A figura do príncipe Custódio e sua presença no desenvolvimento do batuque em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246478 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar a presença de Custódio Joaquim de Almeida no contexto sociocultural de Porto Alegre do final da Primeira República, bem como seu papel no desenvolvimento no Batuque Gaúcho. Osuanlele Okizi Erupe, ao deixar sua terra natal em solo africano e ao mudar-se para o sul brasileiro passou a adotar o nome de Custódio Joaquim de Almeida. Chegou a Porto Alegre no ano de 1901, onde viveu até sua morte em 28 de maio de 1935. Na cidade ficou conhecido como Príncipe Custódio ou Príncipe de Ajudá. Ao longo do estudo é apresentado como sua pessoa, enquanto liderança religiosa tornou-se fundamental para o avanço da religiosidade de matriz africana na cidade, visto que até hoje é símbolo do empoderamento do movimento africanista e dos membros das religiões afro-brasileiras. |
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Gomes, DanielXavier, Regina Célia Lima2022-08-10T04:44:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/246478001146601O presente estudo tem por objetivo analisar a presença de Custódio Joaquim de Almeida no contexto sociocultural de Porto Alegre do final da Primeira República, bem como seu papel no desenvolvimento no Batuque Gaúcho. Osuanlele Okizi Erupe, ao deixar sua terra natal em solo africano e ao mudar-se para o sul brasileiro passou a adotar o nome de Custódio Joaquim de Almeida. Chegou a Porto Alegre no ano de 1901, onde viveu até sua morte em 28 de maio de 1935. Na cidade ficou conhecido como Príncipe Custódio ou Príncipe de Ajudá. Ao longo do estudo é apresentado como sua pessoa, enquanto liderança religiosa tornou-se fundamental para o avanço da religiosidade de matriz africana na cidade, visto que até hoje é símbolo do empoderamento do movimento africanista e dos membros das religiões afro-brasileiras.The present study aims to analyze the presence of Custódio Joaquim de Almeida in the sociocultural context of Porto Alegre at the end of the First Republic, as well as its role in the development in Batuque Gaúcho. Osuanlele Okizi Erupe, when leaving his homeland in the african soil and when moving to the Brazilian south happened to adopt the name of Custódio Joaquim de Almeida. He arrived in Porto Alegre in 1901 and where during the final years of the first republic, where he lived until his death on May 28, 1935. In the city he became known as Prince Custodio, or Prince of Help. Throughout the study he presents how his person as a religious leader became fundamental to the advancement of religiosity in the city, so that to this day it is a symbol of the empowerment of the Afro-Brazilian movement and members of Afro-Brazilian religions.application/pdfporAlmeida, Custódio Joaquim de (Almeida, José Custódio Joaquim de) , Príncipe de Ajudá, 1831?-1935ReligiosidadeReligião afro-brasileiraPrimeira RepúblicaBatuque : Porto Alegre (RS)Príncipe CustódioAfro-brazilian religiosityPorto AlegreFirst republicA figura do príncipe Custódio e sua presença no desenvolvimento do batuque em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2017História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146601.pdf.txt001146601.pdf.txtExtracted Texttext/plain135652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246478/2/001146601.pdf.txtc2a46b51517b9f547df1a3c17837af99MD52ORIGINAL001146601.pdfTexto completoapplication/pdf4801952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246478/1/001146601.pdfe97a706845115e7156515ddd01d5c8c8MD5110183/2464782022-08-11 04:41:59.026931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246478Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-11T07:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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