Algumas contribuições da psicanálise para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giaretta, Vanessa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27638
Resumo: Este trabalho se propõe a fazer uma revisão teórica acerca da interlocução entre duas áreas do conhecimento, a Pedagogia e a Psicanálise, a fim de refletir que possíveis contribuições esta segunda pode fazer à constituição psíquica dos alunos da educação infantil. Para tanto, foram abordados conceitos como fases psicossexuais, Complexo de Édipo, pulsão e transferência. Dentre os autores utilizados para embasar tais conceitos estão Freud, Maria Cristina Kupfer, Juan Carlos Kusnetzoff, Víctor Smirnoff e Alfredo Jerusalinsky. A pesquisa baseou-se na análise de algumas situações que motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora em uma turma de jardim A, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Foi possível compreender que um professor psicanaliticamente orientado tende a ir ao encontro dos desejos e demandas das crianças, em consonância com o seu desenvolvimento emocional. Isto o leva a propor situações que promovam a produção de sentidos e que sejam, por isso, estruturantes para a subjetividade de seus alunos.
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