJacks, Nilda AparecidaWottrich, Laura Anelise Faccio2016-04-09T02:28:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/135431000987856Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar.Taking into account the widespread of smartphone use, for tasks that were previously performed on other devices, it became necessary to revise advertising strategies; this study investigates the advertising consumption on mobile devices focusing on young people from Porto Alegre - RS. The main concepts of this paper were explored from the theories of cyberculture, that guides the everyday about the object in study, and the theories of consumption, specifically, media consumption. As methodological procedures, it was used literature and document research, the application of a questionnaire and an interview. It was concluded, throught the research developed, that this young people stays connected to the internet for most of the day and that advertising effort of personalized promotional argument to young people profiles catches more of their attention and looks more attractive to them.application/pdfporDispositivos móveisPublicidadeJovensConsumptionAdvertisingMobile devicesMedia consumptionConsumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987856.pdf000987856.pdfTexto completoapplication/pdf1134742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/1/000987856.pdf6a6bf1dc1347656b0a9ddffd613c1d7cMD51TEXT000987856.pdf.txt000987856.pdf.txtExtracted Texttext/plain138642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/2/000987856.pdf.txt635b84d73d0e97c813a8ae5b92fb1067MD52THUMBNAIL000987856.pdf.jpg000987856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/3/000987856.pdf.jpg796d987fc3d103605afaa419877d22bdMD5310183/1354312018-10-11 08:40:22.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
title Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
spellingShingle Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
Dettenborn, Leandro
Dispositivos móveis
Publicidade
Jovens
Consumption
Advertising
Mobile devices
Media consumption
title_short Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
title_full Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
title_fullStr Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
title_full_unstemmed Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
title_sort Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
author Dettenborn, Leandro
author_facet Dettenborn, Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dettenborn, Leandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wottrich, Laura Anelise Faccio
contributor_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Wottrich, Laura Anelise Faccio
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Publicidade
Jovens
topic Dispositivos móveis
Publicidade
Jovens
Consumption
Advertising
Mobile devices
Media consumption
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Advertising
Mobile devices
Media consumption
description Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-09T02:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135431
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987856
url http://hdl.handle.net/10183/135431
identifier_str_mv 000987856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/1/000987856.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/2/000987856.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/3/000987856.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a6bf1dc1347656b0a9ddffd613c1d7c
635b84d73d0e97c813a8ae5b92fb1067
796d987fc3d103605afaa419877d22bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447167663341568