Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariante Neto, Flávio Py
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Stigger, Marco Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105131
Resumo: O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.
id UFRGS-2_d3a6ff337d87fb1a53e62184d64db035
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105131
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mariante Neto, Flávio PyStigger, Marco Paulo2014-10-31T02:17:13Z20102175-3962http://hdl.handle.net/10183/105131000787069O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.application/pdfporCadernos de formação RBCE. Campinas. Vol. 2, n. 1 (jan. 2011), p. 95-107.BoxeEtnografiaPesquisa qualitativaReflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000787069.pdf000787069.pdfTexto completoapplication/pdf122346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/1/000787069.pdf08dab835db4d619470e9ea028b02def4MD51TEXT000787069.pdf.txt000787069.pdf.txtExtracted Texttext/plain27754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/2/000787069.pdf.txt66af6e72940e3243e998c52a4cb43cc2MD52THUMBNAIL000787069.pdf.jpg000787069.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/3/000787069.pdf.jpg1dc5105d6513c4a1ad0ad9681718da73MD5310183/1051312019-07-10 02:34:53.287957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105131Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
title Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
spellingShingle Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
Mariante Neto, Flávio Py
Boxe
Etnografia
Pesquisa qualitativa
title_short Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
title_full Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
title_fullStr Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
title_full_unstemmed Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
title_sort Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
author Mariante Neto, Flávio Py
author_facet Mariante Neto, Flávio Py
Stigger, Marco Paulo
author_role author
author2 Stigger, Marco Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariante Neto, Flávio Py
Stigger, Marco Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Boxe
Etnografia
Pesquisa qualitativa
topic Boxe
Etnografia
Pesquisa qualitativa
description O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-31T02:17:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105131
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-3962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000787069
identifier_str_mv 2175-3962
000787069
url http://hdl.handle.net/10183/105131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de formação RBCE. Campinas. Vol. 2, n. 1 (jan. 2011), p. 95-107.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/1/000787069.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/2/000787069.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105131/3/000787069.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08dab835db4d619470e9ea028b02def4
66af6e72940e3243e998c52a4cb43cc2
1dc5105d6513c4a1ad0ad9681718da73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447564446597120