Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Vanessa Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116032
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o perfil do professor de Educação Física que atua em grupos de idosos vinculados à Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O estudo foi caracterizado como descritivo e a amostra foi composta por 34 professores . O instrumento foi um questionário com perguntas fechadas e abertas. Utilizou-se a análise descritiva nas perguntas fechadas e categorias temáticas nas perguntas abertas. As respostas foram analisadas a partir de duas dimensões. Na primeira dimensão ‘perfil do professor de Educação Física‘, o maior percentual de respostas quanto a formação: licenciatura plena em Educação Física na UFRGS, tempo de formação acima de 21 anos; sem pós-graduação com idosos; sem experiência com pesquisa, extensão e ensino na graduação. Quanto a atualização: maioria realiza através de cursos, palestras, seminários e congressos. Quanto ao tempo de atuação no grupo: maioria inferior a 10 anos e atuam com outras faixas etárias. Quanto ao tipo de atividades nos grupos: ginástica, alongamento e caminha/corrida orientada. Na segunda dimensão ‗trabalho com o público idoso‘, as categorias dos motivos que conduziram ao trabalho com o público foram: interesse do professor pelo público, demanda da prefeitura, demanda do público, identificação com as atividades propostas e oportunidade e/ou convite. Quanto as perspectivas foram: campo de atuação e objetivos do trabalho com o público idoso. Quanto as competências e habilidades: traços da personalidade, conhecimento teórico sobre envelhecimento, conhecimento teórico das atividades e identificação das diferenças. O entendimento do perfil do professor de Educação Física é relevante, afim de, buscar uma melhor maneira de intervenção com o público idoso.
id UFRGS-2_d544fa6e3b80db4a07766f65ab66a612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116032
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Possamai, Vanessa DiasGonçalves, Andréa Krüger2015-05-09T02:00:11Z2014http://hdl.handle.net/10183/116032000964638O objetivo desse estudo foi analisar o perfil do professor de Educação Física que atua em grupos de idosos vinculados à Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O estudo foi caracterizado como descritivo e a amostra foi composta por 34 professores . O instrumento foi um questionário com perguntas fechadas e abertas. Utilizou-se a análise descritiva nas perguntas fechadas e categorias temáticas nas perguntas abertas. As respostas foram analisadas a partir de duas dimensões. Na primeira dimensão ‘perfil do professor de Educação Física‘, o maior percentual de respostas quanto a formação: licenciatura plena em Educação Física na UFRGS, tempo de formação acima de 21 anos; sem pós-graduação com idosos; sem experiência com pesquisa, extensão e ensino na graduação. Quanto a atualização: maioria realiza através de cursos, palestras, seminários e congressos. Quanto ao tempo de atuação no grupo: maioria inferior a 10 anos e atuam com outras faixas etárias. Quanto ao tipo de atividades nos grupos: ginástica, alongamento e caminha/corrida orientada. Na segunda dimensão ‗trabalho com o público idoso‘, as categorias dos motivos que conduziram ao trabalho com o público foram: interesse do professor pelo público, demanda da prefeitura, demanda do público, identificação com as atividades propostas e oportunidade e/ou convite. Quanto as perspectivas foram: campo de atuação e objetivos do trabalho com o público idoso. Quanto as competências e habilidades: traços da personalidade, conhecimento teórico sobre envelhecimento, conhecimento teórico das atividades e identificação das diferenças. O entendimento do perfil do professor de Educação Física é relevante, afim de, buscar uma melhor maneira de intervenção com o público idoso.The aim of this study was to analyze the profile of physical education teacher who works in elderly groups linked to the Prefecture of Porto Alegre. The study was characterized as descriptive and the sample consisted of 34 teachers. The instrument was a questionnaire with closed and opened questions. Was used descriptive analysis in the closed questions and thematic categories in the opened. Answers were analyzed from two dimensions. In the first dimension 'Profile of Physical Education teacher', the highest percentage of answers regarding the formation: licenciate in Physical Education at UFRGS, formation time over 21 years; without graduate with elderly; no experience with research, extension and teaching in the graduation. Regarding the update: the most realize through courses, lectures, seminars and conferences. Regarding the time of working in the group: most less than 10 years and work with other age groups. Regarding the type of activities in groups: