Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Silvia Simara Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87451
Resumo: Um tema estudado e discutido atualmente é o êxodo rural, que inclui questões como a permanência dos jovens no campo. A educação na área rural pode contribuir para a permanência dos jovens no campo, pois a escola é um dos principais pontos de encontro e referência jovem, e as experiências vivenciadas por estes auxiliam na formação de sua personalidade. O presente trabalho busca analisar o modelo de educação rural existente no município de Quaraí, com o objetivo de identificar se o modelo de educação que está sendo desenvolvido nas escolas da área rural do município tem contribuído para a permanência dos jovens no campo. Para atingir os objetivos utilizou-se como campo de pesquisa duas escolas do meio rural com ensino fundamental completo. No decorrer do trabalho utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados bibliográficos. Realizou-se entrevistas com educandos e educadores envolvidos nas atividades de escolas da área rural do município de Quaraí. A permanência do jovem no meio rural está em destaque, visando a importância que a renovação no meio rural tem em relação à redução do êxodo rural. Durante a realização do trabalho conclui-se que a educação na área rural do município de Quaraí contribui em alguns aspectos para a permanência dos jovens no campo, pois possibilita que os mesmos habitem na área rural até concluírem o ensino fundamental, mas a metodologia utilizada nas escolas rurais do município não incentiva os jovens a continuarem no campo. Além da educação recebida no meio rural, percebeu-se que existem outros fatores determinantes da relação entre os jovens e o campo, como as condições de vida no campo e o difícil acesso a cursos específicos da área rural.
id UFRGS-2_d581115d9bb030dce7a4c9cf3246702c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87451
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coelho, Silvia Simara SantosBeck, Fabio de LimaFernandez, Sarita Mercedes2014-02-19T01:51:33Z2013http://hdl.handle.net/10183/87451000907014Um tema estudado e discutido atualmente é o êxodo rural, que inclui questões como a permanência dos jovens no campo. A educação na área rural pode contribuir para a permanência dos jovens no campo, pois a escola é um dos principais pontos de encontro e referência jovem, e as experiências vivenciadas por estes auxiliam na formação de sua personalidade. O presente trabalho busca analisar o modelo de educação rural existente no município de Quaraí, com o objetivo de identificar se o modelo de educação que está sendo desenvolvido nas escolas da área rural do município tem contribuído para a permanência dos jovens no campo. Para atingir os objetivos utilizou-se como campo de pesquisa duas escolas do meio rural com ensino fundamental completo. No decorrer do trabalho utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados bibliográficos. Realizou-se entrevistas com educandos e educadores envolvidos nas atividades de escolas da área rural do município de Quaraí. A permanência do jovem no meio rural está em destaque, visando a importância que a renovação no meio rural tem em relação à redução do êxodo rural. Durante a realização do trabalho conclui-se que a educação na área rural do município de Quaraí contribui em alguns aspectos para a permanência dos jovens no campo, pois possibilita que os mesmos habitem na área rural até concluírem o ensino fundamental, mas a metodologia utilizada nas escolas rurais do município não incentiva os jovens a continuarem no campo. Além da educação recebida no meio rural, percebeu-se que existem outros fatores determinantes da relação entre os jovens e o campo, como as condições de vida no campo e o difícil acesso a cursos específicos da área rural.One topic studied and discussed today is the rural exodus, which includes issues such as retention of young people in the field. Education in rural areas can contribute to the retention of young people in the field, because the school is one of the main meeting points and reference Young and experiences of these help in shaping your personality. This paper analyzes the existing model of education in rural Quaraí city, with the aim of identifying the model of education that is being developed in schools in the rural area has contributed to the retention of young people in the field. To achieve the objectives it was used as a research field two schools in rural communities with complete primary education. During the work we used the qualitative study, with collection of bibliographic data. We conducted interviews with students and educators involved in the activities of schools in the rural area of Quaraí. The permanence of the young in rural areas is highlighted, the importance of seeking renewal in rural areas have in relation to reducing the rural exodus. During the study concludes that education in the rural area of Quaraí contributes in some ways to stay young in the