Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229854 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo criativo de Victor Beuren, ilustrador contemporâneo em plena atividade, que oferece seu serviço como freelancer para diversas marcas nacionais e internacionais. A partir do seu trabalho, busca-se compreender como as possíveis dinâmicas entre os meios artísticos tradicionais e digitais são estabelecidas. O levantamento bibliográfico partiu de uma abordagem da arte como um processo midiático, traçando um breve histórico de como a atividade artística se relacionou com seus meios até a chegada da tecnologia digital. Em seguida, estudou-se a ilustração de forma conceitual e cronológica, culminando na atualidade, momento em que essa arte aplicada incorpora linguagens da arte digital. Logo após, partiu-se para o domínio da produção na ilustração, quando uma entrevista foi realizada com o ilustrador, valendo-se de teorias de metodologia projetual em design para examinar as relações que Beuren estabelece no seu trabalho entre meios artísticos tradicionais e digitais. Obtiveram-se resultados que apontam vantagens e desvantagens para ambos os contextos. Dentre outros resultados, constatou-se que a ilustração tradicional traz imperfeições que podem ser usadas para construir estilo e oferecer um diferencial para o artista, porém demanda mais tempo em vista do planejamento constante de ações e da dificuldade em corrigir erros. A ilustração digital permite que erros possam ser corrigidos instantaneamente, possibilitando maior experimentação e criando mais agilidade dentro da produção para finalizar o projeto dentro do prazo determinado. Entretanto, tende a neutralizar as imperfeições, que somente são possíveis de reproduzir se houver domínio prévio dos meios tradicionais. |
id |
UFRGS-2_d1c9caf41b79a40f612a6ee12dd3e720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229854 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Amaral, Ricardo Bonatto doPithan, Flávia Ataide2021-09-16T04:21:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/229854001131479O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo criativo de Victor Beuren, ilustrador contemporâneo em plena atividade, que oferece seu serviço como freelancer para diversas marcas nacionais e internacionais. A partir do seu trabalho, busca-se compreender como as possíveis dinâmicas entre os meios artísticos tradicionais e digitais são estabelecidas. O levantamento bibliográfico partiu de uma abordagem da arte como um processo midiático, traçando um breve histórico de como a atividade artística se relacionou com seus meios até a chegada da tecnologia digital. Em seguida, estudou-se a ilustração de forma conceitual e cronológica, culminando na atualidade, momento em que essa arte aplicada incorpora linguagens da arte digital. Logo após, partiu-se para o domínio da produção na ilustração, quando uma entrevista foi realizada com o ilustrador, valendo-se de teorias de metodologia projetual em design para examinar as relações que Beuren estabelece no seu trabalho entre meios artísticos tradicionais e digitais. Obtiveram-se resultados que apontam vantagens e desvantagens para ambos os contextos. Dentre outros resultados, constatou-se que a ilustração tradicional traz imperfeições que podem ser usadas para construir estilo e oferecer um diferencial para o artista, porém demanda mais tempo em vista do planejamento constante de ações e da dificuldade em corrigir erros. A ilustração digital permite que erros possam ser corrigidos instantaneamente, possibilitando maior experimentação e criando mais agilidade dentro da produção para finalizar o projeto dentro do prazo determinado. Entretanto, tende a neutralizar as imperfeições, que somente são possíveis de reproduzir se houver domínio prévio dos meios tradicionais.This present work aims to understand the creative process of Victor Beuren, contemporary illustrator in activity who offers his work as a freelancer for national and international brands. Based on his work, it seeks to understand the possible relations that can be established between traditional and digital media. The bibliographic research started from an approach to art as a mediatic process, tracing a brief history of how artistic activity related to its media until digital technology arrived. Then, it studied the illustration through a conceptual and chronological point of view, culminating in the present time when this comercial art incorporates digital art languages. Right after, it was followed by the production sphere in illustration, where an interview was conducted with the illustrator, making use of design methodology theories to examine the relationships that Beuren establishes in his work using traditional and digital media. The obtained results pointed out advantages and disadvantages for both contexts. Among other results, it was found that traditional illustration brings imperfections that can be used to build a personal style and offer a differentiator for the artist, but it demands more time due to the constant planning of actions and the difficulty in undoing mistakes. Digital illustration allows errors to be corrected instantly, allowing greater experimentation and making production faster so the artist can finish the project before the deadline. However, it tends to neutralize imperfections, which are only possible to reproduce if there is previous practice in traditional media.application/pdfporIlustraçãoArte digitalPublicidadeDigital illustrationCreative processVictor BeurenIlustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beureninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131479.pdf.txt001131479.pdf.txtExtracted Texttext/plain144752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229854/2/001131479.pdf.txtb1530a9c56eeece1f3e5b6d2afd0ff7dMD52ORIGINAL001131479.pdfTexto completoapplication/pdf5076718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229854/1/001131479.pdf8ee2d2c13a4a6842c3ea99a11d970df7MD5110183/2298542021-09-19 04:30:03.936354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:30:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
title |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
spellingShingle |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren Amaral, Ricardo Bonatto do Ilustração Arte digital Publicidade Digital illustration Creative process Victor Beuren |
title_short |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
title_full |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
title_fullStr |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
title_full_unstemmed |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
title_sort |
Ilustração digital: sistematização do processo criativo a partir do trabalho de Victor Beuren |
author |
Amaral, Ricardo Bonatto do |
author_facet |
Amaral, Ricardo Bonatto do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Ricardo Bonatto do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
contributor_str_mv |
Pithan, Flávia Ataide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Arte digital Publicidade |
topic |
Ilustração Arte digital Publicidade Digital illustration Creative process Victor Beuren |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital illustration Creative process Victor Beuren |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo criativo de Victor Beuren, ilustrador contemporâneo em plena atividade, que oferece seu serviço como freelancer para diversas marcas nacionais e internacionais. A partir do seu trabalho, busca-se compreender como as possíveis dinâmicas entre os meios artísticos tradicionais e digitais são estabelecidas. O levantamento bibliográfico partiu de uma abordagem da arte como um processo midiático, traçando um breve histórico de como a atividade artística se relacionou com seus meios até a chegada da tecnologia digital. Em seguida, estudou-se a ilustração de forma conceitual e cronológica, culminando na atualidade, momento em que essa arte aplicada incorpora linguagens da arte digital. Logo após, partiu-se para o domínio da produção na ilustração, quando uma entrevista foi realizada com o ilustrador, valendo-se de teorias de metodologia projetual em design para examinar as relações que Beuren estabelece no seu trabalho entre meios artísticos tradicionais e digitais. Obtiveram-se resultados que apontam vantagens e desvantagens para ambos os contextos. Dentre outros resultados, constatou-se que a ilustração tradicional traz imperfeições que podem ser usadas para construir estilo e oferecer um diferencial para o artista, porém demanda mais tempo em vista do planejamento constante de ações e da dificuldade em corrigir erros. A ilustração digital permite que erros possam ser corrigidos instantaneamente, possibilitando maior experimentação e criando mais agilidade dentro da produção para finalizar o projeto dentro do prazo determinado. Entretanto, tende a neutralizar as imperfeições, que somente são possíveis de reproduzir se houver domínio prévio dos meios tradicionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T04:21:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229854 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131479 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229854 |
identifier_str_mv |
001131479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229854/2/001131479.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229854/1/001131479.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1530a9c56eeece1f3e5b6d2afd0ff7d 8ee2d2c13a4a6842c3ea99a11d970df7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447282303107072 |