Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Gabriela de Sá Garay
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230387
Resumo: A presente monografia se baseia na seguinte questão norteadora: como mulheres ilustradoras, que trabalham a temática do corpo em suas produções artísticas, percebem as relações de consumo midiático de representações do corpo feminino? O objetivo geral da pesquisa, portanto, se propõe a compreender como as representações midiáticas do corpo feminino permeiam as vivências de mulheres, a partir da perspectiva das ilustradoras que versam sobre o tema do corpo através da arte. Neste sentido, acionamos os seguintes objetivos específicos: mapear o consumo midiático de mulheres ilustradoras que trabalham a temática do corpo; perceber como são as relações que essas mulheres estabelecem com seus próprios corpos; observar suas percepções quanto às representações do corpo feminino na mídia; bem como analisar a construção de seus trabalhos de ilustração e a forma como o corpo é representado nessas produções. O referencial teórico aborda, inicialmente, a discussão sobre o conceito de gênero através das ideias de autoras como Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) e Carneiro (2003). A temática do corpo aparece atrelada às ideias de Foucault (1985; 1999), Federici (2017), Andrade (2003) e Lupton (2000). O entrelaçamento destes temas com a sociedade de consumo se dá a partir de Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) e Canclini (1997). Para tratar do sistema de produção e consumo de representações midiáticas, levamos em conta as visões de Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) e Toaldo; Jacks (2013). A metodologia desta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa e se baseia na realização de entrevistas em profundidade com seis mulheres ilustradoras brasileiras. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar alguns pontos. Existe um aumento do consumo midiático por meio de plataformas digitais, em detrimento do consumo de televisão e mídia impressa das participantes. As percepções das entrevistadas quanto às representações do corpo feminino são atravessadas por vivências, recortes de gênero e de raça, padrões corporais estabelecidos socialmente e hábitos de consumo midiático. As participantes percebem que as representações midiáticas da atualidade não contemplam a diversidade de corpos existentes. No entanto, todas ressignificam os sentidos apresentados pelos meios de mídia, refletem sobre seus hábitos de consumo e têm consciência de suas responsabilidades enquanto produtoras de representações.
id UFRGS-2_d17102d99c477becfe216af4b9586bda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Gabriela de Sá GarayWottrich, Laura2021-10-01T04:26:20Z2020http://hdl.handle.net/10183/230387001131371A presente monografia se baseia na seguinte questão norteadora: como mulheres ilustradoras, que trabalham a temática do corpo em suas produções artísticas, percebem as relações de consumo midiático de representações do corpo feminino? O objetivo geral da pesquisa, portanto, se propõe a compreender como as representações midiáticas do corpo feminino permeiam as vivências de mulheres, a partir da perspectiva das ilustradoras que versam sobre o tema do corpo através da arte. Neste sentido, acionamos os seguintes objetivos específicos: mapear o consumo midiático de mulheres ilustradoras que trabalham a temática do corpo; perceber como são as relações que essas mulheres estabelecem com seus próprios corpos; observar suas percepções quanto às representações do corpo feminino na mídia; bem como analisar a construção de seus trabalhos de ilustração e a forma como o corpo é representado nessas produções. O referencial teórico aborda, inicialmente, a discussão sobre o conceito de gênero através das ideias de autoras como Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) e Carneiro (2003). A temática do corpo aparece atrelada às ideias de Foucault (1985; 1999), Federici (2017), Andrade (2003) e Lupton (2000). O entrelaçamento destes temas com a sociedade de consumo se dá a partir de Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) e Canclini (1997). Para tratar do sistema de produção e consumo de representações midiáticas, levamos em conta as visões de Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) e Toaldo; Jacks (2013). A metodologia desta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa e se baseia na realização de entrevistas em profundidade com seis mulheres ilustradoras brasileiras. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar alguns pontos. Existe um aumento do consumo midiático por meio de plataformas digitais, em detrimento do consumo de televisão e mídia impressa das participantes. As percepções das entrevistadas quanto às representações do corpo feminino são atravessadas por vivências, recortes de gênero e de raça, padrões corporais estabelecidos socialmente e hábitos de consumo midiático. As participantes percebem que as representações midiáticas da atualidade não contemplam a diversidade de corpos existentes. No entanto, todas ressignificam os sentidos apresentados pelos meios de mídia, refletem sobre seus hábitos de consumo e têm consciência de suas responsabilidades enquanto produtoras de representações.The present undergraduate thesis is based on the following guiding question: how do female illustrators, that work with the body theme in their artistic productions, perceive the media consumption relations of the female body’s representations? Therefore, the general goal of this research is to understand how media representations of the female body permeate women’s life experiences from the perspective of female illustrators that address the subject of the body through art. In this regard, we raise the following specific goals: to map the media consumption of female illustrators that work with the body theme; to perceive how the relations that these women establish with their own bodies are; to observe their perceptions in relation to the representations of the female body in the media; as well as analyzing the construction of their illustration works and the way that the body is represented in these productions. The