Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/135431 |
Resumo: | Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar. |
id |
UFRGS-2_d16a9456d790931d50cbce4ac8f0bba3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135431 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dettenborn, LeandroJacks, Nilda AparecidaWottrich, Laura Anelise Faccio2016-04-09T02:28:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/135431000987856Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar.Taking into account the widespread of smartphone use, for tasks that were previously performed on other devices, it became necessary to revise advertising strategies; this study investigates the advertising consumption on mobile devices focusing on young people from Porto Alegre - RS. The main concepts of this paper were explored from the theories of cyberculture, that guides the everyday about the object in study, and the theories of consumption, specifically, media consumption. As methodological procedures, it was used literature and document research, the application of a questionnaire and an interview. It was concluded, throught the research developed, that this young people stays connected to the internet for most of the day and that advertising effort of personalized promotional argument to young people profiles catches more of their attention and looks more attractive to them.application/pdfporDispositivos móveisPublicidadeJovensConsumptionAdvertisingMobile devicesMedia consumptionConsumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987856.pdf000987856.pdfTexto completoapplication/pdf1134742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/1/000987856.pdf6a6bf1dc1347656b0a9ddffd613c1d7cMD51TEXT000987856.pdf.txt000987856.pdf.txtExtracted Texttext/plain138642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/2/000987856.pdf.txt635b84d73d0e97c813a8ae5b92fb1067MD52THUMBNAIL000987856.pdf.jpg000987856.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/3/000987856.pdf.jpg796d987fc3d103605afaa419877d22bdMD5310183/1354312018-10-11 08:40:22.128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
title |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
spellingShingle |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre Dettenborn, Leandro Dispositivos móveis Publicidade Jovens Consumption Advertising Mobile devices Media consumption |
title_short |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
title_full |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
title_fullStr |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
title_sort |
Consumo de publicidade em dispositivos móveis por jovens de Porto Alegre |
author |
Dettenborn, Leandro |
author_facet |
Dettenborn, Leandro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dettenborn, Leandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Wottrich, Laura Anelise Faccio |
contributor_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida Wottrich, Laura Anelise Faccio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos móveis Publicidade Jovens |
topic |
Dispositivos móveis Publicidade Jovens Consumption Advertising Mobile devices Media consumption |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumption Advertising Mobile devices Media consumption |
description |
Considerando que a proliferação do uso de smartphones para tarefas que antes eram desempenhadas em outros aparelhos tornou necessária a revisão das estratégias de publicidade, este estudo investiga o consumo de publicidade em dispositivos móveis com foco nos jovens de Porto Alegre - RS. Os principais conceitos deste estudo foram explorados a partir das teorias da cibercultura, que pautam o cotidiano do objeto investigado, e pelas teorias sobre consumo, mais especificamente, consumo midiático. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental, aplicação de questionário e entrevista. Concluiu-se, por meio da pesquisa desenvolvida, entre outros achados, que esse jovem permanece conectado à internet por boa parte do dia e o esforço publicitário de argumento promocional e personalizado ao perfil do jovem chama mais a sua atenção e se torna mais interessante ao seu olhar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-09T02:28:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/135431 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987856 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/135431 |
identifier_str_mv |
000987856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/1/000987856.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/2/000987856.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135431/3/000987856.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a6bf1dc1347656b0a9ddffd613c1d7c 635b84d73d0e97c813a8ae5b92fb1067 796d987fc3d103605afaa419877d22bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447167663341568 |