"Imitando os negrinhos, hein?" : o Departamento de Cooperação e Propaganda do Sport Club Internacional no contexto do Estado Novo (1940-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Marcelo Caramês da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221886
Resumo: O período de vigência do Estado Novo foi marcado pela centralização do poder e intervenção do estado em diversas esferas, dentre elas o futebol. Essa intervenção se deu de forma indireta, como no processo que levou à profissionalização do esporte, simbólica, através da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), e, sobretudo institucional, através da criação do Conselho Nacional de Desportos e da burocratização a cargo do DIP. É também neste período que se aprofunda o processo de popularização do futebol através das grandes festividades e da construção de grandes praças esportivas, como o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Pacaembú, em São Paulo. Este processo de popularização contou com o auxílio de órgãos de imprensa e novas organizações torcedoras que visavam não só ampliar o público do futebol, como normatizar suas ações. Dentro deste contexto, o Sport Club Internacional criava o seu Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP), apenas pouco mais de cinco meses após o Decreto-Lei 1.915, de 27 de dezembro de 1939, que criava o Departamento de Imprensa e Propaganda, principal órgão de difusão ideológica estado-novista. Para além da semelhança nos nomes, veremos as aproximações e distanciamentos na atuação do DCP com relação ao DIP, além, é claro, com relação às demais organizações torcedoras do período.
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