A metrologia no ensino da reta real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Leandro Subtil
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31621
Resumo: Este trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de atividades elaboradas. As práticas ocorreram em uma escola estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre, com alunos que frequentam a 8ª Série do ensino fundamental regular, no turno da tarde, no total de três encontros, sendo que cada encontro durou dois períodos de 50 minutos. As atividades consistem em padronizar medidas, perceber as diferenças entre instrumento digital e analógico com o intuito de transferir esta diferença para a reta e, ao realizar medições, os alunos percebam a necessidade de aproximar medidas usando o erro, além da construção da reta. Além de trazer todo o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, este trabalho traz aspectos teóricos sobre a reta real, os conceitos que envolvem a Metrologia, o desenvolvimento histórico em busca da padronização do metro e a história da Metrologia no Brasil.
id UFRGS-2_d36acd5816f5a069a8750c85d8b07709
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31621
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Leandro SubtilHoppen, Carlos2011-09-03T06:01:40Z2011http://hdl.handle.net/10183/31621000784067Este trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de atividades elaboradas. As práticas ocorreram em uma escola estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre, com alunos que frequentam a 8ª Série do ensino fundamental regular, no turno da tarde, no total de três encontros, sendo que cada encontro durou dois períodos de 50 minutos. As atividades consistem em padronizar medidas, perceber as diferenças entre instrumento digital e analógico com o intuito de transferir esta diferença para a reta e, ao realizar medições, os alunos percebam a necessidade de aproximar medidas usando o erro, além da construção da reta. Além de trazer todo o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, este trabalho traz aspectos teóricos sobre a reta real, os conceitos que envolvem a Metrologia, o desenvolvimento histórico em busca da padronização do metro e a história da Metrologia no Brasil.The aim of this work is to devise activities that bring the concept of Metrology into the classroom. Our main objectives include motivating students to study the real line and presenting Metrology as a science and as a field of work. The students are eight-graders in a school ran by the state government in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Our activities consisted of three meetings, each lasting two regular 50-minute time-slots. They were designed to address the following subjects: (1) the need of universally-accepted units to measure quantities; (2) the difference between analogical and digital measurements, and its connection with error estimates; (3) the construction of the real line based on successive approximations of real segments. This work contains a full report about these activities. Moreover, it includes theoretical aspects about the construction of the real line, a description of Metrology and of the many concepts associated with it, and a short survey of its development as a science in the world and in Brazil.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoMetrologiaNúmeros reaisMathematicsMetrologyReal lineMathematical teachingA metrologia no ensino da reta realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784067.pdf.txt000784067.pdf.txtExtracted Texttext/plain89446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/2/000784067.pdf.txt49a3bc78eb4bb5d12021a916c7240fb8MD52ORIGINAL000784067.pdf000784067.pdfTexto completoapplication/pdf4064914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/1/000784067.pdfe1e3be0f178279e411b335249ef04abeMD51THUMBNAIL000784067.pdf.jpg000784067.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/3/000784067.pdf.jpg0e11eace9a7b923c5d9870ab01ac25c4MD5310183/316212018-10-10 07:45:09.507oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31621Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metrologia no ensino da reta real
title A metrologia no ensino da reta real
spellingShingle A metrologia no ensino da reta real
Moura, Leandro Subtil
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Metrologia
Números reais
Mathematics
Metrology
Real line
Mathematical teaching
title_short A metrologia no ensino da reta real
title_full A metrologia no ensino da reta real
title_fullStr A metrologia no ensino da reta real
title_full_unstemmed A metrologia no ensino da reta real
title_sort A metrologia no ensino da reta real
author Moura, Leandro Subtil
author_facet Moura, Leandro Subtil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Leandro Subtil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Carlos
contributor_str_mv Hoppen, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Metrologia
Números reais
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Metrologia
Números reais
Mathematics
Metrology
Real line
Mathematical teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics
Metrology
Real line
Mathematical teaching
description Este trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de atividades elaboradas. As práticas ocorreram em uma escola estadual, localizada na zona sul de Porto Alegre, com alunos que frequentam a 8ª Série do ensino fundamental regular, no turno da tarde, no total de três encontros, sendo que cada encontro durou dois períodos de 50 minutos. As atividades consistem em padronizar medidas, perceber as diferenças entre instrumento digital e analógico com o intuito de transferir esta diferença para a reta e, ao realizar medições, os alunos percebam a necessidade de aproximar medidas usando o erro, além da construção da reta. Além de trazer todo o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, este trabalho traz aspectos teóricos sobre a reta real, os conceitos que envolvem a Metrologia, o desenvolvimento histórico em busca da padronização do metro e a história da Metrologia no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31621
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784067
url http://hdl.handle.net/10183/31621
identifier_str_mv 000784067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/2/000784067.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/1/000784067.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31621/3/000784067.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49a3bc78eb4bb5d12021a916c7240fb8
e1e3be0f178279e411b335249ef04abe
0e11eace9a7b923c5d9870ab01ac25c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413119512576