Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31564 |
Resumo: | No presente trabalho de conclusão de curso é apresentado um estudo que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais da comunicação na assimilação do Teorema de Pitágoras. Prepõem-se uma reflexão sobre a necessidade da Matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo este que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo. Proponho uma forma de trabalhar que utilize as potencialidades das mídias da Informática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmão Jerônimo. Destaco resultados de análise, a partir de fotos e registros dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recurso potencializador do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras. |
id |
UFRGS-2_d18cb70dfbec31bf3f9a2fe2c4849775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31564 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bressiani, LigiaBisognin, Cleber2011-09-02T06:01:56Z2011http://hdl.handle.net/10183/31564000783229No presente trabalho de conclusão de curso é apresentado um estudo que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais da comunicação na assimilação do Teorema de Pitágoras. Prepõem-se uma reflexão sobre a necessidade da Matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo este que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo. Proponho uma forma de trabalhar que utilize as potencialidades das mídias da Informática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmão Jerônimo. Destaco resultados de análise, a partir de fotos e registros dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recurso potencializador do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras.application/pdfporTeorema de PitágorasMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaMídias digitaisTeorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783229.pdf000783229.pdfTexto completoapplication/pdf4561511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/1/000783229.pdfedf085ca190a2463aabde2d7b4b7959bMD51TEXT000783229.pdf.txt000783229.pdf.txtExtracted Texttext/plain48067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/2/000783229.pdf.txt6551c772266e1ec465cf1594ba8eb7e8MD52THUMBNAIL000783229.pdf.jpg000783229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/3/000783229.pdf.jpga521a9d00ba1e3c328c76ea6ed26e04aMD5310183/315642023-12-25 04:25:15.730121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31564Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
title |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
spellingShingle |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais Bressiani, Ligia Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Mídias digitais |
title_short |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
title_full |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
title_fullStr |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
title_sort |
Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais |
author |
Bressiani, Ligia |
author_facet |
Bressiani, Ligia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressiani, Ligia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bisognin, Cleber |
contributor_str_mv |
Bisognin, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Mídias digitais |
topic |
Teorema de Pitágoras Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Mídias digitais |
description |
No presente trabalho de conclusão de curso é apresentado um estudo que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais da comunicação na assimilação do Teorema de Pitágoras. Prepõem-se uma reflexão sobre a necessidade da Matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo este que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo. Proponho uma forma de trabalhar que utilize as potencialidades das mídias da Informática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmão Jerônimo. Destaco resultados de análise, a partir de fotos e registros dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recurso potencializador do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31564 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783229 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31564 |
identifier_str_mv |
000783229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/1/000783229.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/2/000783229.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31564/3/000783229.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edf085ca190a2463aabde2d7b4b7959b 6551c772266e1ec465cf1594ba8eb7e8 a521a9d00ba1e3c328c76ea6ed26e04a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412516581376 |