field, because it enables them to dwell in rural completing elementary school, but the methodology used in rural schools of the county does not encourage young people to continue in the field. Besides the education received in rural areas, it was realized that there are other determinants of the relationship between young people and the country, as the living conditions in the field and the difficult access to specific courses in the rural area.application/pdfporEscola ruralJuventude ruralQuaraí (RS)EducationYouthQuaraí / RSRural exodusEstudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2013Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distânciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000907014.pdf000907014.pdfTexto completoapplication/pdf921333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/1/000907014.pdf73ed6422b42d418acb200f78dd37d3fdMD51TEXT000907014.pdf.txt000907014.pdf.txtExtracted Texttext/plain84835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/2/000907014.pdf.txt525ca2fb18129f1c6c97d268ac3eb529MD52THUMBNAIL000907014.pdf.jpg000907014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/3/000907014.pdf.jpgad698940fd675a58c8e05ef00d3a0e00MD5310183/874512018-10-08 09:31:29.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87451Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:31:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
title Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
spellingShingle Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
Coelho, Silvia Simara Santos
Escola rural
Juventude rural
Quaraí (RS)
Education
Youth
Quaraí / RS
Rural exodus
title_short Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
title_full Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
title_fullStr Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
title_full_unstemmed Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
title_sort Estudo do modelo de educação ofertado aos jovens das escolas rurais do município de Quaraí - RS
author Coelho, Silvia Simara Santos
author_facet Coelho, Silvia Simara Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Silvia Simara Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beck, Fabio de Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernandez, Sarita Mercedes
contributor_str_mv Beck, Fabio de Lima
Fernandez, Sarita Mercedes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola rural
Juventude rural
Quaraí (RS)
topic Escola rural
Juventude rural
Quaraí (RS)
Education
Youth
Quaraí / RS
Rural exodus
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Youth
Quaraí / RS
Rural exodus
description Um tema estudado e discutido atualmente é o êxodo rural, que inclui questões como a permanência dos jovens no campo. A educação na área rural pode contribuir para a permanência dos jovens no campo, pois a escola é um dos principais pontos de encontro e referência jovem, e as experiências vivenciadas por estes auxiliam na formação de sua personalidade. O presente trabalho busca analisar o modelo de educação rural existente no município de Quaraí, com o objetivo de identificar se o modelo de educação que está sendo desenvolvido nas escolas da área rural do município tem contribuído para a permanência dos jovens no campo. Para atingir os objetivos utilizou-se como campo de pesquisa duas escolas do meio rural com ensino fundamental completo. No decorrer do trabalho utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa, com coleta de dados bibliográficos. Realizou-se entrevistas com educandos e educadores envolvidos nas atividades de escolas da área rural do município de Quaraí. A permanência do jovem no meio rural está em destaque, visando a importância que a renovação no meio rural tem em relação à redução do êxodo rural. Durante a realização do trabalho conclui-se que a educação na área rural do município de Quaraí contribui em alguns aspectos para a permanência dos jovens no campo, pois possibilita que os mesmos habitem na área rural até concluírem o ensino fundamental, mas a metodologia utilizada nas escolas rurais do município não incentiva os jovens a continuarem no campo. Além da educação recebida no meio rural, percebeu-se que existem outros fatores determinantes da relação entre os jovens e o campo, como as condições de vida no campo e o difícil acesso a cursos específicos da área rural.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-19T01:51:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87451
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000907014
url http://hdl.handle.net/10183/87451
identifier_str_mv 000907014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/1/000907014.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/2/000907014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87451/3/000907014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73ed6422b42d418acb200f78dd37d3fd
525ca2fb18129f1c6c97d268ac3eb529
ad698940fd675a58c8e05ef00d3a0e00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224459416240128