Qualificação do processo de desenvolvimento de produtos : estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187711 |
Resumo: | O estudo aqui relatado teve por objetivo investigar como ocorre na prática o processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria de implementos agrícolas, para, após, apresentar sugestões de melhoria, conforme descrito nos modelos teóricos de Rozenfeld et al. (2006) e Kotler e Keller (2012). Defi niram-se como escopo as fases iniciais do desenvolvimento, em especial a geração de ideias e a seleção de produtos para portfólio. Os resultados obtidos demonstram que o processo para desenvolver novos produtos ainda não está formalizado na empresa em estudo. Observa-se que não há uma sinergia entre os diversos setores envolvidos desde o início do processo e nota-se que as atividades de geração e seleção de ideias precisam ser aprimoradas. Para tanto, deve-se considerar a participação dos clientes em pesquisas de mercado, desenvolver as equipes interdepartamentais, utilizar técnicas para analisar e validar as ideias, dentre outros aspectos apontados pela pesquisa. Além disso, um importante fator a ser aprimorado refere-se à adoção efetiva de um modelo formal para o processo de desenvolvimento de novos produtos. |
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Cruz, Cassiana Maris LimaMedeiros, Janine Fleith deRibeiro, Jose Luis Duarte2019-01-12T04:22:32Z20120104-0960http://hdl.handle.net/10183/187711000931126O estudo aqui relatado teve por objetivo investigar como ocorre na prática o processo de desenvolvimento de produtos em uma indústria de implementos agrícolas, para, após, apresentar sugestões de melhoria, conforme descrito nos modelos teóricos de Rozenfeld et al. (2006) e Kotler e Keller (2012). Defi niram-se como escopo as fases iniciais do desenvolvimento, em especial a geração de ideias e a seleção de produtos para portfólio. Os resultados obtidos demonstram que o processo para desenvolver novos produtos ainda não está formalizado na empresa em estudo. Observa-se que não há uma sinergia entre os diversos setores envolvidos desde o início do processo e nota-se que as atividades de geração e seleção de ideias precisam ser aprimoradas. Para tanto, deve-se considerar a participação dos clientes em pesquisas de mercado, desenvolver as equipes interdepartamentais, utilizar técnicas para analisar e validar as ideias, dentre outros aspectos apontados pela pesquisa. Além disso, um importante fator a ser aprimorado refere-se à adoção efetiva de um modelo formal para o processo de desenvolvimento de novos produtos.The study here aimed reported to investigate how the process of product development in an industry of agricultural implements occurs in the practice, put forward suggestions for improvement after the same as described in the theoretical models of Rozenfeld et al. (2006) and Kotler and Keller (2012). Scope were defi ned as the early stages of development, in particular the generation of ideas and products for portfolio selection. The results demonstrate that the process for developing new products has not been formalized in company under study. It is observed that there is a synergy between the various sectors involved from the outset. Note that the activities of generation and selection of ideas need to be improved. Therefore, one should consider the involvement of customers in market research, develop interdepartmental teams, using techniques to analyze and validate the ideas, among other aspects highlighted by the survey. Furthermore, an important factor to be enhanced refers to the actual adoption of a formal model for the process of development of new products.El estudio aquí reportado destinado a investigar cómo el proceso de desarrollo de productos en la industria de implementos agrícolas ocurre en la práctica, se formulan propuestas de mejora después de la misma que se describe en los modelos teóricos de Rozenfeld et al. (2006) y Kotler y Keller (2012). Ámbito de aplicación se defi ne como las primeras etapas de desarrollo, en particular la generación de ideas y productos para la selección de la cartera. Los resultados demuestran que el proceso de desarrollo de nuevos productos que no se ha formalizado en la empresa objeto de estudio. Se observa que existe una sinergia entre los diversos sectores involucrados desde el principio. Tenga en cuenta que las actividades de generación y selección de ideas necesitan ser mejorados. Por lo tanto, se debe considerar la participación de los clientes en la investigación de mercado, desarrollo de equipos interdepartamentales, utilizando técnicas para analizar y validar las ideas, entre otros aspectos destacados por la encuesta. Además, un factor importante a ser mejorado se refi ere a la adopción real de un modelo formal para el proceso de desarrollo de nuevos productos.application/pdfporTeoria e evidência econômica. Passo Fundo. Vol. 18, n. 39 (jul./dez. 2012), p. 304-322Desenvolvimento de produtoImplemento agrícolaGestão da inovaçãoAgricultural implementsInnovationProduct developmentDesarrollo de productosImplementos agrícolasInnovaciónQualificação do processo de desenvolvimento de produtos : estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolasProcess qualification of product development : a case study in an industry of agricultural implementsProceso de calificación de desarrollo de productos : un estudio de caso en una industria de implementos agrícolasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000931126.pdf.txt000931126.pdf.txtExtracted Texttext/plain50496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187711/2/000931126.pdf.txtc00cfb9fb6dad64a0d6dd4371074e944MD52ORIGINAL000931126.pdfTexto completoapplication/pdf257041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187711/1/000931126.pdf451021e289fe1d4cd7babcbcfe7593a5MD5110183/1877112019-02-01 02:33:02.987962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-01T04:33:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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