O alinhamento da tomada de decisão estratégica em instituição financeira cooperativa (Caso Sicredi)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215148 |
Resumo: | A palavra final para uma decisão estratégica nas grandes empresas sempre é da sua alta liderança. Entretanto, as estratégias e as novas ideias podem surgir em diferentes níveis da organização até serem deliberadas pela sua cúpula de decisão. No caso de uma empresa como o Sicredi, que possui uma estrutura descentralizada de gestão, por ser constituído por 112 cooperativas de crédito, organizadas em cinco centrais regionais, todas com autonomia para a definição das suas metas e estratégias dentro da sua área de atuação e, considerando ainda o seu modelo de negócio participativo, no qual os associados deliberam sobre as decisões das Cooperativas, os objetivos estratégicos são propostos pelo seu Centro Administrativo e deliberadas por todas as centrais e cooperativas para que, somente assim, sejam colocados em prática. O desafio, para o Centro Administrativo do Sicredi, é justamente propor um planejamento estratégico que atenda às necessidades de negócios em diferentes regiões do Brasil e em diferentes modelos de gestão local. Assim, com o objetivo de identificar se existe uma similaridade no pensamento estratégico em diferentes níveis da organização, foram pesquisados colaboradores da alta liderança, do nível gerencial e operacional para identificar se existe um alinhamento estratégico na empresa. A pesquisa quantitativa, baseada no modelo estatístico de análise conjunta, solicitava aos executivos para classificarem os cenários estratégicos que entendiam mais relevantes ao Sicredi, onde se combinavam alta ou baixa presença dos eixos estratégicos escolhidos: relacionamento, transformação digital, cooperativismo e exposição da marca. Os resultados apontaram que existe um alinhamento estratégico na empresa, sendo a dimensão estratégica transformação digital a mais relevante para os três níveis pesquisados e que, isoladamente, uma parte da amostra entende que relacionamento seria mais relevante. As implicações desses resultados possibilitaram conclusões significativas no que se refere à manutenção da estratégia da empresa para os próximos anos. |
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Cancian, Paulo Henrique TavaresMuller Neto, Hugo Fridolino2020-11-19T04:14:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/215148001119492A palavra final para uma decisão estratégica nas grandes empresas sempre é da sua alta liderança. Entretanto, as estratégias e as novas ideias podem surgir em diferentes níveis da organização até serem deliberadas pela sua cúpula de decisão. No caso de uma empresa como o Sicredi, que possui uma estrutura descentralizada de gestão, por ser constituído por 112 cooperativas de crédito, organizadas em cinco centrais regionais, todas com autonomia para a definição das suas metas e estratégias dentro da sua área de atuação e, considerando ainda o seu modelo de negócio participativo, no qual os associados deliberam sobre as decisões das Cooperativas, os objetivos estratégicos são propostos pelo seu Centro Administrativo e deliberadas por todas as centrais e cooperativas para que, somente assim, sejam colocados em prática. O desafio, para o Centro Administrativo do Sicredi, é justamente propor um planejamento estratégico que atenda às necessidades de negócios em diferentes regiões do Brasil e em diferentes modelos de gestão local. Assim, com o objetivo de identificar se existe uma similaridade no pensamento estratégico em diferentes níveis da organização, foram pesquisados colaboradores da alta liderança, do nível gerencial e operacional para identificar se existe um alinhamento estratégico na empresa. A pesquisa quantitativa, baseada no modelo estatístico de análise conjunta, solicitava aos executivos para classificarem os cenários estratégicos que entendiam mais relevantes ao Sicredi, onde se combinavam alta ou baixa presença dos eixos estratégicos escolhidos: relacionamento, transformação digital, cooperativismo e exposição da marca. Os resultados apontaram que existe um alinhamento estratégico na empresa, sendo a dimensão estratégica transformação digital a mais relevante para os três níveis pesquisados e que, isoladamente, uma parte da amostra entende que relacionamento seria mais relevante. As implicações desses resultados possibilitaram conclusões significativas no que se refere à manutenção da estratégia da empresa para os próximos anos.The final word for strategic decision making in large companies is always your top leadership. However, strategies and new ideas can emerge at different levels of the organization until they are deliberated by their decision-making summit. In the case of a company like Sicredi, which has a decentralized management structure, consisting of 112 credit unions, organized in five regional centers, all with autonomy to define their goals and strategies within their area of operation and Considering also its participative business model, in which the members deliberate on the decisions of the Cooperatives, the strategic objectives are proposed by their Administrative Center and deliberated by all the centrals and cooperatives so that only then they are put into practice. The challenge for the Sicredi Administrative Center is precisely to propose a strategic planning that meets the business needs in different regions of Brazil and in different models of local management. Thus, in order to identify whether there is a similarity in strategic thinking at different levels of the organization, employees from top leadership, managerial and operational levels were surveyed to identify if there is a strategic alignment in the company. The quantitative research based on the statistical model of joint analysis asked executives to classify the strategic scenarios that they considered most relevant to Sicredi, where they combined high or low presence of the chosen strategic axes: relationship, digital transformation, cooperativism and brand exposure. The results showed that there is a strategic alignment in the company, being the strategic dimension digital transformation the most relevant for the three levels surveyed and that, in isolation, part of the sample understands that relationship would be more relevant. The implications of these results made it possible to draw significant conclusions regarding the maintenance of the company's strategy for the coming years.application/pdfporTomada de decisãoEstratégiaCooperativismoInstituição financeiraStrategyStrategic alignmentCooperative bankStrategic planningO alinhamento da tomada de decisão estratégica em instituição financeira cooperativa (Caso Sicredi)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119492.pdf.txt001119492.pdf.txtExtracted Texttext/plain116086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215148/2/001119492.pdf.txt11f601569c1d7d191f0d6fd7fb1a5e45MD52ORIGINAL001119492.pdfTexto completoapplication/pdf462392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215148/1/001119492.pdfb42b9145d7314f8b6f69e89a3a165dffMD5110183/2151482023-05-05 03:20:14.125826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:20:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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