exercise, stretching and walk / race oriented. In the second dimension 'work with the elderly public', the categories of the reasons that led to work with the public were: interest of teacher by the public, demand of prefecture, the public demand, identification with the opportunity and proposed activities and / or invitation. Regarding the perspectives were: acting area and goals of working with elderly public.Regarding the skills and abilities: personality traits, theoretical knowledge about aging, theoretical knowledge of the activities and identification of differences. The understanding of the physical education teacher Profile is relevant in order to, find a better way of intervention with elderly public.application/pdfporIdosoEducação físicaPhysical education teacherPhysical activityElderlyPerfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964638.pdf000964638.pdfTexto completoapplication/pdf620742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/1/000964638.pdf6d43f10cd47de2f24aa7053c19b864beMD51TEXT000964638.pdf.txt000964638.pdf.txtExtracted Texttext/plain92439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/2/000964638.pdf.txt0d4bb73530ed90b480cf67a86e7cc714MD52THUMBNAIL000964638.pdf.jpg000964638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/3/000964638.pdf.jpge80e88a7862e247320b552537dde1086MD5310183/1160322018-10-22 07:45:24.703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
title Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
spellingShingle Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
Possamai, Vanessa Dias
Idoso
Educação física
Physical education teacher
Physical activity
Elderly
title_short Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
title_full Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
title_fullStr Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
title_full_unstemmed Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
title_sort Perfil do professor de educação física em grupos de idosos : perspectivas para atuação
author Possamai, Vanessa Dias
author_facet Possamai, Vanessa Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Vanessa Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Andréa Krüger
contributor_str_mv Gonçalves, Andréa Krüger
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Educação física
topic Idoso
Educação física
Physical education teacher
Physical activity
Elderly
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education teacher
Physical activity
Elderly
description O objetivo desse estudo foi analisar o perfil do professor de Educação Física que atua em grupos de idosos vinculados à Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O estudo foi caracterizado como descritivo e a amostra foi composta por 34 professores . O instrumento foi um questionário com perguntas fechadas e abertas. Utilizou-se a análise descritiva nas perguntas fechadas e categorias temáticas nas perguntas abertas. As respostas foram analisadas a partir de duas dimensões. Na primeira dimensão ‘perfil do professor de Educação Física‘, o maior percentual de respostas quanto a formação: licenciatura plena em Educação Física na UFRGS, tempo de formação acima de 21 anos; sem pós-graduação com idosos; sem experiência com pesquisa, extensão e ensino na graduação. Quanto a atualização: maioria realiza através de cursos, palestras, seminários e congressos. Quanto ao tempo de atuação no grupo: maioria inferior a 10 anos e atuam com outras faixas etárias. Quanto ao tipo de atividades nos grupos: ginástica, alongamento e caminha/corrida orientada. Na segunda dimensão ‗trabalho com o público idoso‘, as categorias dos motivos que conduziram ao trabalho com o público foram: interesse do professor pelo público, demanda da prefeitura, demanda do público, identificação com as atividades propostas e oportunidade e/ou convite. Quanto as perspectivas foram: campo de atuação e objetivos do trabalho com o público idoso. Quanto as competências e habilidades: traços da personalidade, conhecimento teórico sobre envelhecimento, conhecimento teórico das atividades e identificação das diferenças. O entendimento do perfil do professor de Educação Física é relevante, afim de, buscar uma melhor maneira de intervenção com o público idoso.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T02:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964638
url http://hdl.handle.net/10183/116032
identifier_str_mv 000964638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/1/000964638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/2/000964638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116032/3/000964638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d43f10cd47de2f24aa7053c19b864be
0d4bb73530ed90b480cf67a86e7cc714
e80e88a7862e247320b552537dde1086
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224484535926784