O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232020 |
Resumo: | Discute-se no texto uma proposta de análise de produtos televisivos, que se orienta pela pergunta: que relação há entre a complexidade de elementos de linguagem de TV e a produção de sujeitos que devem ser desta ou daquela maneira formados e informados? Propõe-se uma metodologia de investigação cujo objetivo é mapear e confrontar entre si as diferentes estratégias de linguagem, na construção dos produtos audiovisuais, no intuito de caracterizar o "dispositivo pedagógico" da mídia, particularmente da televisão, supondo que os meios de comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais. |
id |
UFRGS-2_d38fd3e6f51c43ebee45ec63590e92e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232020 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Rosa Maria Bueno2021-11-19T04:40:43Z19970100-3143http://hdl.handle.net/10183/232020000133530Discute-se no texto uma proposta de análise de produtos televisivos, que se orienta pela pergunta: que relação há entre a complexidade de elementos de linguagem de TV e a produção de sujeitos que devem ser desta ou daquela maneira formados e informados? Propõe-se uma metodologia de investigação cujo objetivo é mapear e confrontar entre si as diferentes estratégias de linguagem, na construção dos produtos audiovisuais, no intuito de caracterizar o "dispositivo pedagógico" da mídia, particularmente da televisão, supondo que os meios de comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais.The text discusses a proposal for analyzing television products, guided by he question: What kind of relationship can be established between the complexity of elements of television language and the constitution of subjects who should be formed and informed in one or another way? Assuming that the means of communication construct meaning and decisively affect the constitution of social subjects, it proposes a methodology of investigation, the objective of which is to map and compare the different language strategies in the construction of audiovisual products. With this, a "pedagogical apparatus" (dispositivo pedagógico) of the media, especially television, is characterized.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 1997), p. 59-80Comunicação de massaDiscurso pedagógicoDiscourseSubjectTelevisionLanguageMedia pedagogyO estatuto pedagógico da mídia : questões de análiseThe pedagogical statute of the media : some issues of analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000133530.pdf.txt000133530.pdf.txtExtracted Texttext/plain63300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232020/2/000133530.pdf.txtf8d6dc9c3bf9a0f92d91db9056429cb0MD52ORIGINAL000133530.pdfTexto completoapplication/pdf315657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232020/1/000133530.pdf9e71f758212de0225c551e6800f1867eMD5110183/2320202021-11-20 05:53:11.281899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232020Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:53:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The pedagogical statute of the media : some issues of analysis |
title |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
spellingShingle |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise Fischer, Rosa Maria Bueno Comunicação de massa Discurso pedagógico Discourse Subject Television Language Media pedagogy |
title_short |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
title_full |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
title_fullStr |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
title_full_unstemmed |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
title_sort |
O estatuto pedagógico da mídia : questões de análise |
author |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_facet |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de massa Discurso pedagógico |
topic |
Comunicação de massa Discurso pedagógico Discourse Subject Television Language Media pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse Subject Television Language Media pedagogy |
description |
Discute-se no texto uma proposta de análise de produtos televisivos, que se orienta pela pergunta: que relação há entre a complexidade de elementos de linguagem de TV e a produção de sujeitos que devem ser desta ou daquela maneira formados e informados? Propõe-se uma metodologia de investigação cujo objetivo é mapear e confrontar entre si as diferentes estratégias de linguagem, na construção dos produtos audiovisuais, no intuito de caracterizar o "dispositivo pedagógico" da mídia, particularmente da televisão, supondo que os meios de comunicação constroem significados e atuam decisivamente na formação dos sujeitos sociais. |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:40:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232020 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000133530 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000133530 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 1997), p. 59-80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232020/2/000133530.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232020/1/000133530.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8d6dc9c3bf9a0f92d91db9056429cb0 9e71f758212de0225c551e6800f1867e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042848120832 |