Representações mentais de apego e percepção de práticas parentais por jovens adultas
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25715 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar se o conhecimento ou não do script de base segura (representações mentais de apego) por jovens adultas afeta as cognições que compõe as suas futuras práticas parentais. Participaram 60 universitárias, com idades entre 18 e 25 anos divididas em dois grupos (Grupo 1: conhecimento do script de base segura e Grupo 2: desconhecimento do script de base segura, avaliado por meio do Attachment Script Assessment). As práticas parentais foram analisadas através da observação de videoclipes sobre interações mãe-criança. Os resultados demonstraram que os dois grupos se distinguiram em apenas duas categorias de práticas parentais: Promoção de Independência e Atribuição de Causalidade ao Comportamento da Criança, confirmando parcialmente as expectativas do estudo. |
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Gomes, Vanessa FonsecaBosa, Cleonice Alves2010-09-11T04:21:43Z20100102-7972http://hdl.handle.net/10183/25715000748159O objetivo deste estudo foi investigar se o conhecimento ou não do script de base segura (representações mentais de apego) por jovens adultas afeta as cognições que compõe as suas futuras práticas parentais. Participaram 60 universitárias, com idades entre 18 e 25 anos divididas em dois grupos (Grupo 1: conhecimento do script de base segura e Grupo 2: desconhecimento do script de base segura, avaliado por meio do Attachment Script Assessment). As práticas parentais foram analisadas através da observação de videoclipes sobre interações mãe-criança. Os resultados demonstraram que os dois grupos se distinguiram em apenas duas categorias de práticas parentais: Promoção de Independência e Atribuição de Causalidade ao Comportamento da Criança, confirmando parcialmente as expectativas do estudo.The aim of this study was to investigate whether mental representations of attachment affect the perception that young adults have while observing interactions of children and their mothers in a laboratory situation. Parental practices were defined as socio-cognitions (goals, plans, expectations and attributions) present during child rearing context. Those socio-cognitions were access through the observations of video-clips of mother-child interactions. Attachment was analyzed through the Attachment Script Assessment. The results showed that only two categories distinguished the two groups: Independence Development and Causal Attribution to Child Behavior, confirming partially the initial expectation of the study.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 11-18.Práticas de criação infantilApegoRelação mãe-criançaDesenvolvimento psicossocialAttachmentSocio-cognitionParental practicesRepresentações mentais de apego e percepção de práticas parentais por jovens adultasMental representations of attachment and the perception of parental pratices by young adults info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000748159.pdf000748159.pdfTexto completoapplication/pdf67795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25715/1/000748159.pdfa5c142b0685f168ca84149ee28bc241dMD51TEXT000748159.pdf.txt000748159.pdf.txtExtracted Texttext/plain39172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25715/2/000748159.pdf.txt50cdc918428a9da4985bc3f0a4228e5cMD52THUMBNAIL000748159.pdf.jpg000748159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25715/3/000748159.pdf.jpg22344184cd0fc70a21558be5c00849adMD5310183/257152018-10-18 07:32:04.314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:32:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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