Explorando o conceito de área com o tangram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berger, Carolina Chiarelli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88265
Resumo: Neste trabalho investigou-se o Tangram como auxilio no ensino-aprendizagem do conceito e do cálculo de áreas e identificou-se indícios de aprendizagem. Para responder a essa questão, foi desenvolvida uma sequência didática foi aplicada em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio Normal de uma escola pública de Porto Alegre no segundo semestre de 2013. Nessa proposta os alunos tiveram a oportunidade de rever o trabalho com área sob outro enfoque. Através da manipulação das peças do quebra-cabeça, que foram objeto de estudo, os estudantes puderam determinar e comparar as áreas de variadas peças e figuras construídas com estas partes, através da sobreposição, composição e decomposição. Desta forma, os alunos não precisaram trabalhar com figuras estáticas no papel ou no quadro, mas puderam movimentá-las, sobrepô-las e compara-las livremente, pois o material estava disponível para ser manuseado. A teoria base utilizada é a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, a qual foi um auxílio na interpretação das respostas dos alunos. A análise dos dados mostrou que o Tangram pode ser sim um facilitador na compreensão do conceito e do cálculo de áreas.
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