O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Moro, Marília Bervian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215047
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “ 1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes.
id UFRGS-2_d1f1236640a2d0bae051f0d4040f16bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215047
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Moro, Marília BervianWanderer, Fernanda2020-11-14T04:23:16Z20201982-9949http://hdl.handle.net/10183/215047001118097O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “ 1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes.The article presents research results developed with the purpose of examining the student constitution with grade "1000" in the High School National Exam (ENEM). The empirical material consists of Facebook’s posts addressed to candidates preparing for the Exam. The theoretical foundation is anchored in Foucault's thinking. The analysis showed a strong relationship between good performance on the Exam and disciplinary functions, as time and activity management. Thus, it can be concluded that, even in social networks, a good student is positioned as the one who follows the mechanisms that underline the modern school, marked by the disciplinary processes of bodies and knowledge.El artículo presenta resultados de una investigación desarrollada con el propósito de examinar la constitución del estudiante nota "1000" del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM). El material empírico está compuesto por mensajes de Facebook. La fundamentación teórica se ancla en el pensamiento de Foucault. El análisis mostró una fuerte relación entre el buen desempeño en el Enem y las funciones disciplinarias, como control del tiempo y de la actividad. Así, se puede concluir que, incluso en las redes sociales, un buen estudiante es posicionado como aquel que sigue los mecanismos que fundamentan a la escuela moderna, marcada por los procesos de disciplinamiento de los cuerpos y saberes.application/pdfporReflexão e ação. Vol. 28, n.3 (set./dez. 2020), p. 195-213Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos EstudantesFoucault, Michel, 1926-1984EnemFacebookMichel FoucaultDisciplining of bodiesDiscipline of knowledgeDisciplinamiento de los cuerposDisciplinamiento de los saberesO ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”The ENEM and disciplinary practices in the constitution of the student with “1000” as a grade El y las prácticas de disciplinamiento en la constituicion del estudiante con nota "1000" info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118097.pdf.txt001118097.pdf.txtExtracted Texttext/plain51355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215047/2/001118097.pdf.txt3c5137d0ccbaccb43184815436548b24MD52ORIGINAL001118097.pdfTexto completoapplication/pdf704448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215047/1/001118097.pdf65429eb7bed71fb657bb76f616d91136MD5110183/2150472021-09-19 04:33:32.337164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215047Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The ENEM and disciplinary practices in the constitution of the student with “1000” as a grade
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El y las prácticas de disciplinamiento en la constituicion del estudiante con nota "1000"
title O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
spellingShingle O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
Dal Moro, Marília Bervian
Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes
Foucault, Michel, 1926-1984
Enem
Facebook
Michel Foucault
Disciplining of bodies
Discipline of knowledge
Disciplinamiento de los cuerpos
Disciplinamiento de los saberes
title_short O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
title_full O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
title_fullStr O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
title_full_unstemmed O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
title_sort O ENEM e as práticas de disciplinamento na formação do estudante nota “1000”
author Dal Moro, Marília Bervian
author_facet Dal Moro, Marília Bervian
Wanderer, Fernanda
author_role author
author2 Wanderer, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Moro, Marília Bervian
Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes
Foucault, Michel, 1926-1984
topic Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes
Foucault, Michel, 1926-1984
Enem
Facebook
Michel Foucault
Disciplining of bodies
Discipline of knowledge
Disciplinamiento de los cuerpos
Disciplinamiento de los saberes
dc.subject.eng.fl_str_mv Enem
Facebook
Michel Foucault
Disciplining of bodies
Discipline of knowledge
dc.subject.spa.fl_str_mv Disciplinamiento de los cuerpos
Disciplinamiento de los saberes
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar a constituição do estudante nota “ 1000” no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A empiria é composta por postagens de Facebook endereçadas a candidatos que se preparam para o Exame. A fundamentação teórica ancora-se no pensamento de Michel Foucault. A análise mostrou uma forte relação entre o bom desempenho no Enem e as funções disciplinares, como controle do tempo e da atividade. Assim, pode-se concluir que, mesmo nas redes sociais, um bom estudante é posicionado como aquele que segue os mecanismos que fundamentam a escola moderna, marcada pelos processos de disciplinamento dos corpos e saberes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-14T04:23:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215047
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118097
identifier_str_mv 1982-9949
001118097
url http://hdl.handle.net/10183/215047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Reflexão e ação. Vol. 28, n.3 (set./dez. 2020), p. 195-213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215047/2/001118097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215047/1/001118097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c5137d0ccbaccb43184815436548b24
65429eb7bed71fb657bb76f616d91136
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225001552052224