Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105131 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente. |
id |
UFRGS-2_d3a6ff337d87fb1a53e62184d64db035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105131 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mariante Neto, Flávio PyStigger, Marco Paulo2014-10-31T02:17:13Z20102175-3962http://hdl.handle.net/10183/105131000787069O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.application/pdfporCadernos de formação RBCE. Campinas. Vol. 2, n. 1 (jan. 2011), p. 95-107.BoxeEtnografiaPesquisa qualitativaReflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787069.pdf000787069.pdfTexto completoapplication/pdf122346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/1/000787069.pdf08dab835db4d619470e9ea028b02def4MD51TEXT000787069.pdf.txt000787069.pdf.txtExtracted Texttext/plain27754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/2/000787069.pdf.txt66af6e72940e3243e998c52a4cb43cc2MD52THUMBNAIL000787069.pdf.jpg000787069.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/3/000787069.pdf.jpg1dc5105d6513c4a1ad0ad9681718da73MD5310183/1051312019-07-10 02:34:53.287957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
title |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
spellingShingle |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe Mariante Neto, Flávio Py Boxe Etnografia Pesquisa qualitativa |
title_short |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
title_full |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
title_fullStr |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
title_full_unstemmed |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
title_sort |
Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe |
author |
Mariante Neto, Flávio Py |
author_facet |
Mariante Neto, Flávio Py Stigger, Marco Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Stigger, Marco Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariante Neto, Flávio Py Stigger, Marco Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Boxe Etnografia Pesquisa qualitativa |
topic |
Boxe Etnografia Pesquisa qualitativa |
description |
O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-31T02:17:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105131 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-3962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000787069 |
identifier_str_mv |
2175-3962 000787069 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de formação RBCE. Campinas. Vol. 2, n. 1 (jan. 2011), p. 95-107. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/1/000787069.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/2/000787069.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/3/000787069.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08dab835db4d619470e9ea028b02def4 66af6e72940e3243e998c52a4cb43cc2 1dc5105d6513c4a1ad0ad9681718da73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447564446597120 |