Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274141 |
Resumo: | Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab. |
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Menezes, Gabriel Menezes deGomes, Herbert MartinsPicoral Filho, José Gilberto2024-03-26T05:50:37Z2024http://hdl.handle.net/10183/274141001197537Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab.Mitigating vibrations in mechanical structures exposed to excessive oscillations is an essential approach to extend the structural lifespan and enhance human safety. Passive control dampers, such as the KDamper and Tuned Mass Damper (TMD), emerge as devices to be integrated into structures with the aim of reducing vibrations. This study aims to compare the dynamic amplification between KDamper and TMD, while also analyzing the performance of the damper with higher efficiency in the resonance attenuation range. The analysis focuses on the attenuation that this device provides in the dynamic responses of a vehicular seat. Evaluation is conducted through transfer functions, dynamic behavior, and graphical analyses, employing numerical comparisons within the Matlab programming environment.application/pdfporVibração : ControleAmortecedoresVeículosKDamperDynamic AttenuatorsVibrationsVehicle SeatImplementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2024Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197537.pdf.txt001197537.pdf.txtExtracted Texttext/plain55586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/2/001197537.pdf.txt78702addd702aa04e5b01153f64188c4MD52ORIGINAL001197537.pdfTexto completoapplication/pdf1909247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/1/001197537.pdf3f6371083ddf7b69a36e89f37e91ed20MD5110183/2741412024-03-27 06:37:48.498897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-27T09:37:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab. |
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