Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magnus, Maria Carolina Machado
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Caldeira, Ademir Donizeti, Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217125
Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática, evidenciando uma de suas descontinuidades históricas – do modelo à modelagem. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 1976 a 1999. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem, ao se entrelaçar ao discurso construtivista, na década de 1980, desloca o sentido de estudar matemática a partir de modelos enquanto produto para a construção de modelos enquanto processo.
id UFRGS-2_d29604385e0a94e9bb21c9049065e983
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217125
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Magnus, Maria Carolina MachadoCaldeira, Ademir DonizetiDuarte, Cláudia Glavam2021-01-07T04:17:16Z20191980-4415http://hdl.handle.net/10183/217125001116505O presente artigo tem por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática, evidenciando uma de suas descontinuidades históricas – do modelo à modelagem. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 1976 a 1999. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem, ao se entrelaçar ao discurso construtivista, na década de 1980, desloca o sentido de estudar matemática a partir de modelos enquanto produto para a construção de modelos enquanto processo.The present article aims to problematize the discourse of Mathematical Modeling in Mathematics Education, highlighting one of its historical discontinuities - from model to modeling. The theoretical-methodological contributions are linked to the philosopher Michel Foucault theorizations. The analytical material includes these theorizations and dissertations on Mathematical Modeling in Mathematics Education, advocated in Brazil from 1976 to 1999. The analysis of these materials showed that the Modeling discourse, when intertwining with the constructivist discourse, in the 1980s, displaces the sense of studying mathematics from models as a product for the construction of models as a processapplication/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, 2019. Vol. 33, n. 65 (2019), p. 1215-1232.Modelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematical ModelingDo Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricasFrom Mathematical Model to Mathematical Modeling : historical discontinuitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116505.pdf.txt001116505.pdf.txtExtracted Texttext/plain53081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217125/2/001116505.pdf.txt03d87f3fb79ec520231c320dd07f287dMD52ORIGINAL001116505.pdfTexto completoapplication/pdf625337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217125/1/001116505.pdf31b32b521e60bb147c0d0d0a7a122eb5MD5110183/2171252021-06-26 04:42:44.99037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217125Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From Mathematical Model to Mathematical Modeling : historical discontinuities
title Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
spellingShingle Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
Magnus, Maria Carolina Machado
Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical Modeling
title_short Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
title_full Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
title_fullStr Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
title_full_unstemmed Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
title_sort Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática : descontinuidades históricas
author Magnus, Maria Carolina Machado
author_facet Magnus, Maria Carolina Machado
Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magnus, Maria Carolina Machado
Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Educação Matemática
topic Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical Modeling
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Modeling
description O presente artigo tem por objetivo problematizar o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática, evidenciando uma de suas descontinuidades históricas – do modelo à modelagem. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses e dissertações sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 1976 a 1999. A análise desses materiais evidenciou que o discurso da Modelagem, ao se entrelaçar ao discurso construtivista, na década de 1980, desloca o sentido de estudar matemática a partir de modelos enquanto produto para a construção de modelos enquanto processo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T04:17:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217125
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-4415
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116505
identifier_str_mv 1980-4415
001116505
url http://hdl.handle.net/10183/217125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista, 2019. Vol. 33, n. 65 (2019), p. 1215-1232.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217125/2/001116505.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217125/1/001116505.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 03d87f3fb79ec520231c320dd07f287d
31b32b521e60bb147c0d0d0a7a122eb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487452301656064