Temporalidade e narrativas de si : efeitos da descontinuidade e da continuidade na história de um adolescente em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Júlia Coutinho Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: De Conti, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188553
Resumo: Partindo do valor temporal da continuidade presente na contribuição de D. Winnicott – tanto no âmbito do processo de desenvolvimento do self quanto no estabelecimento do espaço transicional – chegou-se a uma aproximação com a ideia de narrativas de si como capacidade de dar sentido às próprias experiências de um modo pessoal. O artigo discute a importância dessa capacidade e os efeitos de sua fragilização através da discussão do caso de Leonardo/Bruno, um adolescente em situação de risco nas ruas em seus atendimentos com uma psicóloga numa instituição de acolhida. A relação transferencial surgiu como elemento propiciador para que o tempo passado se tornasse presente, favorecendo a produção de sentidos novos e a aquisição de um lugar na própria história.
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spelling Lima, Júlia Coutinho CostaDe Conti, Luciane2019-02-05T02:32:03Z20170100-3437http://hdl.handle.net/10183/188553001087042Partindo do valor temporal da continuidade presente na contribuição de D. Winnicott – tanto no âmbito do processo de desenvolvimento do self quanto no estabelecimento do espaço transicional – chegou-se a uma aproximação com a ideia de narrativas de si como capacidade de dar sentido às próprias experiências de um modo pessoal. O artigo discute a importância dessa capacidade e os efeitos de sua fragilização através da discussão do caso de Leonardo/Bruno, um adolescente em situação de risco nas ruas em seus atendimentos com uma psicóloga numa instituição de acolhida. A relação transferencial surgiu como elemento propiciador para que o tempo passado se tornasse presente, favorecendo a produção de sentidos novos e a aquisição de um lugar na própria história.Starting from the temporal value of the continuity present on the contribution of D. Winnicott – both in the process of developing the self and on the establishment of transitional space –We have arrived at an approximation with the idea of the self-narrative as the ability to construct meaning to their own experience in a personal way. The article seeks to discuss the importance of this ability and the effects of its embrittlement trough the discussion of the Leonardo/Bruno case, a teenager living on the street, on his meetings with a psychologist in a shelter institution. The transferential relationship arrived as a propitiation element for the past to become the present, favoring the production of new senses and the aquisition of a place on his own story.application/pdfporEstudos de psicanálise. Belo Horizonte, MG. N. 47, (jul. 2017), p. 157-164TemporalidadeNarrativasTransferência (Psicologia)Meninos de ruaTemporalitySelf-narrativesTeenager living on the streetsTransferential relationshipTemporalidade e narrativas de si : efeitos da descontinuidade e da continuidade na história de um adolescente em situação de ruaTemporality and self-narratives : effects of discontinuity and continuity in the story of a teenager living on the streetsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087042.pdf.txt001087042.pdf.txtExtracted Texttext/plain30081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188553/2/001087042.pdf.txtfad9ecf2f2bb48b550fc45252f7eeb5cMD52ORIGINAL001087042.pdfTexto completoapplication/pdf514009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188553/1/001087042.pdf4bbc04484a72ce17e30b116faf984837MD5110183/1885532019-02-06 02:31:43.26943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-06T04:31:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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