Avaliação de corredores do sistema de transporte coletivo por ônibus - atual e projetado - da cidade de Porto Alegre : comparação usando os critérios do padrão de qualidade de BRT 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, Giuliana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96320
Resumo: O desenvolvimento urbano acelerado e sem planejamento adequado, e o consequente aumento da demanda por transportes, tem gerado problemas de mobilidade. A cidade de Porto Alegre, assim como outras cidades brasileiras e latino-americanas, busca nos sistemas de Bus Rapid Transit (BRT) uma alternativa eficiente e sustentável para prover transporte público em qualidade e quantidade suficientes para dar aos usuários boas opções de mobilidade. Para consolidação do BRT como um sistema que reúne características a fim de melhorar o transporte urbano sobre pneus, é necessário que os elementos de projeto estejam bem definidos e entendidos pelos projetistas, apesar da grande flexibilidade destes componentes. Assim, este trabalho pretende identificar as características de um sistema BRT, fazendo uso do Padrão de Qualidade de BRT 2013, do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (sigla em inglês, ITDP), com o intuito de comparar os sistemas de transporte coletivo por ônibus (atual e projetado) na cidade de Porto Alegre. Esta comparação é realizada através da classificação obtida pelo preenchimento do check-list apresentado no Padrão de Qualidade e da respectiva classificação (ouro, prata, bronze, e básico), para três eixos viários (Protásio Alves/Osvaldo Aranha, Bento Gonçalves e Padre Cacique). Neste trabalho, a partir da classificação e comparação dos sistemas, é possível analisar as melhorias projetadas para o transporte coletivo por meio de ônibus em Porto Alegre, verificando que a Cidade possui um sistema de boa qualidade, apesar de apresentar algumas características negativas, que devem ser supridas com a implantação do projeto de sistema BRT.
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