Ajuste dos custos com energia elétrica de um grupo de comuniação multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Eduardo da Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192993
Resumo: No modelo institucional do Setor Elétrico Brasileiro (SEB) há dois ambientes para contratação de energia elétrica, o mercado regulado e o mercado livre. Estes ambientes propiciam um melhor entendimento por parte do consumidor acerca da composição da tarifação aplicada e, assim sendo, tornam os custos com energia elétrica gerenciáveis e planejáveis. Neste trabalho é efetuado um estudo de ajuste dos custos com energia elétrica de um grande grupo de comunicação multimídia, composto por várias unidades consumidoras atendidas pelas três principais distribuidoras de energia elétrica do estado do Rio Grande do Sul, verificando e indicando as possibilidades de redução de custos com energia elétrica. O estudo é dividido em duas partes. Na primeira, analisando quatro unidades do grupo que já se encontram no mercado livre de energia e, na segunda, com as demais unidades que se encontram no mercado cativo. Os resultados obtidos mostram que manter-se atualizado quanto ao sistema tarifário e ao perfil de consumo das unidades consumidoras pode gerar considerável economia de custos com energia elétrica.
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