Análise dos fatores determinantes da adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha por parte de cidadãos da geração X e da geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Manoel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172678
Resumo: Este trabalho investiga os elementos que influenciam a participação de dois grupos de contribuintes distintos, os pertencentes à geração X e os integrantes da geração Y, em um programa de governo específico, denominado Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Trata-se de um programa de governo voltado à educação fiscal e ao combate à sonegação. Utiliza uma plataforma digital para o cadastramento dos cidadãos interessados em participar e para ensejar o monitoramento das notas fiscais em que cada participante figura como adquirente. Busca-se aferir se o programa sensibiliza de modo diverso os cidadãos mais jovens, nascidos no final do século XX, os quais cresceram em ambientes nos quais as TIC já estavam em uso, em relação aos que nasceram nas décadas de 60 e 70. A investigação sobre os fatores determinantes da adesão de pessoas de diferentes gerações a programas governamentais pode contribuir para o aprimoramento da formulação das políticas públicas. A metodologia envolveu técnicas do método quantitativo e qualitativo, apoiando-se em referenciais teóricos que abarcam o tema principal e elementos secundários que auxiliam na interpretação dos resultados obtidos e verificados. Os principais tópicos teóricos utilizados para analisar o processo de adesão ao programa foram: Marketing social, Normas sociais, Benefícios líquidos, Governo eletrônico, Cidadania e Desconfiança. Em termos práticos, a pesquisa auxilia na identificação dos diferentes fatores que determinam a participação no programa NFG pelos dois grupos em estudo, identificando os motivos específicos de adesão ou não de cada um deles. Os resultados , podendo contribuir para o direcionamento das campanhas de divulgação e para aperfeiçoar as regras do programa, em busca de maior participação da sociedade.
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