O impacto da intervenção fisioterapêutica sobre o desempenho motor e equilíbrio de uma criança com diagnóstico de síndrome do pterígio poplíteo : estudo de caso
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170583 |
Resumo: | A síndrome do pterígio poplíteo (SPP) é uma doença congênita rara cujo tratamento fisioterapêutico visa independência funcional. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um plano fisioterapêutico sobre a amplitude de movimento, o desempenho motor e o equilíbrio de uma criança com SPP. Menina de 4 anos realizou um programa interventivo com 20 sessões de fisioterapia de 40 minutos cada, uma vez por semana. Para avaliação dos resultados do programa, foram utilizados a Escala de Desenvolvimento Motor, a Escala de Equilíbrio Pediátrica e o Teste de Goniometria Manual. Ao término do período interventivo, e após 1 mês, a criança foi reavaliada, constando-se incrementos no desempenho motor, no equilíbrio e na amplitude de movimento, principalmente na extensão de joelhos. Demais ganhos podem não ter sido alcançados devido à adaptação prévia da criança à sua condição. Os resultados apresentados evidenciam a contribuição da fisioterapia para a melhora da independência funcional e da qualidade de vida do paciente com SPP. |
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Garcia, Raquel de OliveiraMachado, Fabiana Rita Camara2017-11-25T02:27:04Z20172357-9730http://hdl.handle.net/10183/170583001051011A síndrome do pterígio poplíteo (SPP) é uma doença congênita rara cujo tratamento fisioterapêutico visa independência funcional. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de um plano fisioterapêutico sobre a amplitude de movimento, o desempenho motor e o equilíbrio de uma criança com SPP. Menina de 4 anos realizou um programa interventivo com 20 sessões de fisioterapia de 40 minutos cada, uma vez por semana. Para avaliação dos resultados do programa, foram utilizados a Escala de Desenvolvimento Motor, a Escala de Equilíbrio Pediátrica e o Teste de Goniometria Manual. Ao término do período interventivo, e após 1 mês, a criança foi reavaliada, constando-se incrementos no desempenho motor, no equilíbrio e na amplitude de movimento, principalmente na extensão de joelhos. Demais ganhos podem não ter sido alcançados devido à adaptação prévia da criança à sua condição. Os resultados apresentados evidenciam a contribuição da fisioterapia para a melhora da independência funcional e da qualidade de vida do paciente com SPP.Popliteal pterygium syndrome (PPS) is a rare congenital disease whose physical therapy (PT) treatment aims at functional independence. The objective of this study was to investigate the effect of a PT plan on range of motion, motor performance, and balance of a child with PPS. A 4-year-old girl underwent an interventional program with 20 PT sessions of 40 minutes each, once a week. The Motor Development Scale, the Pediatric Balance Scale, and the Manual Goniometry Test were used to evaluate the results of the program. At the end of the intervention period, and after 1 month, the child was reassessed, showing increases in motor performance, balance, and range of motion, especially in knee extension. Other gains may not have been achieved due to the child’s prior adjustment to her condition. The results presented here emphasize the contribution of PT to the improvement of the functional independence and quality of life of patients with PPS.application/pdfporClinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 3 (2017), p. 255-258FisioterapiaPopliteal pterygium syndromeMotor performanceFunctional balanceO impacto da intervenção fisioterapêutica sobre o desempenho motor e equilíbrio de uma criança com diagnóstico de síndrome do pterígio poplíteo : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051011.pdf001051011.pdfTexto completoapplication/pdf642203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170583/1/001051011.pdf7063e531e66093cb72ceec8e81232610MD51TEXT001051011.pdf.txt001051011.pdf.txtExtracted Texttext/plain16442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170583/2/001051011.pdf.txt24950e36774a3e77aa6d4d2fa79782edMD5210183/1705832022-09-24 05:01:15.38303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-24T08:01:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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