Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storck, Karine
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56366
Resumo: O presente trabalho discute o lugar das artes visuais na educação formal, por meio da vivência com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona central de Porto Alegre. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio em Artes Visuais, e tem como principal objetivo pensar estratégias de aproximação do público escolar em relação à arte, mais especificamente à arte contemporânea. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, visando conhecer as ideias deste público sobre o tema em questão; na sequência, foram elaboradas algumas propostas de ensino/aprendizagem, buscando estimular ou incrementar esse contato. A investigação, portanto, pauta-se no convívio, na proposição de alternativas, na realização de atividades mobilizadoras e na reflexão a partir dos resultados obtidos.
id UFRGS-2_d52aac1ac5335b949a2acfa88a91aa57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56366
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Storck, KarineRamos, Paula Viviane2012-10-12T01:35:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/56366000860392O presente trabalho discute o lugar das artes visuais na educação formal, por meio da vivência com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona central de Porto Alegre. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio em Artes Visuais, e tem como principal objetivo pensar estratégias de aproximação do público escolar em relação à arte, mais especificamente à arte contemporânea. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, visando conhecer as ideias deste público sobre o tema em questão; na sequência, foram elaboradas algumas propostas de ensino/aprendizagem, buscando estimular ou incrementar esse contato. A investigação, portanto, pauta-se no convívio, na proposição de alternativas, na realização de atividades mobilizadoras e na reflexão a partir dos resultados obtidos.The present study discusses the position of the visual arts in formal education, through experience with students from the final grades of middle school in a state public school, situated in the central zone of Porto Alegre. The research was developed in conjunction with the Visual Arts Training, and has as main objective to think of strategies to approach the students in relation to art school, more specifically to contemporary art. To this end, probing activities were conducted, to determine the ideas of the public on the issue at hand, and then, some teaching/learning proposals have been prepared trying to stimulate or increase this contact. Therefore, the investigation is based on the interaction, in proposing alternatives, in carrying out activities, mobilizing and reflection from the results obtained.application/pdfporArte : EducaçãoArte contemporâneaArts educationPublic schoolContemporary artStrategiesArte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860392.pdf000860392.pdfTexto completoapplication/pdf3369124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/1/000860392.pdf8403ecdd42dbce54feafead7f2e60519MD51TEXT000860392.pdf.txt000860392.pdf.txtExtracted Texttext/plain185018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/2/000860392.pdf.txt2675b4659bf8f99522e6b044bfbc0757MD52THUMBNAIL000860392.pdf.jpg000860392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/3/000860392.pdf.jpg95c4e192c7cb99f3c2e1f26cb877ad96MD5310183/563662020-06-26 03:32:42.494782oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-26T06:32:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
title Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
spellingShingle Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
Storck, Karine
Arte : Educação
Arte contemporânea
Arts education
Public school
Contemporary art
Strategies
title_short Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
title_full Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
title_fullStr Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
title_full_unstemmed Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
title_sort Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
author Storck, Karine
author_facet Storck, Karine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Storck, Karine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Paula Viviane
contributor_str_mv Ramos, Paula Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Arte : Educação
Arte contemporânea
topic Arte : Educação
Arte contemporânea
Arts education
Public school
Contemporary art
Strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Arts education
Public school
Contemporary art
Strategies
description O presente trabalho discute o lugar das artes visuais na educação formal, por meio da vivência com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona central de Porto Alegre. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio em Artes Visuais, e tem como principal objetivo pensar estratégias de aproximação do público escolar em relação à arte, mais especificamente à arte contemporânea. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, visando conhecer as ideias deste público sobre o tema em questão; na sequência, foram elaboradas algumas propostas de ensino/aprendizagem, buscando estimular ou incrementar esse contato. A investigação, portanto, pauta-se no convívio, na proposição de alternativas, na realização de atividades mobilizadoras e na reflexão a partir dos resultados obtidos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56366
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000860392
url http://hdl.handle.net/10183/56366
identifier_str_mv 000860392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/1/000860392.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/2/000860392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56366/3/000860392.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8403ecdd42dbce54feafead7f2e60519
2675b4659bf8f99522e6b044bfbc0757
95c4e192c7cb99f3c2e1f26cb877ad96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433921163264