Iniciativas e ações da casa familiar rural de Catuipe, no combate ao êxodo rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Scheila Tatiana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87465
Resumo: A permanência do jovem no campo tem sido tema de muitos estudos e debates, pois a diminuição da população rural, principalmente de jovens é uma constante no Brasil, sendo que, as transformações ocorridas no país, ocasionaram uma inversão na distribuição da população. O modelo de educação adotado não levava em conta a realidade local da população, preparando os jovens para uma vida urbana. A busca por um modelo de educação que atendesse aos anseios da população rural levou a constituição dos Centros Educativos Familiares de Formação em Alternância, de tal modo que as Casas Familiares Rurais - CFR fazem parte destes centros. A Casa Familiar Rural é uma instituição onde jovens filhos de agricultores familiares recebem a formação no Curso de Qualificação em Agricultura, utilizando a pedagogia da alternância. Neste contexto o presente estudo foi realizado com o objetivo geral de analisar a CFR observando as ocupações, os espaços de atuação e as perspectivas dos jovens de permanecerem no campo. Foi estabelecido como questão orientadora identificar se a atuação da Casa Familiar Rural de Catuípe tem auxiliado no combate ao êxodo rural dos jovens, filhos de agricultores familiares, que frequentam a instituição. O estudo foi realizado na Casa Familiar Rural Três vendas - Catuípe, a qual oferece aos jovens filhos de agricultores familiares a oportunidade de uma formação sem que houvesse o afastamento do campo. Trata-se de um estudo baseado em pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de campo. Para alcançar os objetivos do estudo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas as quais foram aplicadas a quatro jovens em formação na CFR, dois jovens que já concluíram a formação, monitores e coordenador. As considerações feitas, baseadas nas entrevistas e confrontadas com a pesquisa bibliográfica, conduzem a um resultado positivo, pois os jovens que concluem o curso de formação na CRF de Catuípe manifestam-se dizendo que tem expectativa de continuarem no campo, desenvolvendo as atividades agrícolas, colocando em prática o Projeto Profissional de Vida, elaborado durante o processo de formação.
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Neste contexto o presente estudo foi realizado com o objetivo geral de analisar a CFR observando as ocupações, os espaços de atuação e as perspectivas dos jovens de permanecerem no campo. Foi estabelecido como questão orientadora identificar se a atuação da Casa Familiar Rural de Catuípe tem auxiliado no combate ao êxodo rural dos jovens, filhos de agricultores familiares, que frequentam a instituição. O estudo foi realizado na Casa Familiar Rural Três vendas - Catuípe, a qual oferece aos jovens filhos de agricultores familiares a oportunidade de uma formação sem que houvesse o afastamento do campo. Trata-se de um estudo baseado em pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e estudo de campo. Para alcançar os objetivos do estudo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas as quais foram aplicadas a quatro jovens em formação na CFR, dois jovens que já concluíram a formação, monitores e coordenador. As considerações feitas, baseadas nas entrevistas e confrontadas com a pesquisa bibliográfica, conduzem a um resultado positivo, pois os jovens que concluem o curso de formação na CRF de Catuípe manifestam-se dizendo que tem expectativa de continuarem no campo, desenvolvendo as atividades agrícolas, colocando em prática o Projeto Profissional de Vida, elaborado durante o processo de formação.The permanence of the young in the field has been the subject of many studies and debates, as the decline of the rural population, especially young people is a constant in Brazil, and the transformations that occur in the country, led to a reversal in population distribution. The education model adopted does not take into account the local situation of the population, preparing young people for urban life. The search for a model of education that meets the aspirations of the rural population led to constitution of the Family Educational Centers Training switching, so that the Rural Family Houses - CFR part these centers. The Rural Family House is an institution where young children of family farmers receive training in Qualification Course in Agriculture, using the pedagogy of alternation. In this context, the present study was carried out to analyze the overall CFR watching the occupations, the performance spaces and perspectives of young people to remain in the field. It was established as guiding question is to identify the role of Rural Family House Catuípe has helped to combat rural exodus of young people, children of farmers who attend the institution. The study was conducted at the Rural Family House Three sales - Catuípe, which offers young children of family farmers the opportunity to an education without any departure from the field. This is a study based on literature review, descriptive and qualitative field study. To achieve the objectives of the study were used semi-structured interviews were applied to four young trainees in the CFR, two young people who have completed the training, monitors and coordinator. The considerations, based on interviews and compared with the literature, lead to a positive outcome, because young people who complete the training course in CRF Catuípe manifest saying that expects to continue in the field, developing agricultural activities, putting into practice the Professional Project Life, developed during the training process.application/pdfporCasa Familiar RuralÊxodo ruralJuventude ruralRural family houseEducation in ruralRural exodusYouthPedagogy of alternationIniciativas e ações da casa familiar rural de Catuipe, no combate ao êxodo ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000907015.pdf000907015.pdfTexto completoapplication/pdf3226570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87465/1/000907015.pdf6335e616c0768220e785d3fa2597f046MD51TEXT000907015.pdf.txt000907015.pdf.txtExtracted Texttext/plain107441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87465/2/000907015.pdf.txtd672e99ed9fc86dfaee5659475bd7b48MD52THUMBNAIL000907015.pdf.jpg000907015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87465/3/000907015.pdf.jpg8c121e56ba1da236e58f15b2a01c3bcdMD5310183/874652019-04-04 04:20:14.075158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87465Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-04T07:20:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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