Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dolores, Patrícia Celaro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156771
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o que pensa a comunidade escolar sobre o Projeto Orquestra Villa-Lobos, focalizando suas percepções sobre o Projeto e as funções a ele atribuídas. O Projeto é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre (RS). Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com várias instituições e empresas, oferece diversas oficinas de ensino de música à comunidade, além de contar com um grupo artístico composto por 40 integrantes. Para investigar a perspectiva da comunidade escolar sobre o Projeto, o trabalho adotou como estratégia a pesquisa com base documental, tendo como fonte de dados os depoimentos do livro “Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma”. Os depoimentos foram categorizados e alguns são apresentados de forma a demonstrar e detalhar cada categoria. A análise dos depoimentos indica que a comunidade, tanto a escolar quanto a externa à escola, atribui diversas funções ao Projeto, ressaltando experiências e oportunidades adquiridas ou proporcionadas, além de sugeri-lo como exemplo para outros projetos. O lado afetivo e as diferentes oportunidades são de grande importância para os alunos, que também ressaltam a possibilidade de aprendizado musical. Os resultados indicam benefícios que projetos desse tipo trazem para comunidades e escolas carentes e, consequentemente, para seus alunos, o que poderá estimular a criação de projetos parecidos e incentivar a discussão sobre sua importância para uma educação integral e de qualidade.
id UFRGS-2_d270fb21aaa73a37cf049da9eb71af42
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dolores, Patrícia CelaroDel Ben, Luciana Marta2017-04-14T02:22:40Z2016http://hdl.handle.net/10183/156771001015804Este trabalho teve como objetivo investigar o que pensa a comunidade escolar sobre o Projeto Orquestra Villa-Lobos, focalizando suas percepções sobre o Projeto e as funções a ele atribuídas. O Projeto é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre (RS). Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com várias instituições e empresas, oferece diversas oficinas de ensino de música à comunidade, além de contar com um grupo artístico composto por 40 integrantes. Para investigar a perspectiva da comunidade escolar sobre o Projeto, o trabalho adotou como estratégia a pesquisa com base documental, tendo como fonte de dados os depoimentos do livro “Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma”. Os depoimentos foram categorizados e alguns são apresentados de forma a demonstrar e detalhar cada categoria. A análise dos depoimentos indica que a comunidade, tanto a escolar quanto a externa à escola, atribui diversas funções ao Projeto, ressaltando experiências e oportunidades adquiridas ou proporcionadas, além de sugeri-lo como exemplo para outros projetos. O lado afetivo e as diferentes oportunidades são de grande importância para os alunos, que também ressaltam a possibilidade de aprendizado musical. Os resultados indicam benefícios que projetos desse tipo trazem para comunidades e escolas carentes e, consequentemente, para seus alunos, o que poderá estimular a criação de projetos parecidos e incentivar a discussão sobre sua importância para uma educação integral e de qualidade.This final paper aimed at to investigate what the school community thinks about the Villa-Lobos Orchestra Project, focusing on their perceptions about the Project and the functions attributed to it. The Project is the result of the practices of music education developed since 1992, at the Municipal School of Primary Education Heitor Villa-Lobos, in Porto Alegre, southern Brazil. Maintained by the Municipal Secretariat of Education, in partnership with various institutions and companies, it offers various music workshops to the community, in addition to having an artistic group composed of 40 members. To investigate the perspective of the school community about the Project, this work adopted the analysis of documents as its strategy, having as a source of data the testimonies of the book "Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma" ("Villa-Lobos Orchestra – Music that transforms"). The statements were categorized and some are presented in order to demonstrate and detail each category. The analysis of the testimonies indicates that the community, both school community and the community outside the school, assigns several functions to the Project, highlighting experiences and opportunities, as well as suggesting it as an example for other projects. The affective dimension and the different opportunities offer by the Project are of great importance for the students, who also emphasize the possibility of musical learning. The results indicate benefits that projects of this type bring to poor communities and schools and, consequently, to their students, which may stimulate the creation of similar projects and encourage the discussion about their importance for the global development of students as well as to improve the quality of education.application/pdfporProjeto Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre)Educação musicalEducação escolarProjetos sociaisFunção (Música)Villa-Lobos Orchestra ProjectSchool music educationSocial projectsMusic functionsProjeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015804.pdf001015804.pdfTexto completoapplication/pdf650125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/1/001015804.pdfbbe7600108d80d8051e42d9f5585303dMD51TEXT001015804.pdf.txt001015804.pdf.txtExtracted Texttext/plain77401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/2/001015804.pdf.txtfa290331d3c8625f8c7b0a8507df435bMD52THUMBNAIL001015804.pdf.jpg001015804.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/3/001015804.pdf.jpg4b498680e6336baf0bfefeb2ca38cb26MD5310183/1567712018-10-25 09:42:15.709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
title Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
spellingShingle Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
Dolores, Patrícia Celaro
Projeto Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre)
Educação musical
Educação escolar
Projetos sociais
Função (Música)
Villa-Lobos Orchestra Project
School music education
Social projects
Music functions
title_short Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
title_full Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
title_fullStr Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
title_full_unstemmed Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
title_sort Projeto orquestra Villa-Lobos : a perspectiva da comunidade escolar
author Dolores, Patrícia Celaro
author_facet Dolores, Patrícia Celaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dolores, Patrícia Celaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre)
Educação musical
Educação escolar
Projetos sociais
Função (Música)
topic Projeto Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre)
Educação musical
Educação escolar
Projetos sociais
Função (Música)
Villa-Lobos Orchestra Project
School music education
Social projects
Music functions
dc.subject.eng.fl_str_mv Villa-Lobos Orchestra Project
School music education
Social projects
Music functions
description Este trabalho teve como objetivo investigar o que pensa a comunidade escolar sobre o Projeto Orquestra Villa-Lobos, focalizando suas percepções sobre o Projeto e as funções a ele atribuídas. O Projeto é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido desde 1992, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, em Porto Alegre (RS). Mantido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com várias instituições e empresas, oferece diversas oficinas de ensino de música à comunidade, além de contar com um grupo artístico composto por 40 integrantes. Para investigar a perspectiva da comunidade escolar sobre o Projeto, o trabalho adotou como estratégia a pesquisa com base documental, tendo como fonte de dados os depoimentos do livro “Orquestra Villa-Lobos – Música que transforma”. Os depoimentos foram categorizados e alguns são apresentados de forma a demonstrar e detalhar cada categoria. A análise dos depoimentos indica que a comunidade, tanto a escolar quanto a externa à escola, atribui diversas funções ao Projeto, ressaltando experiências e oportunidades adquiridas ou proporcionadas, além de sugeri-lo como exemplo para outros projetos. O lado afetivo e as diferentes oportunidades são de grande importância para os alunos, que também ressaltam a possibilidade de aprendizado musical. Os resultados indicam benefícios que projetos desse tipo trazem para comunidades e escolas carentes e, consequentemente, para seus alunos, o que poderá estimular a criação de projetos parecidos e incentivar a discussão sobre sua importância para uma educação integral e de qualidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-14T02:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156771
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015804
url http://hdl.handle.net/10183/156771
identifier_str_mv 001015804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/1/001015804.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/2/001015804.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156771/3/001015804.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbe7600108d80d8051e42d9f5585303d
fa290331d3c8625f8c7b0a8507df435b
4b498680e6336baf0bfefeb2ca38cb26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224526883717120