Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Gabriel Menezes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274141
Resumo: Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab.
id UFRGS-2_d3f40632b4c1bfe037adfd39d373bde0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274141
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Gabriel Menezes deGomes, Herbert MartinsPicoral Filho, José Gilberto2024-03-26T05:50:37Z2024http://hdl.handle.net/10183/274141001197537Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab.Mitigating vibrations in mechanical structures exposed to excessive oscillations is an essential approach to extend the structural lifespan and enhance human safety. Passive control dampers, such as the KDamper and Tuned Mass Damper (TMD), emerge as devices to be integrated into structures with the aim of reducing vibrations. This study aims to compare the dynamic amplification between KDamper and TMD, while also analyzing the performance of the damper with higher efficiency in the resonance attenuation range. The analysis focuses on the attenuation that this device provides in the dynamic responses of a vehicular seat. Evaluation is conducted through transfer functions, dynamic behavior, and graphical analyses, employing numerical comparisons within the Matlab programming environment.application/pdfporVibração : ControleAmortecedoresVeículosKDamperDynamic AttenuatorsVibrationsVehicle SeatImplementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2024Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197537.pdf.txt001197537.pdf.txtExtracted Texttext/plain55586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/2/001197537.pdf.txt78702addd702aa04e5b01153f64188c4MD52ORIGINAL001197537.pdfTexto completoapplication/pdf1909247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/1/001197537.pdf3f6371083ddf7b69a36e89f37e91ed20MD5110183/2741412024-03-27 06:37:48.498897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-27T09:37:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
title Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
spellingShingle Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
Menezes, Gabriel Menezes de
Vibração : Controle
Amortecedores
Veículos
KDamper
Dynamic Attenuators
Vibrations
Vehicle Seat
title_short Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
title_full Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
title_fullStr Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
title_full_unstemmed Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
title_sort Implementação numérica de assento veicular com suspensão passiva do tipo KDamper
author Menezes, Gabriel Menezes de
author_facet Menezes, Gabriel Menezes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Gabriel Menezes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Herbert Martins
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Picoral Filho, José Gilberto
contributor_str_mv Gomes, Herbert Martins
Picoral Filho, José Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Vibração : Controle
Amortecedores
Veículos
topic Vibração : Controle
Amortecedores
Veículos
KDamper
Dynamic Attenuators
Vibrations
Vehicle Seat
dc.subject.eng.fl_str_mv KDamper
Dynamic Attenuators
Vibrations
Vehicle Seat
description Atenuar vibrações em estruturas mecânicas sujeitas a vibrações excessivas é uma abordagem essencial para prolongar a vida útil da estrutura e reforçar a segurança das pessoas. Os amortecedores de controle passivo, como o KDamper e o TMD (Tuned Mass Damper), surgem como dispositivos a serem acoplados às estruturas, visando reduzir as vibrações. Este estudo tem como objetivo comparar a amplificação dinâmica entre o KDamper e o TMD, além de analisar o desempenho do amortecedor com maior eficiência na faixa de atenuação de ressonância, procede se à análise da atenuação que esse dispositivo proporciona nas respostas dinâmicas de um assento veicular. A avaliação é conduzida por meio de funções de transferência, comportamento dinâmico e análises gráficas, empregando comparações numéricas dentro do ambiente de programação do software Matlab.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-26T05:50:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197537
url http://hdl.handle.net/10183/274141
identifier_str_mv 001197537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/2/001197537.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274141/1/001197537.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78702addd702aa04e5b01153f64188c4
3f6371083ddf7b69a36e89f37e91ed20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224680337571840