theoretical frame of reference initially approaches the discussion over the concept of gender through the ideas of authors such as Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) and Carneiro (2003). The body theme appears linked to Foucault’s (1985; 1999), Federici’s (2017), Andrade’s (2003) and Lupton’s (2000) ideas. The intertwining of these themes with the consumer society happens through Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) and Canclini (1997). To address the system of production and consumption of the media representations, we considered the views of Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) and Toaldo; Jacks (2013). This research’s methodology uses the qualitative approach and is based on carried out interviews with six Brazilian female illustrators. Amongst the obtained results, we can highlight some topics. There is an increase of the media consumption through digital platforms in opposition to the participants’ television and printed media consumption. The interviewees’ perceptions over female body’s representations are trespassed by life experiences, gender and racial cuttings, socially established body patterns and media consumption habits. The participants realize that nowadays media representations do not contemplate the existing bodies’ diversity. However, all of them reframe the senses presented by the means of media, reflect about their consumption habits and are aware of their responsibilities as representations’ producers.application/pdfporRepresentação do femininoConsumoMídiaMedia consumptionRepresentationsGenderCorpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131371.pdf.txt001131371.pdf.txtExtracted Texttext/plain195374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230387/2/001131371.pdf.txt1d1af2a97d6e0c65c1809953c322927cMD52ORIGINAL001131371.pdfTexto completoapplication/pdf1223774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230387/1/001131371.pdf8b1b7daf5e465f78f6da8f39dbc9bc19MD5110183/2303872021-10-04 04:24:35.052795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230387Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
title Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
spellingShingle Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
Corrêa, Gabriela de Sá Garay
Representação do feminino
Consumo
Mídia
Media consumption
Representations
Gender
title_short Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
title_full Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
title_fullStr Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
title_full_unstemmed Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
title_sort Corpo em (des)construção : percepções de mulheres ilustradoras sobre o corpo feminino na mídia
author Corrêa, Gabriela de Sá Garay
author_facet Corrêa, Gabriela de Sá Garay
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Gabriela de Sá Garay
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wottrich, Laura
contributor_str_mv Wottrich, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Representação do feminino
Consumo
Mídia
topic Representação do feminino
Consumo
Mídia
Media consumption
Representations
Gender
dc.subject.eng.fl_str_mv Media consumption
Representations
Gender
description A presente monografia se baseia na seguinte questão norteadora: como mulheres ilustradoras, que trabalham a temática do corpo em suas produções artísticas, percebem as relações de consumo midiático de representações do corpo feminino? O objetivo geral da pesquisa, portanto, se propõe a compreender como as representações midiáticas do corpo feminino permeiam as vivências de mulheres, a partir da perspectiva das ilustradoras que versam sobre o tema do corpo através da arte. Neste sentido, acionamos os seguintes objetivos específicos: mapear o consumo midiático de mulheres ilustradoras que trabalham a temática do corpo; perceber como são as relações que essas mulheres estabelecem com seus próprios corpos; observar suas percepções quanto às representações do corpo feminino na mídia; bem como analisar a construção de seus trabalhos de ilustração e a forma como o corpo é representado nessas produções. O referencial teórico aborda, inicialmente, a discussão sobre o conceito de gênero através das ideias de autoras como Beauvoir (1980), Scott (1989), Butler (2017) e Carneiro (2003). A temática do corpo aparece atrelada às ideias de Foucault (1985; 1999), Federici (2017), Andrade (2003) e Lupton (2000). O entrelaçamento destes temas com a sociedade de consumo se dá a partir de Moreno (2008), Wolf (2019), Bauman (2008), Baudrillard (1995) e Canclini (1997). Para tratar do sistema de produção e consumo de representações midiáticas, levamos em conta as visões de Hall (2016), França (2005), Rosário (2008) e Toaldo; Jacks (2013). A metodologia desta pesquisa utiliza a abordagem qualitativa e se baseia na realização de entrevistas em profundidade com seis mulheres ilustradoras brasileiras. Dentre os resultados obtidos, podemos destacar alguns pontos. Existe um aumento do consumo midiático por meio de plataformas digitais, em detrimento do consumo de televisão e mídia impressa das participantes. As percepções das entrevistadas quanto às representações do corpo feminino são atravessadas por vivências, recortes de gênero e de raça, padrões corporais estabelecidos socialmente e hábitos de consumo midiático. As participantes percebem que as representações midiáticas da atualidade não contemplam a diversidade de corpos existentes. No entanto, todas ressignificam os sentidos apresentados pelos meios de mídia, refletem sobre seus hábitos de consumo e têm consciência de suas responsabilidades enquanto produtoras de representações.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T04:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131371
url http://hdl.handle.net/10183/230387
identifier_str_mv 001131371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230387/2/001131371.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230387/1/001131371.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d1af2a97d6e0c65c1809953c322927c
8b1b7daf5e465f78f6da8f39dbc9bc19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447282446761984