Ações educativas do enfermeiro à família de crianças com bronquiolite na emergência pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Viviane da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69763
Resumo: A bronquiolite aguda é uma das causas mais comuns de infecção nos primeiros anos de vida, sendo, também, a responsável pela maior parte das internações hospitalares nessa fase da infância. A prática de ações educativas pode contribuir para reduzir as internações por bronquiolite. O presente estudo objetivou conhecer as ações educativas realizadas pelo enfermeiro à família de crianças com bronquiolite na emergência pediátrica. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, dentro dessa abordagem, o método utilizado foi o exploratório-descritivo. A coleta das informações foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas com enfermeiros da Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A análise foi feita utilizando a técnica de análise de conteúdo conforme Bardin. O estudo respeitou os aspectos éticos referentes à pesquisa com seres humanos, obtendo aprovação no Comitê de Ética do HCPA e na Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados foram agrupados em duas categorias: ações educativas na emergência e fatores que interferem nas ações educativas, e dessas emergiram as seguintes subcategorias: cuidados de enfermagem, cenário de cuidados, alta da emergência, imprevisibilidade da alta e descomprometimento do enfermeiro. Em termos conclusivos, identificou-se a necessidade de repensar o processo de trabalho e desenvolver capacitações para aprimorar o cuidado de enfermagem na emergência pediátrica, buscando a prática das ações educativas à família de criança com bronquiolite.
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