"Imitando os negrinhos, hein?" : o Departamento de Cooperação e Propaganda do Sport Club Internacional no contexto do Estado Novo (1940-1942)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221886 |
Resumo: | O período de vigência do Estado Novo foi marcado pela centralização do poder e intervenção do estado em diversas esferas, dentre elas o futebol. Essa intervenção se deu de forma indireta, como no processo que levou à profissionalização do esporte, simbólica, através da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), e, sobretudo institucional, através da criação do Conselho Nacional de Desportos e da burocratização a cargo do DIP. É também neste período que se aprofunda o processo de popularização do futebol através das grandes festividades e da construção de grandes praças esportivas, como o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Pacaembú, em São Paulo. Este processo de popularização contou com o auxílio de órgãos de imprensa e novas organizações torcedoras que visavam não só ampliar o público do futebol, como normatizar suas ações. Dentro deste contexto, o Sport Club Internacional criava o seu Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP), apenas pouco mais de cinco meses após o Decreto-Lei 1.915, de 27 de dezembro de 1939, que criava o Departamento de Imprensa e Propaganda, principal órgão de difusão ideológica estado-novista. Para além da semelhança nos nomes, veremos as aproximações e distanciamentos na atuação do DCP com relação ao DIP, além, é claro, com relação às demais organizações torcedoras do período. |
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Silva, César Marcelo Caramês daGrijó, Luiz Alberto2021-06-05T04:48:15Z2021http://hdl.handle.net/10183/221886001126303O período de vigência do Estado Novo foi marcado pela centralização do poder e intervenção do estado em diversas esferas, dentre elas o futebol. Essa intervenção se deu de forma indireta, como no processo que levou à profissionalização do esporte, simbólica, através da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), e, sobretudo institucional, através da criação do Conselho Nacional de Desportos e da burocratização a cargo do DIP. É também neste período que se aprofunda o processo de popularização do futebol através das grandes festividades e da construção de grandes praças esportivas, como o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Pacaembú, em São Paulo. Este processo de popularização contou com o auxílio de órgãos de imprensa e novas organizações torcedoras que visavam não só ampliar o público do futebol, como normatizar suas ações. Dentro deste contexto, o Sport Club Internacional criava o seu Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP), apenas pouco mais de cinco meses após o Decreto-Lei 1.915, de 27 de dezembro de 1939, que criava o Departamento de Imprensa e Propaganda, principal órgão de difusão ideológica estado-novista. Para além da semelhança nos nomes, veremos as aproximações e distanciamentos na atuação do DCP com relação ao DIP, além, é claro, com relação às demais organizações torcedoras do período.Vargas‘ Estado Novo is well known for its policies of centralization of power and State intervention in several spheres, between them the sports regulation, including football. In sports, this intervention took place by indirect ways, like through a process of professionalization, with the aid of the Department of Press and Propaganda (DIP) and mainly through the creation of the National Sports Council and the rational bureaucratization of the State apparatus. It is during this period that the process of popularization of football occurs, with the government sponsorship of major festivities and the construction of large sports practicing areas, such as the São Januário Stadium, in Rio de Janeiro, and the Pacaembu Stadium, in São Paulo. This popularization process counted on the help of press agencies and new fan organizations that aimed not only to broaden the football public, but also to standardize their actions. Within this context, Sport Club Internacional created its Department of Cooperation and Propaganda (DCP), just a little more than five months after the Decree-Law 1.915, of December 27, 1939, which created the Department of Press and Propaganda, the main organ of Vargas‘ ideological diffusion. In addition to the similarity in the names, we are going to explore the similarities and differences in the acting of the DCP in comparison with the DIP in relation to the other organized Supporters and fans organizations of that period.application/pdfporSport Club InternacionalEstado novoFutebolTorcida organizadaProfissionalizaçãoEsporteOrganized Supporter clubsFootball/Soccer"Imitando os negrinhos, hein?" : o Departamento de Cooperação e Propaganda do Sport Club Internacional no contexto do Estado Novo (1940-1942)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021História: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126303.pdf.txt001126303.pdf.txtExtracted Texttext/plain114050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221886/2/001126303.pdf.txt38d7ccc6301b4967e8c49fbd7d0bb476MD52ORIGINAL001126303.pdfTexto completoapplication/pdf761919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221886/1/001126303.pdf89675a3f127195b74c028d804e6b4ef9MD5110183/2218862022-08-06 04:50:00.788356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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